10711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparação de dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparar dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



Objetivos específicos

-Comparar dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência;

Conceito-chave

Probabilidade; aleatoriedade.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula aos alunos, o professor ainda poderá anotá-lo na lousa ou em um cartaz para que ao final da aula no momento do encerramento retome com as crianças este objetivo, para verem conjuntamente se ele foi atingido, assim professor e alunos serão sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem.

Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula do dia;

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?
  • Vocês conhecem as palavras do objetivo? Quais? O que elas querem dizer?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o texto da retomada, questione-os de acordo com o proposto no discuta com a turma. Faça uma lista com as situações levantadas pelos alunos, discutindo o porquê cada situação é provável ou certa de acontecer? Se possível faça a simulação com eles das duas situações apresentadas no texto.

Propósito: Retomar o conteúdo já trabalhado anteriormente com vistas a ampliação dele.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram de situações que são prováveis de ocorrer? Quais?
  • Vocês se lembram de situações que são certas de acontecer? Quais?
  • Vamos fazer uma lista com as situações?

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.

Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.

Discuta com a turma:

  • Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
  • Qual você acredita que seja provável?
  • Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.

Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.

Discuta com a turma:

  • Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
  • Qual você acredita que seja provável?
  • Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 min

Orientação: Solicite às duplas que mostrem a que respostas que marcaram, peça que eles discutam o porquê assinalaram esta alternativa, caso tenham resposta diferentes promova o debate com a turma.

Propósito: Discutir com os alunos as justificativas de cada situação ser provável ou certa de acontecer discutindo as causas.

Discuta com a turma:

  • Qual situação era provável? Por quê você acha isso?
  • Alguém marcou diferente?
  • Qual situação era certa de acontecer? Por quê?
  • Como chegaram neste resultado?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Neste momento o professor irá recuperar o objetivo proposto no início da aula, questionando se as crianças acreditam que o objetivo foi ou não cumprido, fará a leitura do encerramento da aula e, ainda, deverá fazer perguntas às crianças do tipo “O que vocês aprenderam hoje?” e assim organizar uma lista em lousa anotando as falas delas, valorizando assim a fala das crianças que podem dar muitos indícios da percepção dela sobre o conteúdo, metodologia do professor, expectativas de aprendizagem, etc.

Propósito: Sintetizar os conteúdos aprendidos no dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Será que nosso objetivo foi cumprido?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min

Orientação:Entregue uma cópia da atividade de Raio X aos alunos e peça que tentem resolver o problema proposto, ou seja, completarem as duas colunas da tabela com exemplos de eventos “certos” e “prováveis” de ocorrerem que poderão ser desenhados ou escritos. Esta atividade deve ser feita de forma individual. Lembre-se que este é um momento avaliativo, e, portanto muito precioso para que o professor possa aferir o quanto dos conteúdos foram aprendidos, apesar disso, avalie seu aluno durante todo o processo de aprendizagem em aula, ou seja, durante a execução de todas as atividades.

Propósito: Avaliar o conteúdo aprendido nesta aula;

Discuta com a turma:

  • O que vocês escreveram ou desenharam? Conte para sua turma.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula aos alunos, o professor ainda poderá anotá-lo na lousa ou em um cartaz para que ao final da aula no momento do encerramento retome com as crianças este objetivo, para verem conjuntamente se ele foi atingido, assim professor e alunos serão sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem.

Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula do dia;

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?
  • Vocês conhecem as palavras do objetivo? Quais? O que elas querem dizer?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”



    Objetivos específicos

    -Comparar dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência;

    Conceito-chave

    Probabilidade; aleatoriedade.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o texto da retomada, questione-os de acordo com o proposto no discuta com a turma. Faça uma lista com as situações levantadas pelos alunos, discutindo o porquê cada situação é provável ou certa de acontecer? Se possível faça a simulação com eles das duas situações apresentadas no texto.

Propósito: Retomar o conteúdo já trabalhado anteriormente com vistas a ampliação dele.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram de situações que são prováveis de ocorrer? Quais?
  • Vocês se lembram de situações que são certas de acontecer? Quais?
  • Vamos fazer uma lista com as situações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.

Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.

Discuta com a turma:

  • Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
  • Qual você acredita que seja provável?
  • Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.

Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.

Discuta com a turma:

  • Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
  • Qual você acredita que seja provável?
  • Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 min

Orientação: Solicite às duplas que mostrem a que respostas que marcaram, peça que eles discutam o porquê assinalaram esta alternativa, caso tenham resposta diferentes promova o debate com a turma.

Propósito: Discutir com os alunos as justificativas de cada situação ser provável ou certa de acontecer discutindo as causas.

Discuta com a turma:

  • Qual situação era provável? Por quê você acha isso?
  • Alguém marcou diferente?
  • Qual situação era certa de acontecer? Por quê?
  • Como chegaram neste resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Neste momento o professor irá recuperar o objetivo proposto no início da aula, questionando se as crianças acreditam que o objetivo foi ou não cumprido, fará a leitura do encerramento da aula e, ainda, deverá fazer perguntas às crianças do tipo “O que vocês aprenderam hoje?” e assim organizar uma lista em lousa anotando as falas delas, valorizando assim a fala das crianças que podem dar muitos indícios da percepção dela sobre o conteúdo, metodologia do professor, expectativas de aprendizagem, etc.

Propósito: Sintetizar os conteúdos aprendidos no dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Será que nosso objetivo foi cumprido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10min

Orientação:Entregue uma cópia da atividade de Raio X aos alunos e peça que tentem resolver o problema proposto, ou seja, completarem as duas colunas da tabela com exemplos de eventos “certos” e “prováveis” de ocorrerem que poderão ser desenhados ou escritos. Esta atividade deve ser feita de forma individual. Lembre-se que este é um momento avaliativo, e, portanto muito precioso para que o professor possa aferir o quanto dos conteúdos foram aprendidos, apesar disso, avalie seu aluno durante todo o processo de aprendizagem em aula, ou seja, durante a execução de todas as atividades.

Propósito: Avaliar o conteúdo aprendido nesta aula;

Discuta com a turma:

  • O que vocês escreveram ou desenharam? Conte para sua turma.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano