OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA20) Noção de aleatório - Classificar eventos envolvendo a aleatoriedade, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível de acontecer”
Objetivos específicos
-Comparar dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência;
Conceito-chave
Probabilidade; aleatoriedade.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula aos alunos, o professor ainda poderá anotá-lo na lousa ou em um cartaz para que ao final da aula no momento do encerramento retome com as crianças este objetivo, para verem conjuntamente se ele foi atingido, assim professor e alunos serão sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Apresentar aos alunos o objetivo da aula do dia;
Discuta com a turma:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
- Vocês conhecem as palavras do objetivo? Quais? O que elas querem dizer?
RETOMADA
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação: Leia para os alunos o texto da retomada, questione-os de acordo com o proposto no discuta com a turma. Faça uma lista com as situações levantadas pelos alunos, discutindo o porquê cada situação é provável ou certa de acontecer? Se possível faça a simulação com eles das duas situações apresentadas no texto.
Propósito: Retomar o conteúdo já trabalhado anteriormente com vistas a ampliação dele.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram de situações que são prováveis de ocorrer? Quais?
- Vocês se lembram de situações que são certas de acontecer? Quais?
- Vamos fazer uma lista com as situações?
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.
Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.
Discuta com a turma:
- Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
- Qual você acredita que seja provável?
- Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?
Materiais complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade aos alunos e leia com eles. Nos primeiros 7 minutos peça a eles para que tentem responder as perguntas sozinhos, marcando com um “X” a resposta correta, e nos outros 8 minutos você deverá agrupá-los para compararem o que já foi marcado e discutirem seus resultados, ou até mesmo terminarem a atividade juntos. Durante a execução da atividade faça intervenções produtivas nas duplas, refazendo as perguntas propostas aos alunos, pedindo que eles expliquem como chegaram a este resultado, no “discuta com a turma” tem algumas proposições.
Propósito: Comparar duas situações aleatórias distintas, uma em que um evento é “certo de acontecer” e um outro em que ele é “provável de acontecer”.
Discuta com a turma:
- Qual situação vocês acreditam que seja certo de acontecer?
- Qual você acredita que seja provável?
- Qual a diferença entre as duas situações? Qual temos certeza e qual temos incerteza de acontecer?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido:10 min
Orientação: Solicite às duplas que mostrem a que respostas que marcaram, peça que eles discutam o porquê assinalaram esta alternativa, caso tenham resposta diferentes promova o debate com a turma.
Propósito: Discutir com os alunos as justificativas de cada situação ser provável ou certa de acontecer discutindo as causas.
Discuta com a turma:
- Qual situação era provável? Por quê você acha isso?
- Alguém marcou diferente?
- Qual situação era certa de acontecer? Por quê?
- Como chegaram neste resultado?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Neste momento o professor irá recuperar o objetivo proposto no início da aula, questionando se as crianças acreditam que o objetivo foi ou não cumprido, fará a leitura do encerramento da aula e, ainda, deverá fazer perguntas às crianças do tipo “O que vocês aprenderam hoje?” e assim organizar uma lista em lousa anotando as falas delas, valorizando assim a fala das crianças que podem dar muitos indícios da percepção dela sobre o conteúdo, metodologia do professor, expectativas de aprendizagem, etc.
Propósito: Sintetizar os conteúdos aprendidos no dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje?
- Será que nosso objetivo foi cumprido?
RAIO X
Tempo sugerido: 10min
Orientação:Entregue uma cópia da atividade de Raio X aos alunos e peça que tentem resolver o problema proposto, ou seja, completarem as duas colunas da tabela com exemplos de eventos “certos” e “prováveis” de ocorrerem que poderão ser desenhados ou escritos. Esta atividade deve ser feita de forma individual. Lembre-se que este é um momento avaliativo, e, portanto muito precioso para que o professor possa aferir o quanto dos conteúdos foram aprendidos, apesar disso, avalie seu aluno durante todo o processo de aprendizagem em aula, ou seja, durante a execução de todas as atividades.
Propósito: Avaliar o conteúdo aprendido nesta aula;
Discuta com a turma:
- O que vocês escreveram ou desenharam? Conte para sua turma.
Materiais complementares para impressão: