10710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Horas e minutos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Compreender as unidades de medidas de tempo horas e minutos; Identificar início, término ou duração de uma atividade; Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo horas e minutos podem representa o início ou fim de uma atividade proposta;
  • Identificar início, término ou duração de uma atividade;
  • Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento.



Conceito-chave

  • Relação entre horas e minutos;
  • unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Cartelas numeradas para imprimir;
  • Cartaz dos relógios analógicos para impressão;
  • Cartaz dos relógios digitais para impressão;
  • Atividade principal impressa;
  • Atividade complementar impressa;
  • Atividade raio x impressa;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Clique aqui e acesse Sobre o Plano.

retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente à turma as cartelas com os números de 1 a 12, estes números representam as horas, misture as cartelas numeradas e deixe-as viradas para baixo em cima da mesa, escolha 4 alunos da turma e cada aluno escolherá apenas uma cartela, o número escolhido será marcado como unidade de medida de tempo hora, no cartaz do relógio digital, por exemplo se o aluno sorteou o número 9, ele marcará 9 horas. Os minutos que serão marcados também no cartaz do relógio digital serão de acordo com o número e letra sorteados formando assim, o horário escolhido.

Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo hora de acordo com a sua escolha.

Discuta com a turma:

  • Se o dia tem 24 horas porque há apenas 12 cartelas numeradas?
  • Se as cartelas representassem os minutos, cada algarismo representará quanto tempo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de aquecimento 1

Atividade de aquecimento 2

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Após os alunos terem sorteado a cartela numerada, explique que nesta atividade eles deverão escolher ou sortear um número e uma letra com o objetivo de identificarem a unidade de medidas de tempo minutos, apresente a atividade em forma de cartaz, cubra os 4 relógios com uma folha em branco, se escolher por exemplo o número e a letra 2B, o ponteiro dos minutos no relógio indicado está apontando para o número 7, ou seja, são 35 minutos, o intuito é que o aluno perceba que os algarismos do relógio representam uma quantidade de tempo de cinco minutos cada, ou seja, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35,40, 45, 50, 55, 60. Como sugestão pode-se você pode também realizar esta atividade com mais relógios, números e letras.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem os minutos no relógio analógico a partir do número em que o ponteiro maior está apontando.

Discuta com a turma:

  • Qual o ponteiro que representa os minutos?
  • Se o ponteiro maior está no 5 e logo em seguida você vê que ele já está no número 9, quantos minutos se passaram?
  • Qual dos relógios representam mais de meia hora?
  • Se o ponteiro dos minutos aponta para o número 7. Quantos minutos são?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Logo após os alunos escolherem a hora e os minutos, agora eles devem marcar esse horário escolhido no relógio digital. Confeccione quatro cartazes com gravura do relógio digital fixe na lousa e assim que os alunos tiverem feito suas escolhas de horas e minutos solicite que preencham os relógios digitais.

Propósito: Identificar e marcar corretamente o horário escolhido durante a atividade.

Discuta com a turma:

  • Por que você escolheu esses números? Quantos minutos vocês identificaram?
  • Se você escolheu 9 horas em ponto. Em que algarismo ficará o ponteiro dos minutos?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente aos alunos a situação problema e separe a turma em grupos de 4 alunos, explore com eles quantas voltas uma pessoa consegue correr em volta de um campo de futebol, qual o pode ser tamanho da distância percorrida por essa pessoa no tempo de cinco minutos, se caso eles já participaram de alguma corrida e quanto tempo correram. Mostre aos alunos o horário em que júnior começou a correr, fixe na lousa o cartaz do relógio digital com o horário (10 horas e 5 minutos), que corresponde ao início da primeira volta em torno do campo de futebol, em seguida explique que esse é o horário inicial e que a partir daí possam calcular a quantidade de voltas ao redor do campo. Oriente-os que a duração de cada volta é de 5 minutos.

Entregue a atividade e solicite aos alunos que marquem nos relógios analógicos os minutos passados de cada volta percorrida por júnior utilizando apenas o ponteiro dos minutos.

Propósito: Espera-se que os alunos percebam a duração de uma atividade a partir do seu horário inicial.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos se passaram após duas voltas?
  • As 10 horas e 30 minutos Júnior ainda estará correndo?
  • Se ele começasse a correr pontualmente que horas seria?
  • Ele correu mais de 15 minutos?
  • Duas voltas correspondem a quantos minutos?
  • Em 10 voltas quantos minutos seriam gastos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal 1

Atividade principal 2

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Nesta atividade peça aos alunos para marcarem no relógio digital o horário em que júnior completou a última volta, ou seja, o fim da corrida e calcular o tempo total gasto nesta atividade.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem a duração de uma atividade e seu tempo final.

Discuta com a turma:

  • Quantas voltas seriam necessário para completar uma hora ou 60 minutos?
  • Você acha que ele correu menos ou mais que trinta minutos?
  • Cada volta dada ao redor do campo é um tempo de curta ou longa duração?
  • Qual dos algarismos representará os minutos no relógio digital?
  • A corrida terminou às 10 horas e 25 minutos, de que forma vocês descobriram que o tempo total da corrida foi de 20 minutos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês marcaram o tempo de início da corrida em cada relógio?
  • Tem como calcular cada volta dada por Júnior marcando o tempo final de cada volta?
  • Se o ponteiro maior estivesse um pouco a frente do número 1, quantos minutos seria?
  • Por que o grupo de Ronaldo marcou o tempo da corrida a partir do início de cada volta?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, oriente os alunos a perceberem o tempo inicial da corrida que é as 10 horas e 5 minutos, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês marcaram 10 horas e 20 minutos se Júnior começou a correr as 10 horas e 5 minutos?
  • Como podemos descobrir o horário final da corrida?
  • O horário que o grupo de Wilson marcou corresponde a que volta da corrida?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha pelo menos dois alunos da sua turma para ir a quadro explicar como resolveu. Valorize o erro como oportunidade de aprender. Se julgar necessário apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento para compreenderem que há mais de uma resposta em que podemos chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Discutir e analisar com a turma as soluções apresentadas que obtiveram o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês usaram a multiplicação?
  • Por que vocês optaram pela soma de voltas dadas por Júnior?
  • Porque Lucas e Gustavo utilizaram uma subtração? O que eles pensaram?
  • Com podemos identificar o horário inicial e o horário final da corrida?
  • Vocês conseguem identificar o horário inicial da corrida em um relógio analógico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo estudado, em relação às unidades de medidas de tempo horas e minutos, início e término de um acontecimento.

Propósito: Retomar os conteúdos estudados acerca do uso das unidades de medidas de tempos horas, minutos e segundos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e explore a situação problema, explique para a turma que o ponteiro que está no relógio é o dos minutos e como são entre 5 e 6 horas da tarde eles devem indicar a hora correta a observando quantos minutos estão sendo representados no relógio analógico com apenas um ponteiro. Acesse aqui a Resolução desta atividade.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as unidades de medidas de tempo em horas e minutos.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos o relógio da parede está representando?
  • Se o ponteiro estivesse marcando meia hora onde ele apontaria?
  • São 5 horas da tarde então quantos minutos faltam para as 6 horas?
  • Qual dos ponteiros está faltando no relógio? Em que posição ele deveria estar?
  • Se o relógio marca 5 horas e 45 minutos, quantos minutos restam para as 6 horas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Clique aqui e acesse Sobre o Plano.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo horas e minutos podem representa o início ou fim de uma atividade proposta;
  • Identificar início, término ou duração de uma atividade;
  • Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento.



Conceito-chave

  • Relação entre horas e minutos;
  • unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Cartelas numeradas para imprimir;
  • Cartaz dos relógios analógicos para impressão;
  • Cartaz dos relógios digitais para impressão;
  • Atividade principal impressa;
  • Atividade complementar impressa;
  • Atividade raio x impressa;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente à turma as cartelas com os números de 1 a 12, estes números representam as horas, misture as cartelas numeradas e deixe-as viradas para baixo em cima da mesa, escolha 4 alunos da turma e cada aluno escolherá apenas uma cartela, o número escolhido será marcado como unidade de medida de tempo hora, no cartaz do relógio digital, por exemplo se o aluno sorteou o número 9, ele marcará 9 horas. Os minutos que serão marcados também no cartaz do relógio digital serão de acordo com o número e letra sorteados formando assim, o horário escolhido.

Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo hora de acordo com a sua escolha.

Discuta com a turma:

  • Se o dia tem 24 horas porque há apenas 12 cartelas numeradas?
  • Se as cartelas representassem os minutos, cada algarismo representará quanto tempo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de aquecimento 1

Atividade de aquecimento 2

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Após os alunos terem sorteado a cartela numerada, explique que nesta atividade eles deverão escolher ou sortear um número e uma letra com o objetivo de identificarem a unidade de medidas de tempo minutos, apresente a atividade em forma de cartaz, cubra os 4 relógios com uma folha em branco, se escolher por exemplo o número e a letra 2B, o ponteiro dos minutos no relógio indicado está apontando para o número 7, ou seja, são 35 minutos, o intuito é que o aluno perceba que os algarismos do relógio representam uma quantidade de tempo de cinco minutos cada, ou seja, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35,40, 45, 50, 55, 60. Como sugestão pode-se você pode também realizar esta atividade com mais relógios, números e letras.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem os minutos no relógio analógico a partir do número em que o ponteiro maior está apontando.

Discuta com a turma:

  • Qual o ponteiro que representa os minutos?
  • Se o ponteiro maior está no 5 e logo em seguida você vê que ele já está no número 9, quantos minutos se passaram?
  • Qual dos relógios representam mais de meia hora?
  • Se o ponteiro dos minutos aponta para o número 7. Quantos minutos são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Logo após os alunos escolherem a hora e os minutos, agora eles devem marcar esse horário escolhido no relógio digital. Confeccione quatro cartazes com gravura do relógio digital fixe na lousa e assim que os alunos tiverem feito suas escolhas de horas e minutos solicite que preencham os relógios digitais.

Propósito: Identificar e marcar corretamente o horário escolhido durante a atividade.

Discuta com a turma:

  • Por que você escolheu esses números? Quantos minutos vocês identificaram?
  • Se você escolheu 9 horas em ponto. Em que algarismo ficará o ponteiro dos minutos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente aos alunos a situação problema e separe a turma em grupos de 4 alunos, explore com eles quantas voltas uma pessoa consegue correr em volta de um campo de futebol, qual o pode ser tamanho da distância percorrida por essa pessoa no tempo de cinco minutos, se caso eles já participaram de alguma corrida e quanto tempo correram. Mostre aos alunos o horário em que júnior começou a correr, fixe na lousa o cartaz do relógio digital com o horário (10 horas e 5 minutos), que corresponde ao início da primeira volta em torno do campo de futebol, em seguida explique que esse é o horário inicial e que a partir daí possam calcular a quantidade de voltas ao redor do campo. Oriente-os que a duração de cada volta é de 5 minutos.

Entregue a atividade e solicite aos alunos que marquem nos relógios analógicos os minutos passados de cada volta percorrida por júnior utilizando apenas o ponteiro dos minutos.

Propósito: Espera-se que os alunos percebam a duração de uma atividade a partir do seu horário inicial.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos se passaram após duas voltas?
  • As 10 horas e 30 minutos Júnior ainda estará correndo?
  • Se ele começasse a correr pontualmente que horas seria?
  • Ele correu mais de 15 minutos?
  • Duas voltas correspondem a quantos minutos?
  • Em 10 voltas quantos minutos seriam gastos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal 1

Atividade principal 2

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Nesta atividade peça aos alunos para marcarem no relógio digital o horário em que júnior completou a última volta, ou seja, o fim da corrida e calcular o tempo total gasto nesta atividade.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem a duração de uma atividade e seu tempo final.

Discuta com a turma:

  • Quantas voltas seriam necessário para completar uma hora ou 60 minutos?
  • Você acha que ele correu menos ou mais que trinta minutos?
  • Cada volta dada ao redor do campo é um tempo de curta ou longa duração?
  • Qual dos algarismos representará os minutos no relógio digital?
  • A corrida terminou às 10 horas e 25 minutos, de que forma vocês descobriram que o tempo total da corrida foi de 20 minutos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês marcaram o tempo de início da corrida em cada relógio?
  • Tem como calcular cada volta dada por Júnior marcando o tempo final de cada volta?
  • Se o ponteiro maior estivesse um pouco a frente do número 1, quantos minutos seria?
  • Por que o grupo de Ronaldo marcou o tempo da corrida a partir do início de cada volta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, oriente os alunos a perceberem o tempo inicial da corrida que é as 10 horas e 5 minutos, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês marcaram 10 horas e 20 minutos se Júnior começou a correr as 10 horas e 5 minutos?
  • Como podemos descobrir o horário final da corrida?
  • O horário que o grupo de Wilson marcou corresponde a que volta da corrida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha pelo menos dois alunos da sua turma para ir a quadro explicar como resolveu. Valorize o erro como oportunidade de aprender. Se julgar necessário apresente as respostas dos alunos para a turma, peça que relatem suas ideias em relação a forma de resolver a questão, foque nas estratégias que foram apresentadas por eles e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a compreensão de qual é o horário do término de um acontecimento para compreenderem que há mais de uma resposta em que podemos chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Discutir e analisar com a turma as soluções apresentadas que obtiveram o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês usaram a multiplicação?
  • Por que vocês optaram pela soma de voltas dadas por Júnior?
  • Porque Lucas e Gustavo utilizaram uma subtração? O que eles pensaram?
  • Com podemos identificar o horário inicial e o horário final da corrida?
  • Vocês conseguem identificar o horário inicial da corrida em um relógio analógico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo estudado, em relação às unidades de medidas de tempo horas e minutos, início e término de um acontecimento.

Propósito: Retomar os conteúdos estudados acerca do uso das unidades de medidas de tempos horas, minutos e segundos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e explore a situação problema, explique para a turma que o ponteiro que está no relógio é o dos minutos e como são entre 5 e 6 horas da tarde eles devem indicar a hora correta a observando quantos minutos estão sendo representados no relógio analógico com apenas um ponteiro. Acesse aqui a Resolução desta atividade.

Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as unidades de medidas de tempo em horas e minutos.

Discuta com a turma:

  • Quantos minutos o relógio da parede está representando?
  • Se o ponteiro estivesse marcando meia hora onde ele apontaria?
  • São 5 horas da tarde então quantos minutos faltam para as 6 horas?
  • Qual dos ponteiros está faltando no relógio? Em que posição ele deveria estar?
  • Se o relógio marca 5 horas e 45 minutos, quantos minutos restam para as 6 horas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano