Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês do ano.
Conceito-chave
Medidas de tempo: meses do ano.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Cola e tesoura;
- Calendário em tamanho grande.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento, proponha que completem a tabela coletivamente. É preciso projetar ou copiar a tabela no quadro, para que visualmente, entendam o contexto. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.
Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.
Discuta com a turma:
- O que é um mês?
- Quantos meses temos em um ano?
- Qual é o primeiro mês do ano? E o último?
Atividade
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os meses do ano para resolver uma situação-problema.
Discuta com a turma:
-Como podemos excluir alguns meses, pensando nesta atividade?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que as duplas compartilhem com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para obter essa resposta. Explore as diferentes respostas coletivamente, teste as estratégias utilizadas para descobrir onde estão os possíveis erros.
Propósito: Discutir com a turma os diferentes resultados obtidos para resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Como você chegou a essa resposta?
- Alguém chegou a uma resposta diferente?
- Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver o problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os meses do ano, qual a ordem dos meses, qual é o mês em que estamos, qual fé o primeiro e qual o último mês do ano. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de meses do ano.
Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais são os meses do ano?
- Qual é a ordem correta dos meses do ano?
- Em que mês nós estamos?
- Qual é o primeiro mês do ano?
- Qual é o último mês do ano?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Cada criança receberá uma tabela com 12 espaços em branco, ao lado da sequência numérica até 12, para completar com os nomes dos meses do ano. Peça para que coloquem os nomes em ordem e depois colem.
Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para realizar uma atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem qual é o primeiro mês do ano? E o último?
- A ordem dos meses do ano é importante? Por que?
Materiais complementares para impressão:
Resolução atividade complementar