10709
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Qual é o mês?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês do ano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês do ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: meses do ano.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Cola e tesoura;
  • Calendário em tamanho grande.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha que completem a tabela coletivamente. É preciso projetar ou copiar a tabela no quadro, para que visualmente, entendam o contexto. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.

Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.

Discuta com a turma:

  • O que é um mês?
  • Quantos meses temos em um ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os meses do ano para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

-Como podemos excluir alguns meses, pensando nesta atividade?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que as duplas compartilhem com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para obter essa resposta. Explore as diferentes respostas coletivamente, teste as estratégias utilizadas para descobrir onde estão os possíveis erros.

Propósito: Discutir com a turma os diferentes resultados obtidos para resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a essa resposta?
  • Alguém chegou a uma resposta diferente?
  • Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver o problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os meses do ano, qual a ordem dos meses, qual é o mês em que estamos, qual fé o primeiro e qual o último mês do ano. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de meses do ano.

Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os meses do ano?
  • Qual é a ordem correta dos meses do ano?
  • Em que mês nós estamos?
  • Qual é o primeiro mês do ano?
  • Qual é o último mês do ano?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada criança receberá uma tabela com 12 espaços em branco, ao lado da sequência numérica até 12, para completar com os nomes dos meses do ano. Peça para que coloquem os nomes em ordem e depois colem.

Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para realizar uma atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem qual é o primeiro mês do ano? E o último?
  • A ordem dos meses do ano é importante? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Nomear e reconhecer sequencialmente os meses do ano, identificando o primeiro e o último mês do ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: meses do ano.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Cola e tesoura;
  • Calendário em tamanho grande.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha que completem a tabela coletivamente. É preciso projetar ou copiar a tabela no quadro, para que visualmente, entendam o contexto. Faça a referência do mês com o número correspondente: “janeiro é o mês 1”. Converse com as crianças que o mês é uma medida de tempo de aproximadamente 30 dias, mas que cada mês compreende uma quantidade específica de dias. Concentrar o foco no nome e na sequência dos meses.

Propósito: Recitar sequencialmente os meses do ano e relacionar o nome do mês ao seu número correspondente.

Discuta com a turma:

  • O que é um mês?
  • Quantos meses temos em um ano?
  • Qual é o primeiro mês do ano? E o último?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua uma cópia da situação-problema. Leia a situação-problema para os alunos e peça que tentem resolvê-la. Incentive-os a fazerem suas marcações e esquemas para obter a resposta. Dê um tempo para que concluam.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre os meses do ano para resolver uma situação-problema.

Discuta com a turma:

-Como podemos excluir alguns meses, pensando nesta atividade?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que as duplas compartilhem com os colegas qual a sua resposta e de que forma pensou para obter essa resposta. Explore as diferentes respostas coletivamente, teste as estratégias utilizadas para descobrir onde estão os possíveis erros.

Propósito: Discutir com a turma os diferentes resultados obtidos para resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou a essa resposta?
  • Alguém chegou a uma resposta diferente?
  • Vocês utilizaram a mesma estratégia para resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Para verificar se as crianças compreenderam bem o que foi trabalhado nesta aula, questione-as sobre quais são os meses do ano, qual a ordem dos meses, qual é o mês em que estamos, qual fé o primeiro e qual o último mês do ano. Esteja atento às respostas para verificar se ainda existem dúvidas quanto a esses assuntos para realizar intervenções pontuais com as crianças que estão demonstrando dificuldade com a sequência de meses do ano.

Propósito: Revisar e sintetizar o que foi aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são os meses do ano?
  • Qual é a ordem correta dos meses do ano?
  • Em que mês nós estamos?
  • Qual é o primeiro mês do ano?
  • Qual é o último mês do ano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada criança receberá uma tabela com 12 espaços em branco, ao lado da sequência numérica até 12, para completar com os nomes dos meses do ano. Peça para que coloquem os nomes em ordem e depois colem.

Propósito: Mobilizar conhecimentos obtidos durante a aula para realizar uma atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem qual é o primeiro mês do ano? E o último?
  • A ordem dos meses do ano é importante? Por que?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano