Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM05
Recursos
- Essenciais: atividade impressa, fichas do jogo, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Neste plano foque nas etapas da Retomada e do Raio X. Elas foram adaptadas para serem usadas em duas aulas.
Retomada
Encaminhe para seus alunos as fichas impressas para que possam recortar as peças. Você encontra na aba dos materiais e atividades, junto com o jogo proposto na Atividade principal (selecione do documento somente as fichas).
Se tiver comunicação pela internet com seus alunos, envie as fichas por e-mail para que os alunos imprimam e depois recortem as peças. Você também pode encaminhá-las por imagem via WhatsApp e pedir que os próprios alunos confeccionem as peças usando papel.
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide da retomada e dar os comandos para os alunos. Acrescente outros números que possam ser compostos com as fichas, como, por exemplo: 480, 670, 580, 90, 60, 730, 990, 950, 800, 400, 550, 710, 240, 860, 460, 200... Deixe que eles pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Inicie pelas centenas exatas e números menores. Pergunte quem quer mostrar como pensou e vá fazendo os registros das decomposições em um slide. Você pode compartilhar a tela com as anotações das respostas para que todos percebam as diferentes possibilidades. Você também pode dar os comandos para os alunos via WhatsApp gravando um áudio, ou por mensagem de texto, ou ainda enviando um documento via e-mail. Eles podem copiar os números no caderno, usar as fichas para compô-los, registrar a formação e devolver pela mesma via de comunicação que receberam. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir as fichas e colocar algumas propostas de composição dos números. Neste caso, peça que resolvam individualmente, depois comparem com as respostas de um colega via WhatsApp e depois devolvam para você.
Você pode acrescentar uma questão solicitando que formem outros números diferentes dos que foram pedidos. Outras questões podem ampliar esta aula, como, por exemplo:
- Forme o maior número possível usando apenas três fichas.
- Agora usando duas fichas.
- Use três fichas, mas somente com dezenas e forme o maior número possível.
- Forme um número usando uma ficha de unidades, uma de dezena e outra de centena.
Raio X
Já que não foi desenvolvido com os alunos o jogo proposto no plano original, mude o enunciado da questão 1 do Raio X, retirando a palavra "outros". Encaminhe a atividade da mesma forma que usou para enviar as fichas. Peça que resolvam as questões e enviem as respostas para você. Planeja uma discussão das soluções, que pode ser de forma síncrona usando a ferramentas Zoom ou Google Meets. Se não for possível, encaminhe (impressa ou por WhatsApp) algumas questões que promovam a reflexão e o avanço da aprendizagem, como, por exemplo:
- Imagine que a regra é que o vencedor do jogo será aquele que formar o maior número. Observando a pontuação dos jogadores, quem você acha que foi o vencedor?
- Existe mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número formado pelos jogadores?
- Escreva pelo menos uma forma de compor os números de André e Nadia.
- Quais as cartas que Júlia poderia ter usado para formar o número que ela anotou no quadro?
- Se você tivesse participando do jogo e quisesse ser o vencedor, que cartas usaria e que número formaria?
Sistematização
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente o quadro com as respostas enviadas por todos e sistematize a aprendizagem. Se não for possível, dê uma devolutiva aos alunos via texto, mensagem ou áudio, validando as respostas deles e finalizando a atividade.
Convite às famílias
Peça aos familiares que ajudem seus filhos na confecção das fichas e na leitura das questões. Incentive que participem, dentro de suas possibilidades e brinquem junto de seus filhos formando outros números usando as fichas e promovendo novos desafios.