Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, jogo, composição.
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas;
- Tabuleiro e fichas (imprimir).
Tempo estimado: 2 minutos
Orientação:
Ler com a turma os objetivos da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Retomada
TEMPO PREVISTO: 3 minutos
Orientações:
Os alunos devem estar organizados em grupos de 4 alunos.
Peça que pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Pergunte quem quer mostrar como pensou e faça os registros das decomposições no quadro para que percebam a infinidade de possibilidades.
Case julgue necessário, escolha um outro valor e peça que façam a decomposição dele em parte menores, pode ser uma adição de dois ou três valores.
Propósito: Retomar a formação dos números com a composição e decomposição..
Atividade principal (Regras do jogo)
TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)
Orientações:
- Organize grupos com 4 alunos.
- O tabuleiro e as peças podem ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos, em ambos os casos, com antecedência.
Esta atividade permitirá que os alunos tomem decisões acerca da divisão do papel para formar as cartas, farão uso da régua, farão medições. Para ver sugestão de fichas e tabuleiro ou imprimir, clique aqui! As medidas apresentadas podem ser alteradas, sem prejuízos ao jogo.
- Leia as regras com os alunos, faça a retomada da leitura para interpretação de cada etapa, sempre que houver dúvidas.
- É um bom momento para mostrar o tabuleiro e distribuir fichas para cada grupo.
Discuta com a turma:
- O jogo trabalha com fichas com diferentes valores de pontuação. Quais formam uma centena inteira? E as outras, sobram ou faltam muito para a centena?
- E se um aluno tiver a ficha com valor zero para somar, o que acontece? (Levá-los a concluir que o zero é o elemento neutro da adição, ou seja, não altera o valor da soma. Conversar sobre o fato de essa carta ser importante quando no tabuleiro já tiver um valor maior que 100 e a ficha zero pode reduzir a soma das 4 fichas, chegando a 100).
Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.
Materiais complementares:
Atividade principal (Regras do jogo)
TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)
Orientações:
- O grupo deve acompanhar a composição que os jogadores fazem a cada jogada, isso facilita ao jogador organizar suas jogadas, pensando nas cartas que possui e as possibilidades que tem. Muitas vezes não é possível formar o valor sorteado, aí deve analisar as possibilidades que o próximo jogador tem.
- Nas primeiras jogadas as crianças estarão em familiarização do jogo, então se analisar apenas as suas cartas sem prever as jogadas do adversário não tem problema.
Discuta com a turma:
Cuide para que os alunos ao tentar impedir que o adversário forme o valor sorteado e deixe de jogar, pois restarão muitas cartas no tabuleiro.
Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.
Atividade principal (Regras do jogo)
TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)
Orientações:
- Aqui a situação exemplifica uma jogada, é a problematização de uma etapa do jogo para promover reflexões acerca das possibilidades.
- Explore com os alunos as possibilidades que o jogador tem, pergunte se ele pode compor o valor sorteado com as fichas do tabuleiro com alguma das suas.
- No tabuleiro já temos 600 pontos, quanto precisa ter exatamente para formar 720?
- Se não conseguir formar, joga qualquer uma de suas cartas, mas deve ficar atento às cartas do próximo jogador para não facilitar a jogada para ele.
Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.
Atividade principal ( Jogo)
TEMPO PREVISTO: 25 minutos - (slide 4 - 7)
Orientação:
- Observe os alunos jogando para ver se estão conseguindo fazer uso das regras.
- Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe as estratégias que estão utilizando.
- Faça intervenções quando perceber que um grupo estiver com dificuldades em compor os valores.
- Quando houver dúvidas, pergunte ao grupo se alguém se lembra sobre a regra, com a fala de cada aluno é possível reconstruir a etapa que esqueceu.
Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.
Discussão da solução
TEMPO PREVISTO:10 minutos
Orientação:
- Convide alunos de diferentes grupos para mostrar as estratégias de composição que utilizaram durante o jogo.
Discuta com a turma:
- A pontuação total do seu grupo chega perto de 1000 pontos? Como fizeram para descobrir?
- Ao sortear o valor que tinha que ser composto o que observava em suas cartas?
- Quando era a 1ª carta a ser colocada o que pensava para escolhê-la?
- Quando tinha que colocar a 2ª ou 3ª carta o que foi importante pensar para escolher?
- Existia mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número sorteado?
PROPÓSITO: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor valores e avançar na aprendizagem das ordens e classes.
Encerramento
TEMPO PREVISTO: 2 minutos
Orientação:
Peça que os alunos leiam a texto do balão e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe, se sentem necessidade de complementar o texto.
Discuta com a turma:
O que mais foi possível aprender com esta aula? (Peça que exponham suas percepções e conversem sobre).
PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.
Raio x
TEMPO PREVISTO: 8 minutos
Orientação:
- Organize a turma em duplas para esta etapa.
- Leia com a turma a tabela (peça que alguns alunos leiam).
- Analise a pontuação, como já experienciaram o jogo, automaticamente farão relação com a pontuação de seu grupo.
- Peça que resolvam as questões individualmente, depois comparar com as respostas do colega da dupla.
- Para imprimir esta atividade clique aqui.
PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro para ser retomado posteriormente.
Materiais Complementares: