10704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Jogo da composição

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre. Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Retomada 3. Atividade principal (Regras do jogo) 4. Atividade principal ( Jogo) 5. Discussão da solução 6. Encerramento 7. Raio x Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tabuleiro e fichas (imprimir).

Tempo estimado: 2 minutos

Orientação:

Ler com a turma os objetivos da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 3 minutos

Orientações:

Os alunos devem estar organizados em grupos de 4 alunos.

Peça que pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Pergunte quem quer mostrar como pensou e faça os registros das decomposições no quadro para que percebam a infinidade de possibilidades.

Case julgue necessário, escolha um outro valor e peça que façam a decomposição dele em parte menores, pode ser uma adição de dois ou três valores.

Propósito: Retomar a formação dos números com a composição e decomposição..

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Organize grupos com 4 alunos.
  • O tabuleiro e as peças podem ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos, em ambos os casos, com antecedência.

Esta atividade permitirá que os alunos tomem decisões acerca da divisão do papel para formar as cartas, farão uso da régua, farão medições. Para ver sugestão de fichas e tabuleiro ou imprimir, clique aqui! As medidas apresentadas podem ser alteradas, sem prejuízos ao jogo.

  • Leia as regras com os alunos, faça a retomada da leitura para interpretação de cada etapa, sempre que houver dúvidas.
  • É um bom momento para mostrar o tabuleiro e distribuir fichas para cada grupo.

Discuta com a turma:

  • O jogo trabalha com fichas com diferentes valores de pontuação. Quais formam uma centena inteira? E as outras, sobram ou faltam muito para a centena?
  • E se um aluno tiver a ficha com valor zero para somar, o que acontece? (Levá-los a concluir que o zero é o elemento neutro da adição, ou seja, não altera o valor da soma. Conversar sobre o fato de essa carta ser importante quando no tabuleiro já tiver um valor maior que 100 e a ficha zero pode reduzir a soma das 4 fichas, chegando a 100).

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • O grupo deve acompanhar a composição que os jogadores fazem a cada jogada, isso facilita ao jogador organizar suas jogadas, pensando nas cartas que possui e as possibilidades que tem. Muitas vezes não é possível formar o valor sorteado, aí deve analisar as possibilidades que o próximo jogador tem.
  • Nas primeiras jogadas as crianças estarão em familiarização do jogo, então se analisar apenas as suas cartas sem prever as jogadas do adversário não tem problema.

Discuta com a turma:

Cuide para que os alunos ao tentar impedir que o adversário forme o valor sorteado e deixe de jogar, pois restarão muitas cartas no tabuleiro.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Aqui a situação exemplifica uma jogada, é a problematização de uma etapa do jogo para promover reflexões acerca das possibilidades.
  • Explore com os alunos as possibilidades que o jogador tem, pergunte se ele pode compor o valor sorteado com as fichas do tabuleiro com alguma das suas.
  • No tabuleiro já temos 600 pontos, quanto precisa ter exatamente para formar 720?
  • Se não conseguir formar, joga qualquer uma de suas cartas, mas deve ficar atento às cartas do próximo jogador para não facilitar a jogada para ele.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Atividade principal ( Jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos - (slide 4 - 7)

Orientação:

  • Observe os alunos jogando para ver se estão conseguindo fazer uso das regras.
  • Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe as estratégias que estão utilizando.
  • Faça intervenções quando perceber que um grupo estiver com dificuldades em compor os valores.
  • Quando houver dúvidas, pergunte ao grupo se alguém se lembra sobre a regra, com a fala de cada aluno é possível reconstruir a etapa que esqueceu.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO:10 minutos

Orientação:

  • Convide alunos de diferentes grupos para mostrar as estratégias de composição que utilizaram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • A pontuação total do seu grupo chega perto de 1000 pontos? Como fizeram para descobrir?
  • Ao sortear o valor que tinha que ser composto o que observava em suas cartas?
  • Quando era a 1ª carta a ser colocada o que pensava para escolhê-la?
  • Quando tinha que colocar a 2ª ou 3ª carta o que foi importante pensar para escolher?
  • Existia mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número sorteado?

PROPÓSITO: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor valores e avançar na aprendizagem das ordens e classes.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 2 minutos

Orientação:

Peça que os alunos leiam a texto do balão e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe, se sentem necessidade de complementar o texto.

Discuta com a turma:

O que mais foi possível aprender com esta aula? (Peça que exponham suas percepções e conversem sobre).

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 8 minutos

Orientação:

  • Organize a turma em duplas para esta etapa.
  • Leia com a turma a tabela (peça que alguns alunos leiam).
  • Analise a pontuação, como já experienciaram o jogo, automaticamente farão relação com a pontuação de seu grupo.
  • Peça que resolvam as questões individualmente, depois comparar com as respostas do colega da dupla.
  • Para imprimir esta atividade clique aqui.

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro para ser retomado posteriormente.

Materiais Complementares:

Atividade Raio X

Atividades Complementares

Resolução do Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo estimado: 2 minutos

Orientação:

Ler com a turma os objetivos da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tabuleiro e fichas (imprimir).
Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 3 minutos

Orientações:

Os alunos devem estar organizados em grupos de 4 alunos.

Peça que pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Pergunte quem quer mostrar como pensou e faça os registros das decomposições no quadro para que percebam a infinidade de possibilidades.

Case julgue necessário, escolha um outro valor e peça que façam a decomposição dele em parte menores, pode ser uma adição de dois ou três valores.

Propósito: Retomar a formação dos números com a composição e decomposição..

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Organize grupos com 4 alunos.
  • O tabuleiro e as peças podem ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos, em ambos os casos, com antecedência.

Esta atividade permitirá que os alunos tomem decisões acerca da divisão do papel para formar as cartas, farão uso da régua, farão medições. Para ver sugestão de fichas e tabuleiro ou imprimir, clique aqui! As medidas apresentadas podem ser alteradas, sem prejuízos ao jogo.

  • Leia as regras com os alunos, faça a retomada da leitura para interpretação de cada etapa, sempre que houver dúvidas.
  • É um bom momento para mostrar o tabuleiro e distribuir fichas para cada grupo.

Discuta com a turma:

  • O jogo trabalha com fichas com diferentes valores de pontuação. Quais formam uma centena inteira? E as outras, sobram ou faltam muito para a centena?
  • E se um aluno tiver a ficha com valor zero para somar, o que acontece? (Levá-los a concluir que o zero é o elemento neutro da adição, ou seja, não altera o valor da soma. Conversar sobre o fato de essa carta ser importante quando no tabuleiro já tiver um valor maior que 100 e a ficha zero pode reduzir a soma das 4 fichas, chegando a 100).

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • O grupo deve acompanhar a composição que os jogadores fazem a cada jogada, isso facilita ao jogador organizar suas jogadas, pensando nas cartas que possui e as possibilidades que tem. Muitas vezes não é possível formar o valor sorteado, aí deve analisar as possibilidades que o próximo jogador tem.
  • Nas primeiras jogadas as crianças estarão em familiarização do jogo, então se analisar apenas as suas cartas sem prever as jogadas do adversário não tem problema.

Discuta com a turma:

Cuide para que os alunos ao tentar impedir que o adversário forme o valor sorteado e deixe de jogar, pois restarão muitas cartas no tabuleiro.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Aqui a situação exemplifica uma jogada, é a problematização de uma etapa do jogo para promover reflexões acerca das possibilidades.
  • Explore com os alunos as possibilidades que o jogador tem, pergunte se ele pode compor o valor sorteado com as fichas do tabuleiro com alguma das suas.
  • No tabuleiro já temos 600 pontos, quanto precisa ter exatamente para formar 720?
  • Se não conseguir formar, joga qualquer uma de suas cartas, mas deve ficar atento às cartas do próximo jogador para não facilitar a jogada para ele.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos - (slide 4 - 7)

Orientação:

  • Observe os alunos jogando para ver se estão conseguindo fazer uso das regras.
  • Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe as estratégias que estão utilizando.
  • Faça intervenções quando perceber que um grupo estiver com dificuldades em compor os valores.
  • Quando houver dúvidas, pergunte ao grupo se alguém se lembra sobre a regra, com a fala de cada aluno é possível reconstruir a etapa que esqueceu.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO:10 minutos

Orientação:

  • Convide alunos de diferentes grupos para mostrar as estratégias de composição que utilizaram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • A pontuação total do seu grupo chega perto de 1000 pontos? Como fizeram para descobrir?
  • Ao sortear o valor que tinha que ser composto o que observava em suas cartas?
  • Quando era a 1ª carta a ser colocada o que pensava para escolhê-la?
  • Quando tinha que colocar a 2ª ou 3ª carta o que foi importante pensar para escolher?
  • Existia mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número sorteado?

PROPÓSITO: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor valores e avançar na aprendizagem das ordens e classes.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 2 minutos

Orientação:

Peça que os alunos leiam a texto do balão e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe, se sentem necessidade de complementar o texto.

Discuta com a turma:

O que mais foi possível aprender com esta aula? (Peça que exponham suas percepções e conversem sobre).

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 8 minutos

Orientação:

  • Organize a turma em duplas para esta etapa.
  • Leia com a turma a tabela (peça que alguns alunos leiam).
  • Analise a pontuação, como já experienciaram o jogo, automaticamente farão relação com a pontuação de seu grupo.
  • Peça que resolvam as questões individualmente, depois comparar com as respostas do colega da dupla.
  • Para imprimir esta atividade clique aqui.

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro para ser retomado posteriormente.

Materiais Complementares:

Atividade Raio X

Atividades Complementares

Resolução do Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade Principal

  • Documento

    Atividades Complementares

  • Documento

    Atividade Raio X

  • Para o professor
  • Documento

    Guia de Intervenção

  • Documento

    Resolução da Atividade Complementar

  • Documento

    Resolução do Raio X


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Composição com quadro numérico

AULA 02

Decomposição numérica

AULA 03

Representação simbólica na composição

AULA 04

Composição e decomposição

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é metade?

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogando de 100 em 100 e de 10 em 10

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Ordenando as correspondências

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Subtração na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicação por 3

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Batalha da adição

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo dos fatos básicos da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição na calculadora

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Algoritmo convencional da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é terça parte

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Os números no mundo

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Tá caro ou tá barato?

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Formando números com as tampinhas

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Ordenação de números de três ordens

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Juntando quantidades!

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

2º ano / Matemática / Geometria

O lugar onde vivo

2º ano / Matemática / Geometria

Na janela o que é que tem

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em ambientes

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas com palitos de fósforo

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Geometria

Diferentes espaços e direções

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas e não planas

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

2º ano / Matemática / Geometria

Planificando as figuras não planas

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em imagens

2º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as figuras planas

2º ano / Matemática / Números

O que é metade?

2º ano / Matemática / Geometria

Eu no planeta

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Relação entre as ordens numéricas

2º ano / Matemática / Números

Fichas sobrepostas

2º ano / Matemática / Números

Jogo dos amarradinhos

2º ano / Matemática / Números

Composição com quadro numérico

2º ano / Matemática / Números

Representação simbólica na composição

2º ano / Matemática / Números

Decomposição numérica

2º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição

2º ano / Matemática / Números

Jogo da composição

2º ano / Matemática / Números

Jogo Com Ábaco

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • Vagas e Oportunidades
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Sala de Aula

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann