10704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Jogo da composição

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre. Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tabuleiro e fichas (imprimir).

Tempo estimado: 2 minutos

Orientação:

Ler com a turma os objetivos da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 3 minutos

Orientações:

Os alunos devem estar organizados em grupos de 4 alunos.

Peça que pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Pergunte quem quer mostrar como pensou e faça os registros das decomposições no quadro para que percebam a infinidade de possibilidades.

Case julgue necessário, escolha um outro valor e peça que façam a decomposição dele em parte menores, pode ser uma adição de dois ou três valores.

Propósito: Retomar a formação dos números com a composição e decomposição..

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Organize grupos com 4 alunos.
  • O tabuleiro e as peças podem ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos, em ambos os casos, com antecedência.

Esta atividade permitirá que os alunos tomem decisões acerca da divisão do papel para formar as cartas, farão uso da régua, farão medições. Para ver sugestão de fichas e tabuleiro ou imprimir, clique aqui! As medidas apresentadas podem ser alteradas, sem prejuízos ao jogo.

  • Leia as regras com os alunos, faça a retomada da leitura para interpretação de cada etapa, sempre que houver dúvidas.
  • É um bom momento para mostrar o tabuleiro e distribuir fichas para cada grupo.

Discuta com a turma:

  • O jogo trabalha com fichas com diferentes valores de pontuação. Quais formam uma centena inteira? E as outras, sobram ou faltam muito para a centena?
  • E se um aluno tiver a ficha com valor zero para somar, o que acontece? (Levá-los a concluir que o zero é o elemento neutro da adição, ou seja, não altera o valor da soma. Conversar sobre o fato de essa carta ser importante quando no tabuleiro já tiver um valor maior que 100 e a ficha zero pode reduzir a soma das 4 fichas, chegando a 100).

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • O grupo deve acompanhar a composição que os jogadores fazem a cada jogada, isso facilita ao jogador organizar suas jogadas, pensando nas cartas que possui e as possibilidades que tem. Muitas vezes não é possível formar o valor sorteado, aí deve analisar as possibilidades que o próximo jogador tem.
  • Nas primeiras jogadas as crianças estarão em familiarização do jogo, então se analisar apenas as suas cartas sem prever as jogadas do adversário não tem problema.

Discuta com a turma:

Cuide para que os alunos ao tentar impedir que o adversário forme o valor sorteado e deixe de jogar, pois restarão muitas cartas no tabuleiro.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Atividade principal (Regras do jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Aqui a situação exemplifica uma jogada, é a problematização de uma etapa do jogo para promover reflexões acerca das possibilidades.
  • Explore com os alunos as possibilidades que o jogador tem, pergunte se ele pode compor o valor sorteado com as fichas do tabuleiro com alguma das suas.
  • No tabuleiro já temos 600 pontos, quanto precisa ter exatamente para formar 720?
  • Se não conseguir formar, joga qualquer uma de suas cartas, mas deve ficar atento às cartas do próximo jogador para não facilitar a jogada para ele.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Atividade principal ( Jogo) select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos - (slide 4 - 7)

Orientação:

  • Observe os alunos jogando para ver se estão conseguindo fazer uso das regras.
  • Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe as estratégias que estão utilizando.
  • Faça intervenções quando perceber que um grupo estiver com dificuldades em compor os valores.
  • Quando houver dúvidas, pergunte ao grupo se alguém se lembra sobre a regra, com a fala de cada aluno é possível reconstruir a etapa que esqueceu.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO:10 minutos

Orientação:

  • Convide alunos de diferentes grupos para mostrar as estratégias de composição que utilizaram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • A pontuação total do seu grupo chega perto de 1000 pontos? Como fizeram para descobrir?
  • Ao sortear o valor que tinha que ser composto o que observava em suas cartas?
  • Quando era a 1ª carta a ser colocada o que pensava para escolhê-la?
  • Quando tinha que colocar a 2ª ou 3ª carta o que foi importante pensar para escolher?
  • Existia mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número sorteado?

PROPÓSITO: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor valores e avançar na aprendizagem das ordens e classes.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 2 minutos

Orientação:

Peça que os alunos leiam a texto do balão e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe, se sentem necessidade de complementar o texto.

Discuta com a turma:

O que mais foi possível aprender com esta aula? (Peça que exponham suas percepções e conversem sobre).

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 8 minutos

Orientação:

  • Organize a turma em duplas para esta etapa.
  • Leia com a turma a tabela (peça que alguns alunos leiam).
  • Analise a pontuação, como já experienciaram o jogo, automaticamente farão relação com a pontuação de seu grupo.
  • Peça que resolvam as questões individualmente, depois comparar com as respostas do colega da dupla.
  • Para imprimir esta atividade clique aqui.

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro para ser retomado posteriormente.

Materiais Complementares:

Atividade Raio X

Atividades Complementares

Resolução do Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo estimado: 2 minutos

Orientação:

Ler com a turma os objetivos da aula e refletir sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo, composição.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Tabuleiro e fichas (imprimir).
Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 3 minutos

Orientações:

Os alunos devem estar organizados em grupos de 4 alunos.

Peça que pensem na formação dos valores e façam a decomposição solicitada. Pergunte quem quer mostrar como pensou e faça os registros das decomposições no quadro para que percebam a infinidade de possibilidades.

Case julgue necessário, escolha um outro valor e peça que façam a decomposição dele em parte menores, pode ser uma adição de dois ou três valores.

Propósito: Retomar a formação dos números com a composição e decomposição..

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Organize grupos com 4 alunos.
  • O tabuleiro e as peças podem ser confeccionados pelo professor ou pelos alunos, em ambos os casos, com antecedência.

Esta atividade permitirá que os alunos tomem decisões acerca da divisão do papel para formar as cartas, farão uso da régua, farão medições. Para ver sugestão de fichas e tabuleiro ou imprimir, clique aqui! As medidas apresentadas podem ser alteradas, sem prejuízos ao jogo.

  • Leia as regras com os alunos, faça a retomada da leitura para interpretação de cada etapa, sempre que houver dúvidas.
  • É um bom momento para mostrar o tabuleiro e distribuir fichas para cada grupo.

Discuta com a turma:

  • O jogo trabalha com fichas com diferentes valores de pontuação. Quais formam uma centena inteira? E as outras, sobram ou faltam muito para a centena?
  • E se um aluno tiver a ficha com valor zero para somar, o que acontece? (Levá-los a concluir que o zero é o elemento neutro da adição, ou seja, não altera o valor da soma. Conversar sobre o fato de essa carta ser importante quando no tabuleiro já tiver um valor maior que 100 e a ficha zero pode reduzir a soma das 4 fichas, chegando a 100).

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • O grupo deve acompanhar a composição que os jogadores fazem a cada jogada, isso facilita ao jogador organizar suas jogadas, pensando nas cartas que possui e as possibilidades que tem. Muitas vezes não é possível formar o valor sorteado, aí deve analisar as possibilidades que o próximo jogador tem.
  • Nas primeiras jogadas as crianças estarão em familiarização do jogo, então se analisar apenas as suas cartas sem prever as jogadas do adversário não tem problema.

Discuta com a turma:

Cuide para que os alunos ao tentar impedir que o adversário forme o valor sorteado e deixe de jogar, pois restarão muitas cartas no tabuleiro.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos (5 minutos para apresentação do jogo) - (slide 4 - 7)

Orientações:

  • Aqui a situação exemplifica uma jogada, é a problematização de uma etapa do jogo para promover reflexões acerca das possibilidades.
  • Explore com os alunos as possibilidades que o jogador tem, pergunte se ele pode compor o valor sorteado com as fichas do tabuleiro com alguma das suas.
  • No tabuleiro já temos 600 pontos, quanto precisa ter exatamente para formar 720?
  • Se não conseguir formar, joga qualquer uma de suas cartas, mas deve ficar atento às cartas do próximo jogador para não facilitar a jogada para ele.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 25 minutos - (slide 4 - 7)

Orientação:

  • Observe os alunos jogando para ver se estão conseguindo fazer uso das regras.
  • Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe as estratégias que estão utilizando.
  • Faça intervenções quando perceber que um grupo estiver com dificuldades em compor os valores.
  • Quando houver dúvidas, pergunte ao grupo se alguém se lembra sobre a regra, com a fala de cada aluno é possível reconstruir a etapa que esqueceu.

Propósito: Fazer a composição/decomposição numérica.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO:10 minutos

Orientação:

  • Convide alunos de diferentes grupos para mostrar as estratégias de composição que utilizaram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • A pontuação total do seu grupo chega perto de 1000 pontos? Como fizeram para descobrir?
  • Ao sortear o valor que tinha que ser composto o que observava em suas cartas?
  • Quando era a 1ª carta a ser colocada o que pensava para escolhê-la?
  • Quando tinha que colocar a 2ª ou 3ª carta o que foi importante pensar para escolher?
  • Existia mais de uma maneira de escolher as cartas para compor o número sorteado?

PROPÓSITO: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compor valores e avançar na aprendizagem das ordens e classes.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 2 minutos

Orientação:

Peça que os alunos leiam a texto do balão e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe, se sentem necessidade de complementar o texto.

Discuta com a turma:

O que mais foi possível aprender com esta aula? (Peça que exponham suas percepções e conversem sobre).

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

TEMPO PREVISTO: 8 minutos

Orientação:

  • Organize a turma em duplas para esta etapa.
  • Leia com a turma a tabela (peça que alguns alunos leiam).
  • Analise a pontuação, como já experienciaram o jogo, automaticamente farão relação com a pontuação de seu grupo.
  • Peça que resolvam as questões individualmente, depois comparar com as respostas do colega da dupla.
  • Para imprimir esta atividade clique aqui.

PROPÓSITO: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro para ser retomado posteriormente.

Materiais Complementares:

Atividade Raio X

Atividades Complementares

Resolução do Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano