10703
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo valores do sistema monetário

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações -problema envolvendo composição e decomposição de cédulas e moedas até o valor de R$ 100,00.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

Mentor: Marcela Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.



Objetivos específicos

Resolver situações -problema envolvendo composição e decomposição de cédulas e moedas  até o valor de R$ 100,00.



Conceito-chave

Composição- decomposição

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, cédulas de dinheiro fictício.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Convide a turma a resolver duas situações-problema , de maneira, que eles possam utilizar os conhecimentos sobre o tema proposto.O momento inicial da atividade é tão importante quanto a atividade principal, portanto, é essencial motivá-los, demonstrando confiança neles e entusiasmo. É importante que eles realizem essa atividade individualmente, pois ela será também um objeto de observação para o professor para estruturar a atividade principal.Informe que ao finalizar a atividade eles podem socializar as estratégias.Escolha dois alunos com estratégia diferentes. Além das estratégias deles , apresente na lousa a resolução da atividade ou se a mesma já foi apresentada por um dos alunos, retome-a destacando o processo de composição e decomposição.

Propósito:Relembrar estratégias que envolvem composição e decomposição de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Turma, vocês podem falar uma dica importante no momento de resolvermos as situações-problema?
  • Na resolução de problemas que envolvem o dinheiro, podemos usar que material como apoio?
  • Vocês podem também pensar em uma estratégia que já usaram em outras situações ou tem que criar uma nova?

Materiais complementares para impressão:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5).

Orientação: Divida a sala em 3 grupos, a depender da quantidade de alunos da turma. Se for necessário,divida em mais ou menos grupos. Para envolver a turma na atividade, peça que cada grupo escolha um nome e registre-os na lousa.Isso faz com que despertem neles a motivação e se sintam responsáveis pela atividade.Medie a escolha dos participantes, de maneira, que em cada grupo, tenha alunos com níveis de aprendizagem diferentes,para que as trocas de conhecimentos ocorram. A formação dos grupos neste tipo de atividade é um ponto que deve ser analisado com base nas observações feita pelo professor(a) no atividade de aquecimento. O adequado é que todos os grupos tenham a chance de resolver a atividade.

Propósito:Ampliar os procedimentos de cálculos utilizando valores mais altos e envolvendo estratégias mais sofisticadas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutoS (Slide 4 e 5 ).

Orientação: Projete a situação-problema ou registre na lousa. Peça que cada grupo escolha um dos participantes e registre a situação-problema em uma folha avulsa ou entregue a atividade impressa. Informe que eles irão fazer a atividade dentro de um determinado tempo, e, em seguida, socializarem suas escolhas e estratégias.A proposta desta atividade é trazer para a sala de aula situações que ocorrem no cotidiano envolvendo o dinheiro, tais como as trocas, os pagamentos e o troco. a ideia é que eles compreendam a dinâmica de acrescer alguma valor para facilitar o troco e até mesmo como conferir o dinheiro recebido de volta.E, que compreendam recorrendo ao processo de compor e decompor os valores. Nesta mesma perspectiva, caminhe pelos grupos, garantindo que todos estejam envolvidos , participando e sobretudo compreendendo. Questione como eles chegaram a escolha e se todos compreendem a estratégia escolhida para justificar a resposta.Veja as possíveis intervenções nesta atividade no Guia de intervenção. Ao término, peça que o grupo escolha quem vai representá-los para socializar as estratégias.

Propósito: Ampliar os procedimentos de cálculos utilizando valores mais altos e envolvendo estratégias mais sofisticadas.

Discuta com a turma:

  • No trabalho em grupo têm combinados!Vale a pena relembrá-los?
  • Lembre-se que vocês devem usar o dinheiro fictício!
  • Para construir a estratégia, a turma de 2º ano já pode usar somente números para valores mais altos?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada grupo apresentará sua estratégia e explicará como a construiu. No slide existem duas possibilidades de respostas.O grupo A considerou que eles deram como pagamento o valor de R$ 100,40. Retirou primeiro a parte dos reais, depois as moedas, para isso, teve que decompor os valores.E, uma segunda possibilidade, é um dos grupos apresentar uma estratégia equivocada. Caso isso ocorra, é essencial que o professor(a) discuta com a turma o que ocorreu, realizando intervenções de maneira que o grupo juntamente com a turma encontre soluções para ajustarem a resposta. Valorizando a construção da estratégia e os parciais acertos. Outras possibilidades de estratégias devem ser também socializadas, sendo que a proposta é que todos os grupos possam compartilhar suas ideias, e que todos aprendam.Sendo assim,se ocorrer que um dos grupos não conseguirem formular uma estratégia, apresente a resolução da atividade.

Propósito:Socializar diversas estratégias construídas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • Quando vamos resolver um problema devemos ler e destacar os dados importantes?
  • O que podemos ajustar na estratégia do grupo B ?
  • Quais outros valores que João e Pedro poderia ter dado para facilitar o troco ou só para recebê-lo em cédulas?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível projete o slide com o resumo da aula ou escreva na lousa as conclusões juntamente com a fala dos personagens.Além disto, deixe estes registros fixos no mural da sala para que eles possam ter sempre acesso as ideias sistematizadas.Destaque o conhecimento que foi ampliado, que é o acréscimo de valores para facilitar o troco e o processo de composição e decomposição na resolução das situações-problema.

Propósito:Destacar as estratégias construídas, validando o processo de composição e decomposição.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slide 8 e 9).

Orientação: Individualmente, entregue a atividade impressa de avaliação dos conhecimentos ampliados na aula. Oriente a turma a repensarem sobre as estratégias apresentadas pela turma e ao processo de compor e decompor os valores monetários.Pode acontecer deles sentirem dificuldades por envolver a parte dos valores inteiros com os fracionados, por isto, destaque a estratégia de separar os “reais “ dos “centavos” . Apresente a solução da atividade para a turma e fixe no mural de soluções . Para exercitar mais o tema proposto veja mais atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos ampliaram suas estratégias nas resoluções de situações-problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slide 8 e 9).

Orientação: Individualmente, entregue a atividade impressa de avaliação dos conhecimentos ampliados na aula. Oriente a turma a repensarem sobre as estratégias apresentadas pela turma e ao processo de compor e decompor os valores monetários.Pode acontecer deles sentirem dificuldades por envolver a parte dos valores inteiros com os fracionados, por isto, destaque a estratégia de separar os “reais“ dos “centavos” . Apresente a solução da atividade para a turma e fixe no mural de soluções . Para exercitar mais o tema proposto veja mais atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos ampliaram suas estratégias nas resoluções de situações-problema.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes

Mentor: Marcela Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.



Objetivos específicos

Resolver situações -problema envolvendo composição e decomposição de cédulas e moedas  até o valor de R$ 100,00.



Conceito-chave

Composição- decomposição

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, cédulas de dinheiro fictício.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Convide a turma a resolver duas situações-problema , de maneira, que eles possam utilizar os conhecimentos sobre o tema proposto.O momento inicial da atividade é tão importante quanto a atividade principal, portanto, é essencial motivá-los, demonstrando confiança neles e entusiasmo. É importante que eles realizem essa atividade individualmente, pois ela será também um objeto de observação para o professor para estruturar a atividade principal.Informe que ao finalizar a atividade eles podem socializar as estratégias.Escolha dois alunos com estratégia diferentes. Além das estratégias deles , apresente na lousa a resolução da atividade ou se a mesma já foi apresentada por um dos alunos, retome-a destacando o processo de composição e decomposição.

Propósito:Relembrar estratégias que envolvem composição e decomposição de valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Turma, vocês podem falar uma dica importante no momento de resolvermos as situações-problema?
  • Na resolução de problemas que envolvem o dinheiro, podemos usar que material como apoio?
  • Vocês podem também pensar em uma estratégia que já usaram em outras situações ou tem que criar uma nova?

Materiais complementares para impressão:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5).

Orientação: Divida a sala em 3 grupos, a depender da quantidade de alunos da turma. Se for necessário,divida em mais ou menos grupos. Para envolver a turma na atividade, peça que cada grupo escolha um nome e registre-os na lousa.Isso faz com que despertem neles a motivação e se sintam responsáveis pela atividade.Medie a escolha dos participantes, de maneira, que em cada grupo, tenha alunos com níveis de aprendizagem diferentes,para que as trocas de conhecimentos ocorram. A formação dos grupos neste tipo de atividade é um ponto que deve ser analisado com base nas observações feita pelo professor(a) no atividade de aquecimento. O adequado é que todos os grupos tenham a chance de resolver a atividade.

Propósito:Ampliar os procedimentos de cálculos utilizando valores mais altos e envolvendo estratégias mais sofisticadas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutoS (Slide 4 e 5 ).

Orientação: Projete a situação-problema ou registre na lousa. Peça que cada grupo escolha um dos participantes e registre a situação-problema em uma folha avulsa ou entregue a atividade impressa. Informe que eles irão fazer a atividade dentro de um determinado tempo, e, em seguida, socializarem suas escolhas e estratégias.A proposta desta atividade é trazer para a sala de aula situações que ocorrem no cotidiano envolvendo o dinheiro, tais como as trocas, os pagamentos e o troco. a ideia é que eles compreendam a dinâmica de acrescer alguma valor para facilitar o troco e até mesmo como conferir o dinheiro recebido de volta.E, que compreendam recorrendo ao processo de compor e decompor os valores. Nesta mesma perspectiva, caminhe pelos grupos, garantindo que todos estejam envolvidos , participando e sobretudo compreendendo. Questione como eles chegaram a escolha e se todos compreendem a estratégia escolhida para justificar a resposta.Veja as possíveis intervenções nesta atividade no Guia de intervenção. Ao término, peça que o grupo escolha quem vai representá-los para socializar as estratégias.

Propósito: Ampliar os procedimentos de cálculos utilizando valores mais altos e envolvendo estratégias mais sofisticadas.

Discuta com a turma:

  • No trabalho em grupo têm combinados!Vale a pena relembrá-los?
  • Lembre-se que vocês devem usar o dinheiro fictício!
  • Para construir a estratégia, a turma de 2º ano já pode usar somente números para valores mais altos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Cada grupo apresentará sua estratégia e explicará como a construiu. No slide existem duas possibilidades de respostas.O grupo A considerou que eles deram como pagamento o valor de R$ 100,40. Retirou primeiro a parte dos reais, depois as moedas, para isso, teve que decompor os valores.E, uma segunda possibilidade, é um dos grupos apresentar uma estratégia equivocada. Caso isso ocorra, é essencial que o professor(a) discuta com a turma o que ocorreu, realizando intervenções de maneira que o grupo juntamente com a turma encontre soluções para ajustarem a resposta. Valorizando a construção da estratégia e os parciais acertos. Outras possibilidades de estratégias devem ser também socializadas, sendo que a proposta é que todos os grupos possam compartilhar suas ideias, e que todos aprendam.Sendo assim,se ocorrer que um dos grupos não conseguirem formular uma estratégia, apresente a resolução da atividade.

Propósito:Socializar diversas estratégias construídas pelos grupos.

Discuta com a turma:

  • Quando vamos resolver um problema devemos ler e destacar os dados importantes?
  • O que podemos ajustar na estratégia do grupo B ?
  • Quais outros valores que João e Pedro poderia ter dado para facilitar o troco ou só para recebê-lo em cédulas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível projete o slide com o resumo da aula ou escreva na lousa as conclusões juntamente com a fala dos personagens.Além disto, deixe estes registros fixos no mural da sala para que eles possam ter sempre acesso as ideias sistematizadas.Destaque o conhecimento que foi ampliado, que é o acréscimo de valores para facilitar o troco e o processo de composição e decomposição na resolução das situações-problema.

Propósito:Destacar as estratégias construídas, validando o processo de composição e decomposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slide 8 e 9).

Orientação: Individualmente, entregue a atividade impressa de avaliação dos conhecimentos ampliados na aula. Oriente a turma a repensarem sobre as estratégias apresentadas pela turma e ao processo de compor e decompor os valores monetários.Pode acontecer deles sentirem dificuldades por envolver a parte dos valores inteiros com os fracionados, por isto, destaque a estratégia de separar os “reais “ dos “centavos” . Apresente a solução da atividade para a turma e fixe no mural de soluções . Para exercitar mais o tema proposto veja mais atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos ampliaram suas estratégias nas resoluções de situações-problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slide 8 e 9).

Orientação: Individualmente, entregue a atividade impressa de avaliação dos conhecimentos ampliados na aula. Oriente a turma a repensarem sobre as estratégias apresentadas pela turma e ao processo de compor e decompor os valores monetários.Pode acontecer deles sentirem dificuldades por envolver a parte dos valores inteiros com os fracionados, por isto, destaque a estratégia de separar os “reais“ dos “centavos” . Apresente a solução da atividade para a turma e fixe no mural de soluções . Para exercitar mais o tema proposto veja mais atividades complementares.

Propósito: Avaliar se os alunos ampliaram suas estratégias nas resoluções de situações-problema.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano