10702
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Álgebra

Plano de aula - O desafio: Investigando o padrão de uma sequência numérica

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_11ALG05

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Retomada
Você pode disponibilizar junto aos alunos, o slide da Retomada já que é uma preparação para Atividade Principal. (via WhatsApp)

Atividade principal

Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos o slide da “Atividade Principal”. Encaminhe a versão para visualização pelo whataspp ou outro meio de comunicação combinado com eles. Digam que precisam descobrir o padrão da sequência apresentada. Eles podem convidar um familiar para descobrir o “segredo”, caso seja possível ou procurar e pesquisar na internet caso tenham dúvida antes do encontro marcado por vocês. No dia do encontro, você compartilha a tela com a sequência e leia as perguntas do próprio slide com eles. Abra o áudio e deixa que eles se manifestem. Alterne os alunos. Questione: Como você descobriu? Como pensou? Alguém pensou diferente? Posso continuar a sequência. Complete com o “Discuta com a turma”? Garanta que todos tenham compreendido a generalização da sequência. Os alunos precisam observar, achar o padrão, a regularidade e depois generalizar.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X
Use o Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Pode ser na mesma aula caso tenha tempo ou você pode enviar como tarefa.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_11ALG05

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas