10700
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Restos e múltiplos

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar relações entre os múltiplos de um número natural e os restos das divisões por ele.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_14ALG_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Proponha aos alunos que criem uma sequência de números naturais a partir do número 5 e peça que registrem o resto da divisão de cada um desses números em uma nova sequência. Você pode indicar o uso de uma tabela inserida em arquivo do Google Documentos como o modelo a seguir, porém ofertada em branco, sem os valores aqui presentes para sua conferência:

Isso também pode ser feito em folha impressa, mas em ambas situações precisaremos pensar em propor questões que levem os alunos a refletirem sobre suas ações, visto que eles estão trabalhando remota e individualmente.

Atividade principal
Proponha a atividade em arquivo via Google Apresentações solicitando que cada aluno crie uma cópia do arquivo compartilhado para fazer sua resolução. Você pode inserir as questões presentes nas orientações ao professor em um dos slides do arquivo (e incluir quantas mais achar necessárias para que a turma possa trabalhar individualmente). É importante que isso seja feito a partir de questões problematizadoras, sem dar pistas e dizer o que fazer, mas levando a turma a refletir sobre as ações possíveis.
Caso os alunos não tenham acesso à internet você pode fazer o mesmo movimento em folhas impressas, desde que a devolutiva seja realizada com sucesso. No caso do arquivo digital essa devolutiva pode ser feita a partir de comentários nas resoluções.

Discussão das soluções
Usando o mesmo recurso do Google Apresentações como na etapa anterior (Atividade Principal), é possível criar uma sequência de slides com respostas diferentes, tanto corretas quanto incorretas, solicitando que a turma responda às questões sobre elas, fazendo comparações, etc. Essas questões podem ser respondidas via Google Documentos ou ainda usando o próprio Google Apresentações. Lembre-se de inserir as tabelas conforme os slides 11, 12 e 13, para servirem de exemplo para os alunos compreenderem o processo operatório.
Assim como na etapa anterior o aluno pode responder em folha impressa também.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Proponha que os alunos criem uma lista dos itens mais importantes da aula no próprio caderno.

Raio X
Peça que a turma responda às questões propostas nesta etapa usando o Google Documentos, criando uma cópia do arquivo e disponibilizando para o professor o link da resolução, contendo também uma breve explicação.
Caso não tenham acesso à internet é possível fazer isso em folha impressa.

Convite às famílias
Convide a família a acompanhar a etapa de Discussão das soluções, para que os alunos tenham um suporte de diálogo sobre as resoluções, trocando ideias e perguntando sobre os processos de divisão utilizados.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_14ALG05

(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas