9533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Potências de bases negativas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar potência de base de um número inteiro e o oposto da potência de base de um número natural.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.

Conceito-chave

Potência com base inteira.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sistematize com os alunos a diferença entre -xa e (-x)a. Generalize nos casos de expoente par e expoente ímpar.

Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos aprendidos durante a aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação e as diferenças entre potências de um número negativo e o oposto da potência de um número natural.

Propósito: Fazer com que o aluno entenda e sistematize a diferença entre o oposto de uma potência com base natural e a potência de um número com base negativa.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente o raio x aos alunos, realizando uma leitura coletiva. Peça que, individualmente, todos respondam às perguntas da atividade. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução de cada um, se ainda há dúvidas ou se não conseguem compreender o que foi proposto. Se necessário, aplique as atividades complementares, indicadas abaixo, para que os alunos possam reforçar suas aprendizagens.

Propósito: Avaliar o que os alunos compreenderam sobre o conceito de potência de um número inteiro e oposto da potência de um número natural.

Discuta com a turma:

  • O que vocês podem apontar de diferente ao que conheciam antes?
  • Há diferença quando possui parênteses em uma potenciação? Se sim qual ou quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Explorar a diferença entre potências envolvendo bases naturais e bases inteiras.

Conceito-chave

Potência com base inteira.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 a 6)

Orientações: Recorde com os alunos o conceito de multiplicação com números inteiros, destacados nos slides 3 a 5 e certifique-se de que todos estão entendendo a ideia apresentada. Em seguida, peça para que os alunos resolvam os exercícios apresentados no slide 6, sobre a multiplicação com números inteiros e potenciação. Você pode projetar ou imprimir esses exercícios, que se encontram disponíveis no item “materiais complementares”.

Propósito: Retomar com os alunos os conceitos de potenciação, e o conceito de multiplicação com números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Com qual outra operação a potência tem relação?
  • O que ocorre na multiplicação de números negativos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 21 minutos (slides 7 a 11)

Orientações: Antes de iniciar a aula, baixe a música Sampa, de Caetano Veloso. Ao chegar neste momento da aula, coloque-a para tocar num volume em que todos da turma possam ouvir, especialmente o trecho destacado. Se não for possível, projete ou leia o trecho para os alunos.

Em seguida, leia junto deles a situação apresentada no slide 8 e 9, deixando que eles tentem encontrar as respostas sozinhos. Após terminarem, passe para os slides 10 e 11, para que tentem novamente responder o que está sendo solicitado.

Quando todos responderem, sugira que os alunos compartilhem com colegas próximos as resoluções que encontraram e os padrões que notaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de base negativa.

Discuta com a turma:

  • Quem foi invertendo a camisa ou a blusa para ver como ficava?
  • Por que é mais prático encontrar um padrão ao invés de fazer a inversão da blusa ou camisa?
  • Alguém fez de uma outra maneira sem pensar diretamente na roupa? Como foi e por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe com todos na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Ao terminar, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros.

Propósito: Mostrar aos alunos que o trabalho de potenciação no conjunto dos inteiros pode ser um pouco diferente do que ocorre nos naturais.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam essas diferenças para seu colega?
  • Há um padrão nas contas? Qual?
  • Servirá para todos os números inteiros?
  • O parênteses influência na resposta final?
  • O que muda de estar com parênteses ou sem eles?
  • Alguma conta realizada se parece com o avesso do avesso do avesso do avesso? Qual? Por quê?

Materiais complementares:

Acesse o resolução da atividade principal aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Sistematize com os alunos a diferença entre -xa e (-x)a. Generalize nos casos de expoente par e expoente ímpar.

Propósito: Realizar um fechamento dos conceitos aprendidos durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação e as diferenças entre potências de um número negativo e o oposto da potência de um número natural.

Propósito: Fazer com que o aluno entenda e sistematize a diferença entre o oposto de uma potência com base natural e a potência de um número com base negativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente o raio x aos alunos, realizando uma leitura coletiva. Peça que, individualmente, todos respondam às perguntas da atividade. Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as estratégias de resolução de cada um, se ainda há dúvidas ou se não conseguem compreender o que foi proposto. Se necessário, aplique as atividades complementares, indicadas abaixo, para que os alunos possam reforçar suas aprendizagens.

Propósito: Avaliar o que os alunos compreenderam sobre o conceito de potência de um número inteiro e oposto da potência de um número natural.

Discuta com a turma:

  • O que vocês podem apontar de diferente ao que conheciam antes?
  • Há diferença quando possui parênteses em uma potenciação? Se sim qual ou quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano