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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Jogos com notação científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Consolidar a aprendizagem de como representar números pequenos e grandes utilizando a notação científica.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Consolidar a aprendizagem de como representar números pequenos e grandes utilizando a notação científica.

Conceito-chave

Associação do expoente da potência de 10 ao número de zeros na representação com notação científica.

Recursos necessários

  • Cartelas e atividades impressas na quantidade de alunos da sala de aula.
  • 50 números impressos para sorteio.
  • Marcador de cartela, exemplo: feijão, milho ou pedacinhos de papel picado.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos da notação científica. Procure fazer perguntas e deixar com que eles expliquem com suas palavras o que já foi aprendido sobre o assunto.

Propósito: Retomar com os alunos como os números são representados em notação científica, dando especial ênfase à relação do expoente da potência de dez à quantidade de zeros do número decimal formado.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a notação científica? Resp.: Muitas e elaboradas podem ser as respostas, uma comumente aceita é para encurtar a representação de números muito grandes ou pequenos, com muitos zeros.
  • O que é a mantissa? Resp.: Explicado já algumas vezes, mas é bom perguntar a eles e deixe que se expressem. A mantissa é o valor que multiplica a potência de dez, e como é falado na aula, o algarismo mais significativo da mantissa deve estar entre 1 e 9.
  • Por que a potência de dez é usada e não outra potência? Resp.: Nosso sistema de numeração é o decimal. Em se tratando de computadores, a base utilizada na potência é o 2.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente os exemplos para os alunos ressaltando o expoente e o número de zeros do multiplicador decimal.

Propósito: Mostrar a relação entre o expoente da potência de dez e o número de zeros no correspondente número decimal. Para este caso, expoentes positivos.

Discuta com a turma:

  • Peça para os alunos citarem um número inteiro multiplicado por uma potência de 10 com expoente positivo, que seja diferente dos exemplos mostrados.
  • Qual a diferença de um número inteiro multiplicado pela potência de dez e um número decimal não inteiro? Resp.: Se reparar o resultado da multiplicação do número inteiro, terá a mesma quantidade de zeros indicados na potência de dez. Já o número decimal, terá os zeros substituídos pelos décimos, centésimos, milésimos, etc.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos da notação científica, procure fazer perguntas e deixar com que eles expliquem com suas palavras o que já foi aprendido sobre o assunto.

Propósito: Retomar com os alunos como os números são representados em notação científica, dando especial ênfase à relação do expoente da potência de dez à quantidade de zeros do número decimal formado.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente os exemplos para os alunos ressaltando o expoente e o número de zeros do multiplicador decimal. Não é necessário comentar essa formalidade com os alunos, mas é importante que o professor veja que se o expoente for -N, haverá N zeros (contando o zero à esquerda da vírgula) até o algarismo significativo da mantissa, ou então, há N-1 zeros entre a vírgula e o algarismo significativo da mantissa. Faça os alunos perceberem isso através de exemplos numéricos.

Propósito: Mostrar a relação entre o expoente da potência de dez e o número de zeros no correspondente número decimal. Para este caso, expoentes negativos.

Discuta com a turma:

  • Peça para os alunos citarem um exemplo de um número inteiro multiplicado por uma potência de 10 com expoente negativo, que seja diferente dos exemplos mostrados.
  • Se o expoente é -3, quantos zeros temos antes do algarismo significativo da mantissa? Resp.: 3 = 0,000...
  • Se o expoente é -3, quantos zeros temos depois (à direita) da vírgula até o algarismo significativo da mantissa? Resp.: 2 = 0,00...
  • Se o expoente é -5, quantos zeros temos antes do algarismo significativo da mantissa? Resp.: 5 = 0,0000...
  • Se o expoente é -5, quantos zeros temos depois (à direita) da vírgula até o algarismo significativo da mantissa? Resp.: 4 = 0,0000...

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Cada cartela é composta por 9 números escritos na forma decimal.

O professor sorteia um número e “canta” em notação científica, pode também anotar no quadro, até mesmo para conferir depois. O aluno deve conseguir interpretar mentalmente ou com um rascunho do lado para marcar o número correspondente na cartela.

O aluno que completar o jogo (em uma das formas escolhidas abaixo) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os números marcados estão de acordo com os que foram falados.

Jogo 1: Completar uma linha, uma coluna ou uma diagonal. (3 números)

Jogo 2: Duas diagonais ou um X (5 números)

Jogo 3: Uma cartela por aluno (Deve completar a cartela = 9 números)

Jogo 4: Duas cartelas por aluno (Deve completar as duas cartelas = 18 números)

Importante!

Lembre-se de levar algo para os alunos marcarem as cartelas, milho, feijão, pedacinhos de papel. Mais de 9 por aluno por cartela ou mais de 18 para duas cartelas, pois eles sempre acabam perdendo alguns. Se eles marcarem com lápis ou caneta, as cartelas serão descartáveis e essa não é a intenção do jogo, pois a ideia é recolhê-las ao final da atividade para poderem ser utilizadas por outros alunos.

Propósito: Que o aluno seja capaz de mentalmente fazer estimativas e cálculos para representar números usando a notação científica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Após o jogo, conversar com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar os números e se com o tempo eles criaram algum método que foi seguido para encontrar a solução mais facilmente.

Propósito: Entender as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês usaram para fazer essas conversões? Alguma diferente daquelas que estudamos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando o resumo da aula. O conceito principal é a estratégia para fazer estimativa e cálculo mental com notação científica.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo, verifique se há dificuldade na ordenação crescente dos números. Para esta atividade é possível avaliar se os alunos entenderam a estratégia da relação do expoente à quantidade de zeros bem como avaliar se eles têm noção da ordem de grandeza, quais números são maiores que os outros.

Propósito: Avaliar o efeito dos jogos e da aula mais lúdica na consolidação do aprendizado individual.

Discuta com a turma:

  • Como saber quando um número é maior que o outro? Resp: Se os números estiverem em notação científica, olhar os expoentes já dará uma boa ideia da ordem de grandeza de um número, depois basta olhar o algarismo mais significativo da mantissa, o que está à esquerda da vírgula.
  • Como saber se um número é maior do que o outro se os expoentes são iguais? Resp.: Se os expoentes são iguais, usa-se a estratégia normal de avaliar se um número é maior que outro, como o número está em notação científica, avalia a unidade, décimo, centésimo, milésimo e assim por diante.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resoluções da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Consolidar a aprendizagem de como representar números pequenos e grandes utilizando a notação científica.

Conceito-chave

Associação do expoente da potência de 10 ao número de zeros na representação com notação científica.

Recursos necessários

  • Cartelas e atividades impressas na quantidade de alunos da sala de aula.
  • 50 números impressos para sorteio.
  • Marcador de cartela, exemplo: feijão, milho ou pedacinhos de papel picado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos da notação científica. Procure fazer perguntas e deixar com que eles expliquem com suas palavras o que já foi aprendido sobre o assunto.

Propósito: Retomar com os alunos como os números são representados em notação científica, dando especial ênfase à relação do expoente da potência de dez à quantidade de zeros do número decimal formado.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a notação científica? Resp.: Muitas e elaboradas podem ser as respostas, uma comumente aceita é para encurtar a representação de números muito grandes ou pequenos, com muitos zeros.
  • O que é a mantissa? Resp.: Explicado já algumas vezes, mas é bom perguntar a eles e deixe que se expressem. A mantissa é o valor que multiplica a potência de dez, e como é falado na aula, o algarismo mais significativo da mantissa deve estar entre 1 e 9.
  • Por que a potência de dez é usada e não outra potência? Resp.: Nosso sistema de numeração é o decimal. Em se tratando de computadores, a base utilizada na potência é o 2.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente os exemplos para os alunos ressaltando o expoente e o número de zeros do multiplicador decimal.

Propósito: Mostrar a relação entre o expoente da potência de dez e o número de zeros no correspondente número decimal. Para este caso, expoentes positivos.

Discuta com a turma:

  • Peça para os alunos citarem um número inteiro multiplicado por uma potência de 10 com expoente positivo, que seja diferente dos exemplos mostrados.
  • Qual a diferença de um número inteiro multiplicado pela potência de dez e um número decimal não inteiro? Resp.: Se reparar o resultado da multiplicação do número inteiro, terá a mesma quantidade de zeros indicados na potência de dez. Já o número decimal, terá os zeros substituídos pelos décimos, centésimos, milésimos, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos da notação científica, procure fazer perguntas e deixar com que eles expliquem com suas palavras o que já foi aprendido sobre o assunto.

Propósito: Retomar com os alunos como os números são representados em notação científica, dando especial ênfase à relação do expoente da potência de dez à quantidade de zeros do número decimal formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3, 4, 5 e 6)

Orientação: Apresente os exemplos para os alunos ressaltando o expoente e o número de zeros do multiplicador decimal. Não é necessário comentar essa formalidade com os alunos, mas é importante que o professor veja que se o expoente for -N, haverá N zeros (contando o zero à esquerda da vírgula) até o algarismo significativo da mantissa, ou então, há N-1 zeros entre a vírgula e o algarismo significativo da mantissa. Faça os alunos perceberem isso através de exemplos numéricos.

Propósito: Mostrar a relação entre o expoente da potência de dez e o número de zeros no correspondente número decimal. Para este caso, expoentes negativos.

Discuta com a turma:

  • Peça para os alunos citarem um exemplo de um número inteiro multiplicado por uma potência de 10 com expoente negativo, que seja diferente dos exemplos mostrados.
  • Se o expoente é -3, quantos zeros temos antes do algarismo significativo da mantissa? Resp.: 3 = 0,000...
  • Se o expoente é -3, quantos zeros temos depois (à direita) da vírgula até o algarismo significativo da mantissa? Resp.: 2 = 0,00...
  • Se o expoente é -5, quantos zeros temos antes do algarismo significativo da mantissa? Resp.: 5 = 0,0000...
  • Se o expoente é -5, quantos zeros temos depois (à direita) da vírgula até o algarismo significativo da mantissa? Resp.: 4 = 0,0000...

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Cada cartela é composta por 9 números escritos na forma decimal.

O professor sorteia um número e “canta” em notação científica, pode também anotar no quadro, até mesmo para conferir depois. O aluno deve conseguir interpretar mentalmente ou com um rascunho do lado para marcar o número correspondente na cartela.

O aluno que completar o jogo (em uma das formas escolhidas abaixo) deve gritar “BINGO” e então o professor confere se os números marcados estão de acordo com os que foram falados.

Jogo 1: Completar uma linha, uma coluna ou uma diagonal. (3 números)

Jogo 2: Duas diagonais ou um X (5 números)

Jogo 3: Uma cartela por aluno (Deve completar a cartela = 9 números)

Jogo 4: Duas cartelas por aluno (Deve completar as duas cartelas = 18 números)

Importante!

Lembre-se de levar algo para os alunos marcarem as cartelas, milho, feijão, pedacinhos de papel. Mais de 9 por aluno por cartela ou mais de 18 para duas cartelas, pois eles sempre acabam perdendo alguns. Se eles marcarem com lápis ou caneta, as cartelas serão descartáveis e essa não é a intenção do jogo, pois a ideia é recolhê-las ao final da atividade para poderem ser utilizadas por outros alunos.

Propósito: Que o aluno seja capaz de mentalmente fazer estimativas e cálculos para representar números usando a notação científica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Após o jogo, conversar com a turma sobre as dificuldades e estratégias utilizadas para a encontrar os números e se com o tempo eles criaram algum método que foi seguido para encontrar a solução mais facilmente.

Propósito: Entender as estratégias utilizadas pelos alunos e corrigir possíveis erros conceituais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês usaram para fazer essas conversões? Alguma diferente daquelas que estudamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando o resumo da aula. O conceito principal é a estratégia para fazer estimativa e cálculo mental com notação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo, verifique se há dificuldade na ordenação crescente dos números. Para esta atividade é possível avaliar se os alunos entenderam a estratégia da relação do expoente à quantidade de zeros bem como avaliar se eles têm noção da ordem de grandeza, quais números são maiores que os outros.

Propósito: Avaliar o efeito dos jogos e da aula mais lúdica na consolidação do aprendizado individual.

Discuta com a turma:

  • Como saber quando um número é maior que o outro? Resp: Se os números estiverem em notação científica, olhar os expoentes já dará uma boa ideia da ordem de grandeza de um número, depois basta olhar o algarismo mais significativo da mantissa, o que está à esquerda da vírgula.
  • Como saber se um número é maior do que o outro se os expoentes são iguais? Resp.: Se os expoentes são iguais, usa-se a estratégia normal de avaliar se um número é maior que outro, como o número está em notação científica, avalia a unidade, décimo, centésimo, milésimo e assim por diante.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resoluções da atividade complementar

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