Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Planos de Língua Portuguesa para o 8º ano

Análise linguística/Semiótica

Língua Portuguesa

Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial

Língua Portuguesa

Modalização deôntica nos textos jurídicos

Língua Portuguesa

Modalização na produção de textos

Língua Portuguesa

Cordel: a narrativa cantada

Língua Portuguesa

A rima do cordel

Língua Portuguesa

Cordel: o ritmo que faz o verso

Língua Portuguesa

Palavras compostas em verbetes de enciclopédia

Língua Portuguesa

Palavras compostas por aglutinação e justaposição

Língua Portuguesa

Palavras compostas e verbete de enciclopédia

Língua Portuguesa

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: Traços linguísticos

Língua Portuguesa

Exposição oral: corpo que fala!

Língua Portuguesa

Exposição oral: a importância das ferramentas de apoio!

Língua Portuguesa

Exposição oral: construção composicional

Língua Portuguesa

Como um artigo de opinião se torna convincente?

Língua Portuguesa

Emprego dos verbos na construção da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Concordância verbal na música

Língua Portuguesa

A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Língua Portuguesa

Texto dramático: um arranjo linguístico característico

Língua Portuguesa

A construção do perfil das personagens e a comédia dramática

Língua Portuguesa

O texto dramático e a construção da encenação

Língua Portuguesa

Descobrindo a concordância verbal

Língua Portuguesa

Conhecendo a estrutura de um vídeo-minuto

Língua Portuguesa

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional

Língua Portuguesa

O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror

Língua Portuguesa

O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos na crônica “Papos”

Língua Portuguesa

A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Língua Portuguesa

A adaptação de textos: correção textual

Língua Portuguesa

Fazendo a concordância no anúncio publicitário

Língua Portuguesa

As figuras de linguagem na literatura de cordel

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Classificação e regência dos verbos

Língua Portuguesa

Descobrindo quais são os verbos e seus complementos

Língua Portuguesa

A importância do verbo e suas regências

Língua Portuguesa

Articuladores textuais no gênero resumo: coesão referencial

Língua Portuguesa

A impessoalidade no resumo

Língua Portuguesa

Coesão sequencial: efeitos de sentido

Língua Portuguesa

Sujeito, verbo e seus complementos e modificadores

Língua Portuguesa

Sujeito, verbo e seus modificadores e complementos na autobiografia

Língua Portuguesa

Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Modificadores e complementos do sujeito e do verbo

Língua Portuguesa

A linguagem do cordel

Língua Portuguesa

Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade

Língua Portuguesa

Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações

Língua Portuguesa

Conhecendo o verbete enciclopédico: Recursos expressivos de coesão

Língua Portuguesa

A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Língua Portuguesa

Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e o recurso das xilogravuras

Língua Portuguesa

Exercitando a concordância verbal

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Leitura/Escuta

Língua Portuguesa

Introdução ao gênero conto de suspense e terror

Língua Portuguesa

Introdução à sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Identificação do narrador e da tipologia descritiva no gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)

Língua Portuguesa

A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as sequências dialogais em “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)

Língua Portuguesa

Conhecer a origem da literatura de cordel

Língua Portuguesa

Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Língua Portuguesa

Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção

Língua Portuguesa

Verbete enciclopédico digital: dados relevantes e secundários

Língua Portuguesa

Posicionamento crítico ao consultar um verbete enciclopédico

Língua Portuguesa

Apresentação e leitura de resumos em textos da área de Ciências Humanas

Língua Portuguesa

Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Língua Portuguesa

Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar

Língua Portuguesa

O que é um artigo de opinião?

Língua Portuguesa

Como identificar o ponto de vista em um artigo de opinião

Língua Portuguesa

Reportagem: apresentando o gênero

Língua Portuguesa

Os efeitos de sentido da reportagem

Língua Portuguesa

Humor, crítica e ironia: o que é um meme?

Língua Portuguesa

Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Língua Portuguesa

Meme: o humor crítico e multissemioses

Língua Portuguesa

Introduzir o gênero documentário

Língua Portuguesa

A intertextualidade no gênero documentário

Língua Portuguesa

Relação temática entre documentários diferentes

Língua Portuguesa

Gênero textual propaganda política e atuação na vida pública - reconhecer para participar

Língua Portuguesa

Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenação

Língua Portuguesa

A literatura de cordel e os efeitos de sentido

Língua Portuguesa

Estratégias para leitura de reportagem.

Língua Portuguesa

Identificando os elementos da propaganda política em sala de aula

Língua Portuguesa

Minisseminários

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Rodas de leitura

Língua Portuguesa

A construção da opinião por meio das imagens

Língua Portuguesa

Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Oralidade

Língua Portuguesa

Oficina de Escrita

Língua Portuguesa

Reconto oral - A loira do banheiro

Língua Portuguesa

Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto: organizando as informações

Língua Portuguesa

A revisão de um vídeo-minuto

Língua Portuguesa

Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática

Língua Portuguesa

A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula

Língua Portuguesa

A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático

Língua Portuguesa

Assembleia

Língua Portuguesa

Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos

Língua Portuguesa

O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral.

Língua Portuguesa

O preparo de uma apresentação oral

Língua Portuguesa

Produção oral: apresentação e avaliação

Língua Portuguesa

Planejamento de entrevista oral para a produção de uma reportagem

Língua Portuguesa

Realização de entrevistas orais para a construção de reportagem multimidiática

Língua Portuguesa

Tomando nota

Língua Portuguesa

Apresentação oral a partir de tomada de notas

Língua Portuguesa

A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação

Língua Portuguesa

Propaganda política em debate: exercitando a oralidade

Língua Portuguesa

Jingles e propaganda política

Língua Portuguesa

Propostas e argumentação em vídeo-minuto na propaganda política

Língua Portuguesa

Comentários críticos sobre o meme

Língua Portuguesa

Roda de histórias de suspense e terror

Língua Portuguesa

Leitura coletiva de contos de suspense e terror

Língua Portuguesa

Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”

Língua Portuguesa

Produzindo comentário oral irônico

Língua Portuguesa

A oralidade nos textos de cordel

Língua Portuguesa

Características da Peleja nos textos de Cordel: a retórica.

Língua Portuguesa

O cordel e a arte de recitar.

Língua Portuguesa

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Língua Portuguesa

O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Língua Portuguesa

O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Língua Portuguesa

Comentando conteúdos de documentários

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais

Produção de textos

Língua Portuguesa

Roda de notícias

Língua Portuguesa

Escrita da primeira versão do conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Escrita da versão final do conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

Planejamento e produção do texto dramático: a composição da comédia de costumes

Língua Portuguesa

Trabalho com o texto: a revisão das comédias dramáticas

Língua Portuguesa

A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe

Língua Portuguesa

Produção de resumos: a leitura e construção de repertório

Língua Portuguesa

Planejando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Língua Portuguesa

Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Língua Portuguesa

Revisando e divulgando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Língua Portuguesa

Produção de resumos: a revisão do texto

Língua Portuguesa

Planejando o documentário: elaboração de roteiro

Língua Portuguesa

Produzindo o documentário

Língua Portuguesa

Revisão e edição final do documentário

Língua Portuguesa

Planejando um artigo de opinião

Língua Portuguesa

Produzindo um artigo de opinião

Língua Portuguesa

Revisão e correção do artigo de opinião

Língua Portuguesa

Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Língua Portuguesa

A produção de textos de cordel

Língua Portuguesa

Cordel: atividades de reescrita

Língua Portuguesa

Produção de textos: coletânea de cordéis

Língua Portuguesa

Revisando uma Reportagem

Língua Portuguesa

Elaborando enquete

Língua Portuguesa

Aplicando enquete

Língua Portuguesa

Produzindo texto reivindicatório

Língua Portuguesa

O planejamento do gênero reportagem

Língua Portuguesa

Produzindo uma Reportagem

Língua Portuguesa

Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Língua Portuguesa

Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Língua Portuguesa

Editando uma exposição de memes

Língua Portuguesa

Produção de resumos: a organização do repertório

Quer outros Planos de Aula?

Clique para

Ver Mais