Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Padrões em sequências de figuras
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigando Sequências
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Observar e explorar sequências de figuras e descrever o padrão utilizado.
Conceito-chave
Padrão de figuras, Sequência de figuras.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Observar e explorar sequências de figuras e descrever o padrão utilizado.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.
Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
- O que as características de cada sequência querem dizer?
- Qual o próximo elemento da primeira sequência?
Leitura Complementar: Texto sobre o ensino da matemática nas escolas, de Katia Smole, A Matemática na Escola: pelos Caminhos do Saber, do Sentir e do Querer, disponível aqui.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.
Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
- O que as características de cada sequência querem dizer?
- Qual o próximo elemento da primeira sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões ou regularidades em sequências.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões ou regularidades em sequências.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões ou regularidades em sequências.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6, 7 e 8).
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões ou regularidades em sequências.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10, 11 e 12).
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que se assemelha e o que se diferencia em todos os padrões das sequências.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10, 11 e 12).
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que se assemelha e o que se diferencia em todos os padrões das sequências.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10, 11 e 12).
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que se assemelha e o que se diferencia em todos os padrões das sequências.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9, 10, 11 e 12).
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que se assemelha e o que se diferencia em todos os padrões das sequências.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto.
Propósito: Desenvolver o senso de investigação e identificação de padrões e regularidades.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. Enfatize que as notas musicais são figuras e que o objetivo é a construção de sequências figurais. O raio-x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conceito proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência.
Outros recursos:
Para acessar outras dinâmicas de aprendizagem, você pode acessar um jogo que indica a construção de padrões simples, o acesso pode ser realizado aqui.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_12ALG01
Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, Whatsapp).
_ Opcionais: Vídeo: O que são sequências repetitivas e sequências recursivas
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para esta atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao conteúdo do documento que está na aba dos Materiais e atividades, ou dos slides 4, 5 ,6 e 7. Caso não tenha acesso à internet, você pode enviar fotos pelo Whatsapp e pedir que eles reproduzam no caderno. Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando os slides. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Peça que encontrem o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Oriente que devem descobrir a regularidade das bolinhas. Faça as perguntas:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Você pode enviar as perguntas por meio do Whatsapp, ou impressas junto à atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes respostas para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.
Discussão das soluções
A socialização das estratégias usadas para descobrir as respostas é muito importante. Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo Whatsapp com diferentes respostas. Questione-os:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Pode-se disponibilizar um quadro com as respostas diferentes, por exemplo, e encaminhar aos alunos, junto à correção da atividade de cada um.
Sistematização e encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Use o conteúdo dos slides 12 e 13 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de Whatsapp, ou impresso junto à devolutiva de cada um.
Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Peça apoio aos familiares para a realização das atividades. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso à internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Observar e explorar sequências de figuras e descrever o padrão utilizado.
Conceito-chave
Padrão de figuras, Sequência de figuras.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA