10686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Padrões em sequências de figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre padrão de figuras, sequência de figuras.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_12ALG01

Recursos:
_ Essenciais: Atividade impressa, compartilhada ou enviada pela internet; um meio de comunicação com os alunos (Zoom, Meet, Celular, Google Sala de aula, Whatsapp).
_ Opcionais: Vídeo: O que são sequências repetitivas e sequências recursivas

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade principal
Para esta atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao conteúdo do documento que está na aba dos Materiais e atividades, ou dos slides 4, 5 ,6 e 7. Caso não tenha acesso à internet, você pode enviar fotos pelo Whatsapp e pedir que eles reproduzam no caderno. Se tiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador apresentando os slides. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Peça que encontrem o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Oriente que devem descobrir a regularidade das bolinhas. Faça as perguntas:
     - Você poderia descrever um dos padrões?
     - Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
     - Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Você pode enviar as perguntas por meio do Whatsapp, ou impressas junto à atividade. O importante é que eles possam explicar como pensaram para resolver, e no caso de não ser possível fazer a discussão, garantir que você tenha diferentes respostas para socializar com a turma na hora de dar a devolutiva.

Discussão das soluções
A socialização das estratégias usadas para descobrir as respostas é muito importante. Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões. Deixe que os alunos compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou também eles podem enviar fotos pelo Whatsapp com diferentes respostas. Questione-os:
     - Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
     - Qual o padrão utilizado por cada criança?
     - Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
     - Há algum elemento que não faz parte da sequência?
     - Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Pode-se disponibilizar um quadro com as respostas diferentes, por exemplo, e encaminhar aos alunos, junto à correção da atividade de cada um.

Sistematização e encerramento
Finalize a atividade retomando a aprendizagem da aula. Esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto. Use o conteúdo dos slides 12 e 13 e compartilhe com seus alunos. Você pode enviar no grupo de Whatsapp, ou impresso junto à devolutiva de cada um.

Convite às famílias
Sugira aos seus alunos que envolvam as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das regularidades. Peça apoio aos familiares para a realização das atividades. Disponibilize o link do vídeo sobre padrões e sequências que está nos recursos para aqueles que tiverem acesso à internet. Eles podem criar padrões de sequências de objetos que têm em casa, por exemplo. Pode ser um momento divertido e de muito aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_12ALG01

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas