Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_06ALG08)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Atividade principal
Pela rede social escolhida, faça-os lembrar das fórmulas matemáticas como o registro de um padrão e realizem a seguinte tarefa:
- Determine que criem uma tabela para registrar o número de lados de um polígono e a quantidade de diagonais que é possível traçar neles, mas dê um tempo para a realização da tarefa combinando com seus alunos;
- Após a confecção da tabela, determine que apresentem uma fórmula que representa o padrão observado.
Discussão das soluções
- Se quer chegar a fórmulas equivalentes a:
- Qualquer fórmula apresentada deve ser desenvolvida para que seja comparada com essa acima, ao mesmo tempo que deve ser estimulado a explicação de sua fórmula.
Sistematização e encerramento
- Diga que uma fórmula é dita, matematicamente, como resultado de uma “lei de formação”, que é o padrão observado.
- Depois das discussões, desenvolva a fórmula para mostrar que é um tipo de equação do segundo grau:
n²-3n-2D= 0
Raio X
Determinem que criem uma sequência numérica com uma lei de formação que envolva uma equação do segundo grau.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, para desafios de descoberta de padrões, criados ou não pelos próprios alunos.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_06ALG08
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
AULA 07
AULA 10
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes