10684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema sem números

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Problema sem números.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas sem números;

Estimular a percepção de que nem todo problema possui números e que nesses casos podemos fazer uso do raciocínio lógico para chegar a uma solução.

Conceito-chave

Problema sem números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Apresenta o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Apresente ao aluno um problema sem cálculos.

Propósito: Estimular o aluno a buscar um resultado para o problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem me dizer como isso é possível?

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Estimule o aluno a tentar resolver o problema apresentado.

Propósito: Mostrar para o aluno uma resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações que podem nos levar a uma resposta?
  • Se cada um comprou um par de sapatos e foram comprados três pares de sapatos, então não teríamos três pessoas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram a esse resultado.

Propósito: Estimular o aluno a entender o que o problema está pedindo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está perguntando?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Incentivar os alunos a buscar maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro que cada um pratica um único esporte?
  • Será que testar as possibilidades uma a uma é uma boa opção?
  • Utilizar uma tabela que cruze as informações seria uma boa opção?
  • Que informação nos ajuda a iniciar a questão?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, além de discutir as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegarem ao mesmo resultado e que nem todo problema tem números.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que diferente dos problemas que estamos acostumados a lidar na sala de aula, esse não faz uso de números?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue o raciocínio lógico e mostre que resolvemos um problema sem números.

Propósito: Mostrar aos alunos que nem todo problema faz uso dos números e que podemos resolvê-los utilizando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema sem números?
  • Entenderam o que é raciocínio lógico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente um raciocínio lógico.

Propósito: Certificar que os alunos entenderam que podem usar o raciocínio lógico para resolver problemas que não possuem números.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de raciocínio lógico?
  • Vocês entenderam que nem todo problema tem número?
  • No nosso dia a dia, será que temos problemas que não possuem números com esse apresentado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que não envolve números.

Propósito: Verificar se ficou claro que nem todo problema envolve números.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Este problema não tem uma solução específica, qual a solução que vocês dariam para essa situação?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Apresenta o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Objetivos específicos

Resolver problemas sem números;

Estimular a percepção de que nem todo problema possui números e que nesses casos podemos fazer uso do raciocínio lógico para chegar a uma solução.

Conceito-chave

Problema sem números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Slide Plano Aula

Orientação: Apresente ao aluno um problema sem cálculos.

Propósito: Estimular o aluno a buscar um resultado para o problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem me dizer como isso é possível?

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Orientação: Estimule o aluno a tentar resolver o problema apresentado.

Propósito: Mostrar para o aluno uma resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações que podem nos levar a uma resposta?
  • Se cada um comprou um par de sapatos e foram comprados três pares de sapatos, então não teríamos três pessoas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram a esse resultado.

Propósito: Estimular o aluno a entender o que o problema está pedindo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está perguntando?
  • Quais são as informações dadas pela questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Incentivar os alunos a buscar maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro que cada um pratica um único esporte?
  • Será que testar as possibilidades uma a uma é uma boa opção?
  • Utilizar uma tabela que cruze as informações seria uma boa opção?
  • Que informação nos ajuda a iniciar a questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrar o caminho percorrido para chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, além de discutir as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que há diferentes caminhos para chegarem ao mesmo resultado e que nem todo problema tem números.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que diferente dos problemas que estamos acostumados a lidar na sala de aula, esse não faz uso de números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue o raciocínio lógico e mostre que resolvemos um problema sem números.

Propósito: Mostrar aos alunos que nem todo problema faz uso dos números e que podemos resolvê-los utilizando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema sem números?
  • Entenderam o que é raciocínio lógico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente um raciocínio lógico.

Propósito: Certificar que os alunos entenderam que podem usar o raciocínio lógico para resolver problemas que não possuem números.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de raciocínio lógico?
  • Vocês entenderam que nem todo problema tem número?
  • No nosso dia a dia, será que temos problemas que não possuem números com esse apresentado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que não envolve números.

Propósito: Verificar se ficou claro que nem todo problema envolve números.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Este problema não tem uma solução específica, qual a solução que vocês dariam para essa situação?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano