9531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Figuras planas e não planas

Plano de aula de matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre levantar quais conhecimentos os alunos possuem com relação a figuras planas e não planas e fazer observações em figuras planas e não planas (sólidos geométricos)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

Sugestão de adaptação
para ensino remoto

Código do plano MAT2_15GEO01

Recursos
- Necessários: Atividade impressa ou enviada pela internet; lápis de cor; caixinhas de tamanhos diferentes; um copo de plástico de qualquer tamanho; latas diversas.
- Opcionais: Google Meet; WhatsApp; Vídeos sobre : Figuras planas, linhas e sólidos geométricos para crianças - Geometria para crianças ; As Formas Geométricas | Vídeos Educativos para Crianças

Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade principal
A atividade principal deste plano foi adaptada para que os alunos possam realizá-la com recursos que possam ter em casa, ou são fáceis de conseguir. Você pode enviar as consignas, isto é, as ações que eles devem realizar, por meio do WhatsApp ou impressas. Explique, por meio de áudio ou material impresso, que os alunos devem pegar uma caixinha e contornar com o lápis de cor todas as faces dela em uma folha de sulfite ou no caderno. Depois peça que contornem com lápis de cor a base de um copo. Oriente que faça isso com outros objetos, como, por exemplo, latas de achocolatado, caixinhas de diferentes tamanhos e formas... Eles devem observar a forma geométrica das faces contornadas e registrar no quadro usando a nomenclatura correta. Eles mesmos podem construir o quadro usando régua e lápis e com o número de linhas conforme a quantidade de objetos que usar.

Encaminhe junto com as consignas e o quadro, algumas perguntas para orientar a reflexão sobre as figuras planas encontradas; ou envie as questões no grupo de WhatsApp.
     - Observem o registro na sulfite e os sólidos e responda: são iguais?
     - O que vocês perceberam de diferente?
     - Há peças com pontas, sem pontas?
     - Quais peças rolam?
     - O que podemos perceber com a face do sólido chamado de cilindro, esse igual a uma lata?

Discussão das soluções
Promova uma discussão que conduza a percepção da diferença entre os sólidos geométricos e as figuras planas de suas faces.
     - Quais sólidos vocês realizaram os contornos?
     - Que face vocês contornaram?
     - Qual a diferença entre o sólido e o desenho no papel?
Você pode fazer isso por meio de bate-papo no WhatsApp, e pedir que os alunos enviem foto de seus registros. Se isso não for possível, reúna alguns quadros diferentes, tire cópias e encaminhe depois para todos os alunos, junto com a validação e devolutiva de suas respostas.

Sistematização
Sistematize a aprendizagem da aula garantindo que depois de toda exploração, fique claro para os alunos o reconhecimento das diferenças entre as figuras planas e não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.
Você pode perguntar no grupo:
     - Ficou claro a presença de figuras planas nos sólidos geométricos?
     - Quais as diferenças entre figuras planas e não planas?

Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre figura plana e não planas e valorizando o empenho de cada um em realizar a tarefa. Escreva uma devolutiva coletiva ou individual fazendo essas considerações. Você pode usar o texto e as imagens do slide 8 e enviar aos alunos.

Raio X
Use a atividade do Raio X para verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma atividade semelhante à realizada durante a aula. Encaminhe a atividade para eles e peça que depois devolvam para que você possa avaliar os conhecimentos adquiridos por cada um.

Convite às famílias
Incentive a participação dos familiares dos alunos na realização da atividade. Oriente que ofereçam apoio e os recursos necessários para o desenvolvimento das tarefas. Você pode enviar um áudio com essas orientações ou escrever um pequeno texto direcionado aos responsáveis, e enviar junto à atividade. Disponibilize os links, que estão nos recursos, com os vídeos sobre sólidos geométricos e figuras planas, para que os alunos que tenham acesso à internet possam assistir.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_15GEO01

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas