10668
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando números naturais no ábaco

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação de números naturais utilizando o ábaco. Composição e decomposição de números naturais de até cinco algarismos, a partir de agrupamentos e trocas de ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_02NUM_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: ábaco virtual, Google Apresentações, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento.

Aquecimento
Antes dos alunos pensarem em como fazer para trabalhar a atividade proposta nesta etapa, sugira a eles que organizem os números a seguir usando o ábaco virtual disponível neste link: https://www.nossoclubinho.com.br/abaco-virtual-2-0/
Números sugeridos para o trabalho com o ábaco indicado anteriormente:
     - 4917
     - 8598
     - 1009
Em seguida peça aos alunos que acrescentem uma centena, uma dezena e uma unidade em cada um dos números oferecidos, perguntando a eles se perceberam a mudança e pedindo que eles expliquem essa mudança.
Em seguida, solicite à turma que responda à atividade original desta etapa, que pode ser apresentada via Google Formulários, inserindo as questões presentes nas orientações ao professor. Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, o professor pode solicitar aos alunos que resolvam a atividade impressa, porém inserindo também as questões presentes nas orientações ao professor.

Atividade principal
O professor pode oferecer o problema à turma, seguido das questões presentes nas orientações ao professor, no campo “Discuta com a turma”. Além da resolução do problema, os alunos são convidados a organizar um arquivo via Google Apresentações para explicar o que pensaram sobre a resolução da situação proposta, mostrando as trocas necessárias no ábaco usando os slides. O professor pode fornecer a imagem já com as peças do ábaco soltas. O envio das respostas será feito via Google Formulários, inclusive disponibilizando um campo para envio do link do Google Apresentações criado por eles.
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais o professor pode enviar uma imagem de um ábaco com todos os pinos, porém sem cor alguma, para que o aluno possa pintar a imagem de acordo com o preenchimento que necessitar. Podem ser vários modelos em uma mesma folha, para que o aluno use da forma que precisar para resolver o problema.

Discussão das soluções
Caso os alunos tenham resolvido o problema digitalmente, o professor pode fazer as observações individualmente, inserindo comentários nos arquivos enviados, sempre fazendo questionamentos que levem os alunos a refletirem sobre suas produções.
Caso as resoluções tenham sido feitas em folhas impressas, as devolutivas também precisam manter a proposta de reflexão a partir de boas perguntas para os alunos. Se achar necessário, o professor pode usar os slides desta etapa em conjunto com os da etapa seguinte para garantir uma boa exemplificação com a sistematização.

Sistematização
Oferecer aos alunos o conteúdo deste slide, seja via Google Apresentações ou YouTube, para que possam retomar e revisar sempre que possível. Caso não tenham acesso à internet, o professor pode enviar o material impresso.

Encerramento
Pedir aos alunos que escrevam no caderno, com suas próprias palavras, o que aprenderam nesta aula.

Raio X
Organizar as atividades propostas neste slide via Google Formulários, oferecendo aos alunos a possibilidade de uso do ábaco virtual indicado na etapa de Aquecimento. Porém, caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode encaminhar mais modelos do ábaco em branco para servir de recurso para resolução.

Convite às famílias
Convide a família a trabalhar com o aluno na etapa de Aquecimento, utilizando tanto o ábaco virtual quanto resolvendo as questões propostas em conjunto.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_02NUM03

(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas