Sugestão de adaptação para ensino remoto
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade Principal.
Retomada
Você pode realizar a Retomada deste plano com os alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe os dois problemas propostos na atividade. Você pode enviar em formato de texto ou mandar os slides como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto. Você pode solicitar que os alunos enviem as respostas.
Se estiver em aula síncrona, você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem as respostas.
Atividade principal
Como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie explicando as regras e características dele mas sem a necessidade de realizá-lo.
Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, você pode compartilhar a imagem do “tabuódromo” e propor o preenchimento de forma comunitária, ou seja, peça para os alunos verbalizarem possíveis multiplicações para preenchê-lo.
Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode compartilhar com os alunos as indicações do jogo e solicitar que eles preencham e enviem as soluções por meio de imagens.
Proponha uma discussão/reflexão a partir dos questionamentos presentes no “Discuta com a turma” em cada slide. Você pode enviar os questionamentos em formato de texto e solicitar que os alunos escrevam as respostas e enviem.
Obs.: solicite que os alunos reproduzam o autódromo nos cadernos.
Encerramento
Você pode solicitar que os alunos escrevam com as próprias palavras o que eles entendem da afirmação “A ordem dos fatores não altera o produto” e compartilhem as respostas com a turma.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento combinado com a turma.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que joguem com familiares o “tabuódromo”. Disponibilize a imagem do circuito e do dado adaptado. Você pode encontrar nesse link (disponível aqui).
Comente com os alunos que os “resultados” indicados podem ser alterados. Ou seja, eles podem escolher outros valores antes de iniciar o jogo.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_03NUM01
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes