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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Tabuódromo: construindo um autódromo com multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação. Estimular o raciocínio rápido.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Praticar a multiplicação por cálculo mental.

Recursos necessários

  • Folha de papel branco (cartolina, sulfite ou folha de caderno);
  • régua;
  • lápis preto;
  • borracha;
  • lápis coloridos ou canetão;
  • imagem de exemplo de circuito.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie no slide 3 apresentado uma situação que o alunos terão que multiplicar o valor de 6 pães por R$ 4,00. No slide 4, será apresentada outra situação que terá o mesmo resultado, para assim possibilitar que os alunos percebam a comutatividade que poderá ser utilizada para facilitar os cálculos mentais. Reforce com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
  • Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
  • Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula retomando alguns conceitos importantes de multiplicação. Retomar com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
  • Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
  • Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Anote os produtos no quadro e solicite que cada grupo elabore um autódromo (circuito) com os cálculos de multiplicação referentes aos resultados propostos de tabuada, conforme o modelo. Organize a sala em grupos e distribua uma cópia do modelo de tabuódromo, uma cópia das fichas dos produtos, um dado com faces de 1 a 3 e tampinhas coloridas de garrafas descartáveis para cada grupo. Exibir uma imagem de um exemplo de circuito pronto, com solução diferente da proposta na atividade.

Como jogar:

Cada aluno deve usar uma tampinha de garrafa descartável de cor diferente (pode-se colar um papel de cor diferente em cima da tampinha, caso não haja cores suficientes), para utilizar como seu marcador no tabuleiro. Todos os participantes devem iniciar do ponto de partida.

Inicialmente, para se definir o jogador que começará o jogo, pode-se utilizar várias estratégias como tirar no par ou ímpar, ou cada aluno retirar uma ficha do recipiente, e o que retirar o de maior produto, começa.

O primeiro jogador retira uma ficha do recipiente e, ao visualizar o valor do produto, deve posicionar a ficha no local do circuito correspondente à operação para aquele resultado. Estando correto, terá o direito de jogar o dado e avançar as respectivas casas. Se errar, passa a vez para o próximo participante que então deverá posicionar a ficha no local correto. Assim que um participante posiciona a ficha no local correto, deve devolvê-la em seguida no recipiente. A partir daí, o próximo jogador realiza a mesma ação e assim sucessivamente até algum participante atingir o ponto de chegada.

Propósito: Apresentar o modelo de tabuódromo e explicar as regras do jogo.

Discuta com a Turma:

  • Você poderia me explicar como chegou a essa multiplicação?
  • A construção de um circuito com várias partes fez com que vocês pensassem em mais de uma possibilidade de cálculo para se chegar ao resultado?
  • Quais formas de cálculo mental podemos utilizar para chegar nos resultados da tabuada de forma a realmente compreendê-la e não apenas memorizá-la?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os grupos apresentem os circuitos construídos. Discuta com os alunos as possibilidades de multiplicação para a construção do circuito, socializando os trabalhos de todos os grupos.

Propósito: Proporcionar a compreensão sobre as várias estratégias utilizadas para resolução das multiplicações e construção do circuito.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a de cada grupo?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Material complementar para o professor:

Leia a matéria “Como ensinar a tabuada para estudantes do 5º ano?”, disponível no site de NOVA ESCOLA:

https://novaescola.org.br/conteudo/1999/como-ensinar-a-tabuada-para-estudantes-do-5-ano

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize explicando que a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja, a propriedade de comutatividade.

Propósito: Fixar algumas propriedades da multiplicação necessários à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Se alterarmos a posição dos números na multiplicação, o resultado também muda? Por quê?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver mentalmente as multiplicações. Orientar para atentarem-se as unidades de medida de tempo.

Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual operação vocês poderão utilizar para resolver o problema?
  • Como vocês utilizariam a propriedade comutativa nesse problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Praticar a multiplicação por cálculo mental.

Recursos necessários

  • Folha de papel branco (cartolina, sulfite ou folha de caderno);
  • régua;
  • lápis preto;
  • borracha;
  • lápis coloridos ou canetão;
  • imagem de exemplo de circuito.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie no slide 3 apresentado uma situação que o alunos terão que multiplicar o valor de 6 pães por R$ 4,00. No slide 4, será apresentada outra situação que terá o mesmo resultado, para assim possibilitar que os alunos percebam a comutatividade que poderá ser utilizada para facilitar os cálculos mentais. Reforce com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
  • Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
  • Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula retomando alguns conceitos importantes de multiplicação. Retomar com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
  • Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
  • Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Anote os produtos no quadro e solicite que cada grupo elabore um autódromo (circuito) com os cálculos de multiplicação referentes aos resultados propostos de tabuada, conforme o modelo. Organize a sala em grupos e distribua uma cópia do modelo de tabuódromo, uma cópia das fichas dos produtos, um dado com faces de 1 a 3 e tampinhas coloridas de garrafas descartáveis para cada grupo. Exibir uma imagem de um exemplo de circuito pronto, com solução diferente da proposta na atividade.

Como jogar:

Cada aluno deve usar uma tampinha de garrafa descartável de cor diferente (pode-se colar um papel de cor diferente em cima da tampinha, caso não haja cores suficientes), para utilizar como seu marcador no tabuleiro. Todos os participantes devem iniciar do ponto de partida.

Inicialmente, para se definir o jogador que começará o jogo, pode-se utilizar várias estratégias como tirar no par ou ímpar, ou cada aluno retirar uma ficha do recipiente, e o que retirar o de maior produto, começa.

O primeiro jogador retira uma ficha do recipiente e, ao visualizar o valor do produto, deve posicionar a ficha no local do circuito correspondente à operação para aquele resultado. Estando correto, terá o direito de jogar o dado e avançar as respectivas casas. Se errar, passa a vez para o próximo participante que então deverá posicionar a ficha no local correto. Assim que um participante posiciona a ficha no local correto, deve devolvê-la em seguida no recipiente. A partir daí, o próximo jogador realiza a mesma ação e assim sucessivamente até algum participante atingir o ponto de chegada.

Propósito: Apresentar o modelo de tabuódromo e explicar as regras do jogo.

Discuta com a Turma:

  • Você poderia me explicar como chegou a essa multiplicação?
  • A construção de um circuito com várias partes fez com que vocês pensassem em mais de uma possibilidade de cálculo para se chegar ao resultado?
  • Quais formas de cálculo mental podemos utilizar para chegar nos resultados da tabuada de forma a realmente compreendê-la e não apenas memorizá-la?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que os grupos apresentem os circuitos construídos. Discuta com os alunos as possibilidades de multiplicação para a construção do circuito, socializando os trabalhos de todos os grupos.

Propósito: Proporcionar a compreensão sobre as várias estratégias utilizadas para resolução das multiplicações e construção do circuito.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a de cada grupo?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Material complementar para o professor:

Leia a matéria “Como ensinar a tabuada para estudantes do 5º ano?”, disponível no site de NOVA ESCOLA:

https://novaescola.org.br/conteudo/1999/como-ensinar-a-tabuada-para-estudantes-do-5-ano

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize explicando que a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja, a propriedade de comutatividade.

Propósito: Fixar algumas propriedades da multiplicação necessários à compreensão e prática da tabuada.

Discuta com a turma:

  • Se alterarmos a posição dos números na multiplicação, o resultado também muda? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver mentalmente as multiplicações. Orientar para atentarem-se as unidades de medida de tempo.

Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual operação vocês poderão utilizar para resolver o problema?
  • Como vocês utilizariam a propriedade comutativa nesse problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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