Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas).
Objetivos específicos
Investigar e determinar elementos ausentes em uma sequência recursiva.
Conceito-chave
Regularidades em Sequência.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Explore o posicionamento de cada coluna de bolas. Espera-se que o aluno entenda que o padrão se estabelece de +2 elementos a cada nova sequência. O aluno pode explicar em formato de escrita numérica ou de desenho.
Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:
- Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
- Que elementos compõem essa sequência?
- Como você percebe que essa sequência aumentou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).
Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.
Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.
Discuta com a turma:
- Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
- O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
- E da figura 3 para a figura 4?
- Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?
Materiais complemetares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).
Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.
Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.
Discuta com a turma:
- Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
- O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
- E da figura 3 para a figura 4?
- Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).
Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.
Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.
Discuta com a turma:
- Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
- O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
- E da figura 3 para a figura 4?
- Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
- Como você identificou esse padrão?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
- Como você identificou esse padrão?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
- Como você identificou esse padrão?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de sequência recursiva e criação de nova figura geométrica. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um momento coletivo, registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.
Discuta com a turma:
- Todos compreenderam como identificamos um padrão de uma sequência recursiva?
- Que diferença você encontrou da figura 4 e da figura 5 que construiu?
- Se aplicássemos essa mesma regra em quadrados, que figura obteríamos?
Materiais complemetares:
Resolução da atividade complementar