10667
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Elementos Ausentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Investigar e determinar elementos ausentes em uma sequência recursiva.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas).

Objetivos específicos

Investigar e determinar elementos  ausentes em uma sequência recursiva.

Conceito-chave

Regularidades em Sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Explore o posicionamento de cada coluna de bolas. Espera-se que o aluno entenda que o padrão se estabelece de +2 elementos a cada nova sequência. O aluno pode explicar em formato de escrita numérica ou de desenho.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:

  • Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
  • Que elementos compõem essa sequência?
  • Como você percebe que essa sequência aumentou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?

Materiais complemetares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de sequência recursiva e criação de nova figura geométrica. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um momento coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam como identificamos um padrão de uma sequência recursiva?
  • Que diferença você encontrou da figura 4 e da figura 5 que construiu?
  • Se aplicássemos essa mesma regra em quadrados, que figura obteríamos?

Materiais complemetares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas).

Objetivos específicos

Investigar e determinar elementos  ausentes em uma sequência recursiva.

Conceito-chave

Regularidades em Sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Explore o posicionamento de cada coluna de bolas. Espera-se que o aluno entenda que o padrão se estabelece de +2 elementos a cada nova sequência. O aluno pode explicar em formato de escrita numérica ou de desenho.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:

  • Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
  • Que elementos compõem essa sequência?
  • Como você percebe que essa sequência aumentou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?

Materiais complemetares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4, 5 e 6).

Orientação: Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. A atividade pode ser distribuída através de tarjetas, de forma impressa, ou copiada na lousa por etapas. Em cada slide a sequência será completada até a figura 8. Incentive os alunos na busca pelo padrão, para assim dar continuidade a sequência.

Propósito: Investigar o padrão presente na sequência determinando o elemento ausente.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a formação destas sequências? São repetitivas ou recursivas? De que forma você as difere?
  • O que aconteceu da figura 1 para a figura 2?
  • E da figura 3 para a figura 4?
  • Como podemos saber o número de quadrados de qualquer figura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Observe como os alunos descreveram em suas anotações a investigação da atividade. Essa atividade requer uma descrição inicial de como a sequência se forma, utilizando a identificação numérica podemos calcular as próximas figuras. Deixe que nesse momento o aluno mencione como encontrou o padrão e os próximos termos da sequência.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual padrão de regularidade podemos identificar?
  • Por que completamos com essa quantidade de quadrados?
  • Como você identificou esse padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal, com o conceito de sequência recursiva e criação de nova figura geométrica. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um momento coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam como identificamos um padrão de uma sequência recursiva?
  • Que diferença você encontrou da figura 4 e da figura 5 que construiu?
  • Se aplicássemos essa mesma regra em quadrados, que figura obteríamos?

Materiais complemetares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano