10665
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Problemas utilizando a tabuada

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Aplicar a tabuada na resolução de problemas com a multiplicação

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Aplicar a tabuada na resolução de problemas com a multiplicação.

Conceito-chave

Utilizar a tabuada para resolver os problemas com a multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • Vocês sabem do que se trata uma situação problema?
  • Acham que poderão ter dificuldades no tema? Por que?

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.(slides 4 e 5)

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como saberemos a idade da irmã de Talita?
  • Qual é o dado que nós temos e que nos ajudará encontrar a idade dos outros?
  • Para sabermos a idade do pai de Talita, temos que saber a idade de quem?
  • Como podemos fazer para saber a idade do avô? O que temos que descobrir antes?
  • Será que as tabuadas nos ajudarão a descobrir a idade das pessoas?
  • Quais tabuadas serão envolvidas neste problema?
  • Se eu souber a tabuada saberei calcular mais facilmente?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por onde começaram a calcular. Registre as possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • O que quer dizer “pesa três vezes o peso”?
  • E o que quer dizer “pesa duas vezes a idade”?
  • Como fazer para descobrir?
  • Será que precisamos armar operações?
  • Existe uma forma de descobrir rapidamente?
  • Podemos calcular mentalmente?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos de qual informação depende cada operação. Questione-os sobre a ordem em que calcularam as idades.

Discuta com a turma:

  • Para encontrar a idade da mãe você usou qual tabuada?
  • Mas se quisesse, poderia usar outra forma de encontrar, sem usar a tabuada?
  • Dá o mesmo resultado? Pode demonstrar para mim?
  • E qual das duas formas fica mais fácil?
  • É importante memorizar a tabuada?
  • Será que agiliza os cálculos?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Resolução do Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Dyone Andrade

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Aplicar a tabuada na resolução de problemas com a multiplicação.

Conceito-chave

Utilizar a tabuada para resolver os problemas com a multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
  • Vocês sabem do que se trata uma situação problema?
  • Acham que poderão ter dificuldades no tema? Por que?

Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram ao resultado?
  • Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.(slides 4 e 5)

Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.

Discuta com a turma:

  • Como saberemos a idade da irmã de Talita?
  • Qual é o dado que nós temos e que nos ajudará encontrar a idade dos outros?
  • Para sabermos a idade do pai de Talita, temos que saber a idade de quem?
  • Como podemos fazer para saber a idade do avô? O que temos que descobrir antes?
  • Será que as tabuadas nos ajudarão a descobrir a idade das pessoas?
  • Quais tabuadas serão envolvidas neste problema?
  • Se eu souber a tabuada saberei calcular mais facilmente?

Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por onde começaram a calcular. Registre as possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como você chegou às respostas?
  • Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
  • O que quer dizer “pesa três vezes o peso”?
  • E o que quer dizer “pesa duas vezes a idade”?
  • Como fazer para descobrir?
  • Será que precisamos armar operações?
  • Existe uma forma de descobrir rapidamente?
  • Podemos calcular mentalmente?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)

Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos de qual informação depende cada operação. Questione-os sobre a ordem em que calcularam as idades.

Discuta com a turma:

  • Para encontrar a idade da mãe você usou qual tabuada?
  • Mas se quisesse, poderia usar outra forma de encontrar, sem usar a tabuada?
  • Dá o mesmo resultado? Pode demonstrar para mim?
  • E qual das duas formas fica mais fácil?
  • É importante memorizar a tabuada?
  • Será que agiliza os cálculos?

Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?

Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Resolução do Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano