Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Dyone Andrade
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Aplicar a tabuada na resolução de problemas com a multiplicação.
Conceito-chave
Utilizar a tabuada para resolver os problemas com a multiplicação.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o objetivo da aula, antes de dar início à atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que o tema será fácil ou difícil de ser trabalhado?
- Vocês sabem do que se trata uma situação problema?
- Acham que poderão ter dificuldades no tema? Por que?
Propósito: Resgatar o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram ao resultado?
- Vocês encontraram dificuldade na realização da atividade?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.(slides 4 e 5)
Orientação: Oriente seus alunos a calcularem as multiplicações a fim de chegarem a solução do problema. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. No segundo momento, dê um tempo para que os alunos em duplas, discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado.
Discuta com a turma:
- Como saberemos a idade da irmã de Talita?
- Qual é o dado que nós temos e que nos ajudará encontrar a idade dos outros?
- Para sabermos a idade do pai de Talita, temos que saber a idade de quem?
- Como podemos fazer para saber a idade do avô? O que temos que descobrir antes?
- Será que as tabuadas nos ajudarão a descobrir a idade das pessoas?
- Quais tabuadas serão envolvidas neste problema?
- Se eu souber a tabuada saberei calcular mais facilmente?
Propósito: Utilizar a atividade para trabalhar o objetivo.
Painel de soluções
Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)
Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos por onde começaram a calcular. Registre as possibilidades.
Discuta com a turma:
- Como você chegou às respostas?
- Que dados anteriores foram necessários para chegar à elas?
- O que quer dizer “pesa três vezes o peso”?
- E o que quer dizer “pesa duas vezes a idade”?
- Como fazer para descobrir?
- Será que precisamos armar operações?
- Existe uma forma de descobrir rapidamente?
- Podemos calcular mentalmente?
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido:10 minutos. (slides 6 e 7)
Orientação: Aqui o resultado é fechado, mas há muitas maneiras de chegar a ele. Discuta com os alunos de qual informação depende cada operação. Questione-os sobre a ordem em que calcularam as idades.
Discuta com a turma:
- Para encontrar a idade da mãe você usou qual tabuada?
- Mas se quisesse, poderia usar outra forma de encontrar, sem usar a tabuada?
- Dá o mesmo resultado? Pode demonstrar para mim?
- E qual das duas formas fica mais fácil?
- É importante memorizar a tabuada?
- Será que agiliza os cálculos?
Propósito: Compartilhar todas as possíveis formas de resolução por parte dos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
Propósito: Resumir o que foi aprendido na aula.
Raio X
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi alcançado.
Materiais Complementares: