10664
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_04NUM08

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Material dourado impresso, de madeira ou desenhado.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Jogo da Subtração
Jogo online: Subtração
Jogo online: Blocos espaciais
Composição e decomposição de números no material dourado virtual
Mentimeter
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano de aula é a atividade principal, entretanto, é interessante mostrar os slides do aquecimento para mostrar ou relembrar o Material dourado e as suas funções. Você pode iniciar a aula mostrando o material se você tiver em casa ou próprio slide. Pode ser enviado por e-mail ou por WhatsApp e brincar com a composição de números. Isso será essencial para a realização da atividade principal.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à atividade principal. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide 5 com a situação problema. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a imagem do slide em forma de fotografia (print) ou o arquivo da atividade principal. Pode mostrar também a atividade através de texto, áudio ou vídeo. O slide mostra uma situação em que um aluno efetua uma subtração de forma equivocada. Os alunos devem julgar se o cálculo está correto ou não e refazê-lo pelo algoritmo ou pelo material dourado. Você pode fazer uma enquete pelo Mentimeter perguntado quem considera que o cálculo está correto. Depois, peça que expliquem ao vivo, por texto ou áudio. De todas as formas os alunos devem copiar a situação no caderno para resolvê-la. Questione os alunos:
     - Quais são as possibilidades de solução?
     - Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
     - O que é possível ser feito?
     - Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?

Os alunos podem desenhar o material dourado no caderno, caso não tenha o físico para efetuar as trocas. Peça que fotografem as suas produções.
Depois eles devem desafiar os colegas com novas subtrações. Um a um pode enviar seu cálculo e indica um colega para resolvê-lo. Depois, o que foi indicado, indica outro, e assim por diante. Depois, os alunos podem mostrar suas produções e contar como realizaram os cálculos.

Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem apresentar também as formas que realizaram a operação por fotografias ou de forma escrita. Depois, podem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser no uso do material dourado, incentivando que os alunos representem os números e que realizem operações pelo material dourado e pelo algoritmo convencional.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_04NUM08

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas