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Plano de aula - Descobrindo as características das formas não planas por meio do tato

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 17/07/2018
Código: MAT1_10GEO08

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Nome e características (bases, faces. superfícies redondas, etc) das formas não planas;

Recursos necessários

- Caixas de sapato com tampa;

- E.V.A. (dois círculos de 13 cm. de diâmetro por caixa);

- Cola quente, cola de E.V.A., ou cola de contato;

- Enfeites para a caixa (podem ser adesivos, desenhos, pintura, etc);

- Objetos com forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Cartolina ou papel kraft, papel cartão, etc. e caneta hidrocor para fazer um cartazes de registros (caso queira);


Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e proponha que os alunos reflitam e identifiquem uma característica que tenha em uma forma e nas outras não.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal característica do cubo que o diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica do cilindro que o diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica da esfera que a diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica do bloco retangular que o diferencia das outras formas?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas; Confeccione previamente, uma ou algumas caixas surpresa dependendo da quantidade de alunos na turma, usando caixas de sapato e pedaços de E.V.A. (A orientação para confeccionar, encontra-se nos documentos complementares, abaixo); Coloque dentro da caixa alguns objetos com a forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular; Passe a caixa ou as caixas pelas duplas e solicite que um dos alunos, coloque as mãos nos orifícios da caixa, apalpe o primeiro objeto que encontrar e descreva suas características para que o seu colega de dupla identifique qual é a forma do objeto, sem vê-lo. Quando o colega responder, o objeto deve ser retirado da caixa, se a resposta for correta, a dupla ganha um ponto; Passe para a próxima dupla, e assim, sucessivamente até todas as duplas participarem; Se a turma for muito numerosa, providencie mais caixas e tente acompanhar a realização da atividade, circulando pela sala; Pode pedir também para alguns alunos auxiliarem, circulando com as caixas pelas duplas e marcando os pontos em um cartaz; Garanta, porém que todos os alunos participem da atividade, mesmo os ajudantes.

Propósito: Identificar formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular) por meio das características delas.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue descrever sobre as formas apenas tocando?
  • Que características ajudariam a identificar as formas dos objetos?
  • Como é possível por meio da descrição ajudar seu colega a descobrir qual é a forma do objeto tateado?
  • O que é preciso saber sobre as formas para conseguir identificá-las? Quais são suas principais características?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Depois que todas as duplas tiverem participado, proponha uma conversa sobre a brincadeira; Solicite que as duplas falem se conseguiram acertar a forma do objeto ou não, o que acharam da experiência, o que consideraram fácil e difícil na tarefa; Proponha também que as duplas relembrem algumas características que falaram sobre as formas e ajudaram na identificação delas.

Propósito: Refletir sobre as principais características para identificação das formas abordadas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Para descrever os objetos, devemos pensar nas características parecidas ou diferentes entre eles?
  • Se eu falar somente que estou tateando um objeto que tem faces planas, dá pra descobrir qual é a forma? Por que?
  • Se eu falar que estou tateando um objeto que rola, dá pra descobrir qual é a forma? Por que?
  • Qual das formas possui somente duas bases para se apoiar?
  • Qual das formas não possui faces nem bases para se apoiar?
  • Qual das formas possui faces quadradas?
  • Qual das formas possui faces retangulares com tamanhos diferentes?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido; Pedir que os alunos falem uma propriedade, ou seja, característica própria, de cada uma das formas trabalhadas durante a atividade. É possível que os alunos digam que o cubo tem seis faces planas iguais, o cilindro tem duas bases em forma de círculo, o bloco retangular tem faces retangulares de tamanhos diferentes e a esfera é redonda, não tem bases, nem faces; Anote as informações que os alunos falarem em um cartaz ou no quadro.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que completem as frases com o nome de cada uma das formas não planas, considerando as características que foram abordadas durante a aula e os conhecimentos adquiridos.

Propósito: Verificar se os alunos identificam e compreendem as características principais das formas não planas estudadas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal característica do cubo?
  • Qual é a principal característica do bloco retangular?
  • Qual é a principal característica da esfera?
  • Qual é a principal característica do cilindro?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que completem as frases com o nome de cada uma das formas não planas, considerando as características que foram abordadas durante a aula e os conhecimentos adquiridos.

Propósito: Verificar se os alunos identificam e compreendem as características principais das formas não planas estudadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Nome e características (bases, faces. superfícies redondas, etc) das formas não planas;

Recursos necessários

- Caixas de sapato com tampa;

- E.V.A. (dois círculos de 13 cm. de diâmetro por caixa);

- Cola quente, cola de E.V.A., ou cola de contato;

- Enfeites para a caixa (podem ser adesivos, desenhos, pintura, etc);

- Objetos com forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Cartolina ou papel kraft, papel cartão, etc. e caneta hidrocor para fazer um cartazes de registros (caso queira);

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e proponha que os alunos reflitam e identifiquem uma característica que tenha em uma forma e nas outras não.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal característica do cubo que o diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica do cilindro que o diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica da esfera que a diferencia das outras formas?
  • Qual é a principal característica do bloco retangular que o diferencia das outras formas?

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas; Confeccione previamente, uma ou algumas caixas surpresa dependendo da quantidade de alunos na turma, usando caixas de sapato e pedaços de E.V.A. (A orientação para confeccionar, encontra-se nos documentos complementares, abaixo); Coloque dentro da caixa alguns objetos com a forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular; Passe a caixa ou as caixas pelas duplas e solicite que um dos alunos, coloque as mãos nos orifícios da caixa, apalpe o primeiro objeto que encontrar e descreva suas características para que o seu colega de dupla identifique qual é a forma do objeto, sem vê-lo. Quando o colega responder, o objeto deve ser retirado da caixa, se a resposta for correta, a dupla ganha um ponto; Passe para a próxima dupla, e assim, sucessivamente até todas as duplas participarem; Se a turma for muito numerosa, providencie mais caixas e tente acompanhar a realização da atividade, circulando pela sala; Pode pedir também para alguns alunos auxiliarem, circulando com as caixas pelas duplas e marcando os pontos em um cartaz; Garanta, porém que todos os alunos participem da atividade, mesmo os ajudantes.

Propósito: Identificar formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular) por meio das características delas.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue descrever sobre as formas apenas tocando?
  • Que características ajudariam a identificar as formas dos objetos?
  • Como é possível por meio da descrição ajudar seu colega a descobrir qual é a forma do objeto tateado?
  • O que é preciso saber sobre as formas para conseguir identificá-las? Quais são suas principais características?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Depois que todas as duplas tiverem participado, proponha uma conversa sobre a brincadeira; Solicite que as duplas falem se conseguiram acertar a forma do objeto ou não, o que acharam da experiência, o que consideraram fácil e difícil na tarefa; Proponha também que as duplas relembrem algumas características que falaram sobre as formas e ajudaram na identificação delas.

Propósito: Refletir sobre as principais características para identificação das formas abordadas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Para descrever os objetos, devemos pensar nas características parecidas ou diferentes entre eles?
  • Se eu falar somente que estou tateando um objeto que tem faces planas, dá pra descobrir qual é a forma? Por que?
  • Se eu falar que estou tateando um objeto que rola, dá pra descobrir qual é a forma? Por que?
  • Qual das formas possui somente duas bases para se apoiar?
  • Qual das formas não possui faces nem bases para se apoiar?
  • Qual das formas possui faces quadradas?
  • Qual das formas possui faces retangulares com tamanhos diferentes?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido; Pedir que os alunos falem uma propriedade, ou seja, característica própria, de cada uma das formas trabalhadas durante a atividade. É possível que os alunos digam que o cubo tem seis faces planas iguais, o cilindro tem duas bases em forma de círculo, o bloco retangular tem faces retangulares de tamanhos diferentes e a esfera é redonda, não tem bases, nem faces; Anote as informações que os alunos falarem em um cartaz ou no quadro.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que completem as frases com o nome de cada uma das formas não planas, considerando as características que foram abordadas durante a aula e os conhecimentos adquiridos.

Propósito: Verificar se os alunos identificam e compreendem as características principais das formas não planas estudadas.

Discuta com a turma:

  • Qual é a principal característica do cubo?
  • Qual é a principal característica do bloco retangular?
  • Qual é a principal característica da esfera?
  • Qual é a principal característica do cilindro?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que completem as frases com o nome de cada uma das formas não planas, considerando as características que foram abordadas durante a aula e os conhecimentos adquiridos.

Propósito: Verificar se os alunos identificam e compreendem as características principais das formas não planas estudadas.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Nome e características (bases, faces. superfícies redondas, etc) das formas não planas;

Recursos necessários

- Caixas de sapato com tampa;

- E.V.A. (dois círculos de 13 cm. de diâmetro por caixa);

- Cola quente, cola de E.V.A., ou cola de contato;

- Enfeites para a caixa (podem ser adesivos, desenhos, pintura, etc);

- Objetos com forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Cartolina ou papel kraft, papel cartão, etc. e caneta hidrocor para fazer um cartazes de registros (caso queira);


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