Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Garrafas pet;
- Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
- Fichas do Jogo da Multiplicação;
- Tabela para registro do jogo;
- Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações:
Antes do início da aula: Providencie uma caixa com fichas de multiplicação.
Durante a aula: Nesta atividade, os alunos irão resolver multiplicações. Você levará uma caixa com fichas de multiplicação para sortear entre os alunos. O aluno que se habilitar, deve abrir a caixa e retirar uma das fichas. Em seguida, deve representar a multiplicação no quadro. Após a representação do aluno no quadro, discuta com os alunos se há outras formas de resolver e represente-as no quadro. Repita o processo com outros alunos quantas vezes julgar necessário.
Você pode também pedir que mais de um aluno ao mesmo tempo faça a representação no quadro e depois comparem as respostas. Caso julgue necessário, você pode usar material concreto (palitos, canudinhos, tampinhas…) para os alunos fazerem as representações.
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações? Alguém tem uma diferente? Qual?
- Qual estratégia é a mais prática? Por quê?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações:
Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.
Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.
Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Alguém tem uma diferente? Qual?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações:
Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.
Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.
Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Alguém tem uma diferente? Qual?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois de socializar as ideias dos alunos, se julgar necessário, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
- Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
- Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
- Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem problemas que possuem diversas formas de solução e a relação da multiplicação por 4 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação por 4 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 4 associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares: