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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação - Parte II

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Garrafas pet;
  • Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Tabela para registro do jogo;
  • Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações:

Antes do início da aula: Providencie uma caixa com fichas de multiplicação.

Durante a aula: Nesta atividade, os alunos irão resolver multiplicações. Você levará uma caixa com fichas de multiplicação para sortear entre os alunos. O aluno que se habilitar, deve abrir a caixa e retirar uma das fichas. Em seguida, deve representar a multiplicação no quadro. Após a representação do aluno no quadro, discuta com os alunos se há outras formas de resolver e represente-as no quadro. Repita o processo com outros alunos quantas vezes julgar necessário.

Você pode também pedir que mais de um aluno ao mesmo tempo faça a representação no quadro e depois comparem as respostas. Caso julgue necessário, você pode usar material concreto (palitos, canudinhos, tampinhas…) para os alunos fazerem as representações.

Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações? Alguém tem uma diferente? Qual?
  • Qual estratégia é a mais prática? Por quê?

Materiais Complementares:

Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações:

Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.

Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.

Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
  • Alguém tem uma diferente? Qual?

Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações:

Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.

Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.

Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
  • Alguém tem uma diferente? Qual?

Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois de socializar as ideias dos alunos, se julgar necessário, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem problemas que possuem diversas formas de solução e a relação da multiplicação por 4 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação por 4 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 4 associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Associar o conceito de multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de desenhos e de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Garrafas pet;
  • Bola de plástico (ou de papel ou de meia);
  • Fichas do Jogo da Multiplicação;
  • Tabela para registro do jogo;
  • Caixa de papel ou um pote plástico para substituir a caixa;
  • Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos,  tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).

Vocabulário

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações:

Antes do início da aula: Providencie uma caixa com fichas de multiplicação.

Durante a aula: Nesta atividade, os alunos irão resolver multiplicações. Você levará uma caixa com fichas de multiplicação para sortear entre os alunos. O aluno que se habilitar, deve abrir a caixa e retirar uma das fichas. Em seguida, deve representar a multiplicação no quadro. Após a representação do aluno no quadro, discuta com os alunos se há outras formas de resolver e represente-as no quadro. Repita o processo com outros alunos quantas vezes julgar necessário.

Você pode também pedir que mais de um aluno ao mesmo tempo faça a representação no quadro e depois comparem as respostas. Caso julgue necessário, você pode usar material concreto (palitos, canudinhos, tampinhas…) para os alunos fazerem as representações.

Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações? Alguém tem uma diferente? Qual?
  • Qual estratégia é a mais prática? Por quê?

Materiais Complementares:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações:

Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.

Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.

Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
  • Alguém tem uma diferente? Qual?

Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 19 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações:

Antes de iniciar a aula: Providencie o material necessário para o Boliche da Multiplicação: garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem representadas pelos alunos e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Cole as etiquetas nas garrafas e posicione as garrafas conforme o jogo tradicional de boliche. Sugere-se que coloque-se um pouco de água nas garrafas para dificultar um pouco a queda. Organize a quantidade de jogos, de acordo com a quantidade de grupos que irá formar para o jogo.

Durante a aula: Inicie a atividade explicando as regras do jogo. Você pode levá-las impressas e permitir que os alunos a consultem, sempre que julgarem necessário. Faça uma ou duas jogadas coletivamente para se certificar que todos compreenderam as regras. Em seguida, organize os alunos em duplas ou quartetos, para que comecem o jogo. Posteriormente, enquanto os alunos jogam, circule pela sala, observando as estratégias criadas pelos alunos para representarem as multiplicações. Combine um tempo para os alunos jogarem, e em seguida, faça uma socialização das estratégias utilizadas pelos alunos para representarem e calcularem as multiplicações do jogo e vencerem o jogo. Use o slide 5 para explicar o preenchimento da tabela ou faça uma tabela no quadro para as jogadas coletivas.

Propósito: Relacionar a multiplicação por 4 à ideia de adição de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
  • Alguém tem uma diferente? Qual?

Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois de socializar as ideias dos alunos, se julgar necessário, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 9 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta as jogadas aqui organizadas. Verifique se algum aluno tem a mesma jogada e a registrou de forma diferente. Se for o caso, permita que ele socialize com a turma. Você pode ampliar as hipóteses de jogadas nesta parte com os alunos ou anotar no quadro outras sugestões apresentadas por eles para fazer comparações e discussões no grande grupo. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.

Discuta com a turma:

  • Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
  • Qual a pontuação mínima que um jogador pode atingir no jogo? Explique.
  • Qual a forma mais rápida de determinar os pontos de um jogador durante um jogo?
  • Que estratégia você usou para vencer o jogo? Será que ela funciona sempre?
  • Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a ideia de que existem problemas que possuem diversas formas de solução e a relação da multiplicação por 4 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e deem mais alguns exemplos para fixar a relação da multiplicação por 4 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 4 associada à soma de parcelas iguais.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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