10661
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Erros e acertos de gráficos em mídias.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Erros apresentados em gráficos de linhas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cicero Inacio dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_22PES03)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Atividade principal
Na adaptação deste plano você deve pedir que pesquisem notícias sobre a COVID-19 no Brasil e no mundo que usam gráficos de linha, preparando um parágrafo relatando suas interpretações sobre o gráfico de linhas. Mas oriente a procurar em fontes oficiais e confiáveis como:
https://covid.saude.gov.br/.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções você deve chamar a atenção para possíveis problemas relacionados à escala, à proporção utilizada.

Sistematização e encerramento
Essa etapa deve ser usada como um reforço às discussões de soluções de que cada gráfico serve a cada situação, em especial reforce as possibilidades dos gráficos de linha e encerre chamando a atenção para as escalas utilizadas nesses tipos de gráficos que podem gerar interpretações errôneas.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nos debates sobre as interpretações de gráficos destinados a cada notícia relacionada à COVID-19.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_22PES03

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas