Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min.
Orientação: Leia ou projete.
Retomada
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Lance o questionamento e deixe os alunos darem suas respostas. Anote na lousa e pergunte se os colegas concordam ou discordam. No final, escreva na lousa que um gráfico de linhas exibe uma série, como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.
Propósito: Relembrar as característica de um gráfico de linhas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: Divida a turma em duplas ou trios, leia ou projete a atividade. Você também pode distribuir a atividade impressa.
Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: Mostre aos alunos o gráfico apresentado, dizendo que estão representadas as intenções de votos, isto é, não é um dado da eleição final. Pergunte aos alunos se eles sabem como é realizado esse tipo de gráfico, por meio de quais dados. Observe que foi realizada uma pesquisa com aproximadamente 8000 pessoas, de 300 municípios do país.
Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.
Discuta com a turma:
- Que tipo de gráfico estamos trabalhando?
- Quais dados o gráfico está apresentando?
- Os dados são confiáveis?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: Peça aos alunos que montem um argumento em seus cadernos, discutindo entre eles a respeito do gráfico. Se possível, imprima o gráfico e distribua para turma, a fim de analisá-lo de forma mais rápida. Peça para que os alunos anotem todas as informações e comparações possíveis. Diga aos alunos que a margem de erro existe em casos onde um grande número de dados é analisado, e neste é de 2% para mais ou para menos.
Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)
Orientação: Peça aos alunos que comecem argumentando a primeira questão relativa à análise do gráfico. Alguns questionamentos devem ser levados em consideração para discutir a atividade. Espera-se que os alunos digam que Dilma está ganhando, no entanto para vencer precisaria de 51% dos votos válidos. Observamos que a diferença não é tamanha, uma vez que é de apenas 8%. Se considerarmos o erro percentual, teremos um empate técnico entre as duas candidatas.
Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)
Orientação: As perguntas devem ser expostas na ordem. Caso as respostas dos alunos tenham sido as das perguntas, utilize-as para findar essa parte do slide. A respostas esperadas são: o gráfico apresenta falhas quanto à escala, uma vez que os eixos não iniciam no zero e existe uma proporção errônea quando se trata do valor da Dilma e de Marina no dia 30 de setembro. O gráfico está bem explícito, de fácil visualização, no entanto apresenta erros que podem levar o leitor a decisões equivocadas. Uma sugestão seria o gráfico de barras, uma vez que podemos fazer uma comparação entre os valores.
Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)
Orientação: A partir do gráfico de barras, podemos observar que não há muita diferença entre o percentual de intenção de votos entre as duas candidatas, desse modo o gráfico de linha está mostrando uma representação equivocada. Isso pode levar o leitor a compreender de forma errada as informações, podendo entender que Dilma está disparada na frente e que Marina teve uma grande queda nos votos, o que não acontece ao observarmos o gráfico exposto. Ou seja, é importante observar a escala no gráfico de linhas e se a representação está bem coerente.
Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- A diferença entre as barras é expressiva?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)
Orientação: Observe que, no início, ambas estão empatadas tecnicamente, se considerarmos os 2% de erro percentual. Logo, há também um erro de escala no eixo vertical.
Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Leia ou projete.
Propósito: Resumir a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês podem citar outros pontos no gráfico que podem apresentar erros para induzir interpretações equivocadas do leitor?