Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Oriente os alunos a calcular mentalmente as transformações. Eles podem pensar sobre as soluções em duplas ou em trios. Em seguida permita que comuniquem as respostas. Busque explorar os erros de modo a identificar obstáculos criando estratégias para ajudar os alunos a superá-los.
Propósito: retomar conhecimentos prévios necessários para avançar no desenvolvimento das aprendizagens propostas nessa aula.
Discuta com a turma:
- Quantos centímetros há em 1 metro? E em dois metros?
- Quantos litros há em mil mililitros? E em 3 000 mililitros?
- Por que é importante realizar transformações antes de realizar operações em problemas envolvendo unidades de medida diferentes?
- Que estratégias vocês utilizam para transformar uma unidade superior em outra inferior?
- E que estratégias vocês utilizam para transformar uma unidade inferior em outra superior?
ATIVIDADE
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Permita que os alunos leiam silenciosamente o problema. Em seguida, peça para que socializem aquilo que compreenderam. Então, faça uma leitura em voz alta para toda a turma pedindo para que repensem ou confirmem aquilo que entenderam. Pergunte aos alunos sobre que informações são importantes para a compreensão da situação apresentada e discuta com eles sobre o significado de cada uma dessas informações. Discuta com os alunos sobre os tipos de alimentos em que podemos encontrar o sódio. Mostre que, mesmo em alimentos doces, o sódio está presente, como em refrigerantes e biscoitos. Discuta sobre a importância do sódio para nosso organismo e, ao mesmo tempo, permita com que discutam sobre os problemas causados pela ingestão excessiva de sódio.
Propósito: mobilizar os alunos a solucionar problemas envolvendo cálculo proporcional de substâncias contidas em produtos.
Discuta com a turma:
- O que vocês entenderam da situação apresentada.?
- Que informações fornecidas no problema são importantes para solucioná-lo?
- O que precisamos descobrir para começar a solucionar o problema?
- Em que tipos de alimentos podemos encontrar o sódio além do sal?
- Em alimentos doces podemos encontrar sódio?
- Qual a importância do sódio para nosso organismo?
- Que problemas para nossa saúde podem ser causados pelo consumo excessivo de sódio?
- O que o aumento da pressão arterial pode nos provocar?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: Peça para os alunos registrarem os cálculos e estratégias utilizadas para chegar a essa resposta. Permita que socializem essas estratégias buscando comparar e enriquecer o arcabouço de estratégias matemáticas. Deixe que estimem a quantidade de sódio contida em cada alimento e também a quantidade total de sódio consumida pela garota.
Propósito: mobilizar os alunos a solucionar problemas envolvendo cálculo proporcional de substâncias contidas em produtos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: O sal é formado por algumas substâncias, incluindo o sódio que, em excesso, pode prejudicar nossa saúde. Nessa atividade precisamos descobrir quanto Mariana consumiu de sódio e se ela ainda pode consumir mais alguma quantidade dessa substância conforme as recomendações médicas. Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Incentive os alunos a explicar, com suas próprias palavras, o que deve ser feito para solucionar o problema.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Incentive os alunos a explicar, com suas próprias palavras, o que deve ser feito para solucionar o problema.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: Leve os alunos a notar que a quantidade total de sal consumida por Mariana se dá pela soma da quantidade de sal presente em cada alimento consumido. Assim, durante todo o dia, as pessoas consomem muitos alimentos que contêm sal, e, portanto, sódio. Nesse sentido, permita com que percebam que em uma única refeição, as pessoas podem ultrapassar a recomendação diária de consumo de sódio. Sugira aos alunos que pesquisem em casa, na aula de informática ou em uma aula de ciências sobre o consumo médio de sódio no mundo, no Brasil e em sua região e as consequências desse consumo para a saúde pública.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: Neste slide, o aluno irá perceber a proporcionalidade da substância procurada (sódio) em determinada quantidade de produto (3 gramas de sal). Discuta com os alunos sobre a importância desse tipo de cálculo, por exemplo, para a indústria química, em que o sucesso na fabricação de determinado produto depende da mistura de quantidades proporcionalmente dispostas de determinadas substâncias. Explique que algumas pessoas com a saúde comprometida precisam seguir uma dieta rigorosamente controlada cujo consumo de sódio precisa ser medido diariamente.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: Aqui os alunos irão recorrer ao campo conceitual comparativo. Portanto, permita que pensem sobre como utilizar as informações para encontrar a solução e busque explorar as diversas estratégias utilizadas.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 6 a 11)
Orientações: Aqui os alunos lançarão mão do campo conceitual complementar para buscar a solução. Alguns podem escolher como estratégia a subtração da quantidade consumida (1 200 mg) do total máximo recomendado (2 000 mg). Outros podem ir completando quantidades (por exemplo de 100 em 100 mg) até atingir o total recomendado. Explore essas diversas estratégias mostrando aos alunos que a questão requer uma única resposta, mas muitas estratégias podem ser utilizadas para chegar nessa solução. Caso ache interessante, busque adicionar novas questões perguntando quantos pães, biscoitos ou ovos ela ainda poderia comer sem ultrapassar o recomendado.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos construídos durante a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos para que possam trabalhar individualmente, desse modo, o professor pode utilizar esse momento como forma de avaliar as aprendizagens individuais.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar