10659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Confeccionando medidas de tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_24GRM_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Documentos, Padlet,

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Faça uma breve retomada do que é fração com os alunos, seja por um vídeo curto via YouTube ou até mesmo por texto disponibilizado pelo Google Sites. Em seguida, proponha que os alunos construam com uma folha de papel as frações indicadas nos slides desta etapa e experimentem quantas partes menores são necessárias para compor uma cada uma das partes maiores. Por exemplo: “Quantas frações de ¼ são necessárias para compor ½? E para compor 1 inteiro?”
Pedir que eles registrem isso por escrito para envio ao professor, com as devidas justificativas de cada resposta.
Caso a turma tenha intimidade com a ferramenta Jamboard, é possível que os alunos experimentem desenhar as frações e compará-las pela própria ferramenta, ao invés de fazer o movimento utilizando tiras de papel.
É importante questionar a turma, fazendo com que eles reflitam sobre as frações equivalentes presentes nesta organização.

Atividade principal
Proponha ao aluno que jogue com a família o jogo apresentado nesta etapa. Em seguida, peça para que ele possa criar outros comandos para o jogo e experimente esses comandos em prática, jogando novamente.

Discussão das soluções
Os alunos poderão usar o Google Documentos para indicar como fizeram para encontrar as soluções para os comandos existentes no jogo. Assim, caso um aluno já tenha escrito a estratégia utilizada por outro, elas não se repetem.
Além disso, o professor pode usar o Padlet para que a turma socialize os comandos criados por eles para o jogo. Com estes comandos, os alunos poderão jogar novamente e experimentar outras situações de trabalho com sua família nas novas rodadas que virão.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Proponha aos alunos que registrem uma explicação, ainda usando o Padlet, por vídeo explicando a importância de saber trabalhar com frações equivalentes.

Raio X
Para a atividade proposta nesta etapa, peça aos alunos que criem uma representação para a fração correspondente aos dias da semana em que Pedro treina karatê em uma semana.

Convite às famílias
Convidar a família a participar do jogo proposto na Atividade Principal, além de auxiliar na elaboração dos novos comandos que irão compor o jogo para uso em rodadas futuras.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_24GRM05

(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas