Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Objetivos específicos
Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.
Conceito-chave
Diversas maneiras de confeccionar medidas de tempo.
Recursos necessários
- Será necessário confeccionar um relógio para cada dupla da turma, (ou se desejar, para cada aluno), utilizaremos papel colorido para o círculo, lápis de cor para os números e papel cartão preto para fazer os ponteiros, que serão fixados por um percevejo que estará fixo em um pedaço de borracha escolar.
- Precisaremos também de discos fracionários, que poderão ser confeccionados com papel cartão colorido, ou e.v.a, isopor, o importante será destacar nas cores a proporção de cada fração dentro do planejamento.
- Os alunos utilizarão lápis de cor para pintar os relógios das problemáticas, também é importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha.
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Escreva ou projete no quadro e compartilhe com todos os alunos.
Propósito: Apresentar aos alunos os objetivos da aula.
Retomada (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação:
- Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
- Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.
Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
- É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
- Você consegue identificar outras frações equivalentes?
- Como podemos interpretar estas informações?
- Qual conclusão está sendo apresentada?
Retomada (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação:
- Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
- Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.
Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
- É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
- Você consegue identificar outras frações equivalentes?
- Como podemos interpretar estas informações?
- Qual conclusão está sendo apresentada?
Retomada (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação:
- Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
- Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.
Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
- É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
- Você consegue identificar outras frações equivalentes?
- Como podemos interpretar estas informações?
- Qual conclusão está sendo apresentada?
Retomada (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientação:
- Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
- Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.
Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
- É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
- Você consegue identificar outras frações equivalentes?
- Como podemos interpretar estas informações?
- Qual conclusão está sendo apresentada?
Atividade principal (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
- Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
- Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
- Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.
Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
- Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
- Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
- Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.
Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?
Atividade principal (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
- Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
- Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
- Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.
Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?
Discussão da Solução (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.
Propósito: Analisar frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
- Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
- Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?
Discussão da Solução (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.
Propósito: Analisar frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
- Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
- Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação:
- Leia o slide com os alunos e utilize exemplos dados nas atividades executadas durante a aula.
- Nos exemplos dê especial atenção às medidas de tempo (horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses e anos).
Propósito: Apresentar os procedimentos básicos para se determinar se duas frações são equivalentes e relacioná-las a medidas de tempo.
Raio x
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação:
- Utilizando discos fracionários em e.v.a para os alunos, a sala deve estar separada em grupos de 4 alunos, em seguida serão lançadas problemáticas que questionem a representação por meio de horas.
- Leia para seus alunos e os deixe realizar a atividade sozinhos. Acompanhe silenciosamente o desenvolvimento da estratégia que estes utilizarão, para posteriormente comentar os diversos modos de interpretação.
Propósito: Praticar o raciocínio lógico.
Discuta com a turma:
- Há somente uma maneira de representar a solução desta problemática? De que formas podemos expressá-la?
Materiais complementares para impressão: