10659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Confeccionando medidas de tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.

Conceito-chave

Diversas maneiras de confeccionar medidas de tempo.

Recursos necessários

  • Será necessário confeccionar um relógio para cada dupla da turma, (ou se desejar, para cada aluno), utilizaremos papel colorido para o círculo, lápis de cor para os números e papel cartão preto para fazer os ponteiros, que serão fixados por um percevejo que estará fixo em um pedaço de borracha escolar.
  • Precisaremos também de discos fracionários, que poderão ser confeccionados com papel cartão colorido, ou e.v.a, isopor, o importante será destacar nas cores a proporção de cada fração dentro do planejamento.
  • Os alunos utilizarão lápis de cor para pintar os relógios das problemáticas, também é importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha.

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Escreva ou projete no quadro e compartilhe com todos os alunos.

Propósito: Apresentar aos alunos os objetivos da aula.

Retomada (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?

Retomada (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?

Retomada (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?

Retomada (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?

Atividade principal (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Atividade principal (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Discussão da Solução (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.

Propósito: Analisar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
  • Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
  • Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?

Discussão da Solução (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.

Propósito: Analisar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
  • Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
  • Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação:

  • Leia o slide com os alunos e utilize exemplos dados nas atividades executadas durante a aula.
  • Nos exemplos dê especial atenção às medidas de tempo (horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses e anos).

Propósito: Apresentar os procedimentos básicos para se determinar se duas frações são equivalentes e relacioná-las a medidas de tempo.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Utilizando discos fracionários em e.v.a para os alunos, a sala deve estar separada em grupos de 4 alunos, em seguida serão lançadas problemáticas que questionem a representação por meio de horas.
  • Leia para seus alunos e os deixe realizar a atividade sozinhos. Acompanhe silenciosamente o desenvolvimento da estratégia que estes utilizarão, para posteriormente comentar os diversos modos de interpretação.

Propósito: Praticar o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Há somente uma maneira de representar a solução desta problemática? De que formas podemos expressá-la?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Escreva ou projete no quadro e compartilhe com todos os alunos.

Propósito: Apresentar aos alunos os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.

Conceito-chave

Diversas maneiras de confeccionar medidas de tempo.

Recursos necessários

  • Será necessário confeccionar um relógio para cada dupla da turma, (ou se desejar, para cada aluno), utilizaremos papel colorido para o círculo, lápis de cor para os números e papel cartão preto para fazer os ponteiros, que serão fixados por um percevejo que estará fixo em um pedaço de borracha escolar.
  • Precisaremos também de discos fracionários, que poderão ser confeccionados com papel cartão colorido, ou e.v.a, isopor, o importante será destacar nas cores a proporção de cada fração dentro do planejamento.
  • Os alunos utilizarão lápis de cor para pintar os relógios das problemáticas, também é importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação:

  • Peça para que um aluno leia o texto e em seguida questione o mesmo se já ouviu falar em frações equivalentes, se ele sabe o significado da palavra, ou alguém da turma pode ajudá-lo.
  • Alternativamente as barras horizontais nos slides 5 e 6 podem ser substituídas por uma folha A4 cortada em formato de quadrado. Ao se dobrar o papel de forma paralela às bordas mas passando pelo centro, já se obtém ½ da folha. Dobrando se mais uma vez na direção perpendicular a essa primeira dobra, depois dobrando-se nas duas diagonais e depois dobrando-se ao longo das diagonais em cada quadrante formado, são obtidas as mesmas frações.

Propósito: Identificar diferentes formas fracionárias para representar intervalos de tempo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o significado da palavra “equivalente”?
  • É verdade que 2/8 é uma fração equivalente a ¼?
  • Você consegue identificar outras frações equivalentes?
  • Como podemos interpretar estas informações?
  • Qual conclusão está sendo apresentada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação:

  • Nesta atividade o professor deve ler as orientações para os alunos e verificar se os mesmos compreenderam, questionando as etapas da brincadeira - exemplo: se um grupo não souber responder, o que acontece?. O professor também deve ter o cuidado de estabelecer 5 minutos para cada pergunta, porém ao terem se passado 3 minutos já deve ser perguntado se o grupo responde ou passa, assim o próximo que já supõe-se saber a resposta possui 2 minutos para responder, valendo 5 pontos, caso ninguém saiba a pergunta é anulada e ninguém pontua, assim mantemos o tempo final de 25 minutos estabelecidos.
  • Anote no quadro as respostas dadas por cada grupo.
  • Esta proposta desenvolve o trabalho em grupo, a troca de saberes e o estímulo de raciocínio lógico.
  • Torna-se ainda mais interessante a brincadeira, se o professor trouxer os moldes dos discos de frações, para que os alunos confeccionem.

Propósito: Representar intervalos de tempo, utilizando diferentes frações, conceituando frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos lembrar o que são frações equivalentes e dar-nos um exemplo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.

Propósito: Analisar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
  • Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
  • Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Interprete o texto com seus alunos conduzindo-os ao desenvolvimento de comparações entre as frações, criando uma proximidade com o contexto abordado. Estimule-os a explicarem com suas palavras o que foi exposto como transformação da fração para encontrar frações equivalentes e solicite a alguns alunos que possam ir ao quadro e desenvolver outro exemplo, de acordo com o que foi abordado.

Propósito: Analisar frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam frações equivalentes na atividade que acabaram de realizar?
  • Entre o início da aula e o tempo da atividade, passaram-se 30 minutos. Que frações podemos usar para representar esse tempo se comparado com uma hora (60 minutos)?
  • Como podemos descobrir se duas frações são equivalentes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação:

  • Leia o slide com os alunos e utilize exemplos dados nas atividades executadas durante a aula.
  • Nos exemplos dê especial atenção às medidas de tempo (horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses e anos).

Propósito: Apresentar os procedimentos básicos para se determinar se duas frações são equivalentes e relacioná-las a medidas de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Utilizando discos fracionários em e.v.a para os alunos, a sala deve estar separada em grupos de 4 alunos, em seguida serão lançadas problemáticas que questionem a representação por meio de horas.
  • Leia para seus alunos e os deixe realizar a atividade sozinhos. Acompanhe silenciosamente o desenvolvimento da estratégia que estes utilizarão, para posteriormente comentar os diversos modos de interpretação.

Propósito: Praticar o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Há somente uma maneira de representar a solução desta problemática? De que formas podemos expressá-la?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano