Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_04NUM01
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retoma e Atividade principal
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Você pode enviar os problemas em formato de texto ou enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RuMsbqu6ptAneQrf2NAVEJ3ZCyfKxCupfWhnyRz8hdNyH26jmzWkraPPvjJz/ativaula-mat5-04num01.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem mandar suas resoluções em formato de imagem (foto) ou vídeo explicando as etapas da resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), talvez, nesse momento de aulas remotas, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções” e deixar a interpretação para eles. Sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando a solução e nele mostre as imagens e conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível, você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto cada um dos slides. Você pode sugerir que os alunos gravem vídeos explicando a forma como resolveram os problemas.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam o que entenderam da relação entre as partes e o todo em operações de adição e subtração. Caso considere viável, compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos podem gravar um vídeo explicando suas resoluções ou enviar uma foto.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre a operação de adição e subtração. Sugira que os alunos, juntos com seus familiares, criem um problema com os números da COVID-19 em seu município (casos positivos, suspeitos, curados, etc).
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_04NUM01
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes