Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explicar o objetivo da aula para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Estimule os alunos a responderem as perguntas para recordarem dentre outras ações, a de juntar, separar, comparar e relacionar parte-todo, envolvidos no campo conceitual aditivo, que aborda a adição e subtração como operações complementares na resolução de problemas.
Propósito: Relembrar procedimentos de cálculos, estabelecendo lógica e estratégia próprias, dando significado e consolidando os conceitos envolvidos na situação-problema, enfatizando a adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam as perguntas realizadas pelos personagens Maria e Daniel?
- Quais estratégias e operações vocês utilizarão para responder às questões? Por quê?
- Quais as possibilidades do personagem que perdeu se tornar o ganhador?
- Como seria possível o empate das equipes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha a situação-problema, estimulando os alunos a analisarem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada na resolução. É importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e, em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organizar os alunos em duplas e propor a situação problema, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. Como no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração que envolve as ações de separar/tirar. Por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim, uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.
Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ele utilizou para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplifique as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar à resposta. Socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ter sido aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ele utilizou para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplifique as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar à resposta. Socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Mariana?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ter sido aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ela utilizou para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplifique as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver: no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar, na subtração envolve as ações de separar/tirar e, por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim de uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação-problema e, consequentemente, sua resolução.
Em seguida, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ter sido aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ele utilizou para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplifique as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver: no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar, na subtração envolve as ações de separar/tirar e, por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim de uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação-problema e, consequentemente, sua resolução.
Em seguida, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ter sido aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ele utilizou para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11).
Orientações: Exemplifique as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver: no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar, na subtração envolve as ações de separar/tirar e, por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim de uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação-problema e, consequentemente, sua resolução.
Em seguida, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ter sido aplicados para resolver esse problema?
- Quais operações ele utilizou para resolver?
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão de resolver o problema.
Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e subtração.
Discuta com a turma:
- Quais informações você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
- Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
- Qual estratégia você utilizou para resolver o problema?
Materiais complementares:
Raio-X para impressão
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar