10658
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas que envolvem adição e subtração de números naturais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre resolução de problemas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a adição e subtração de números naturais.
  2. Compreender a adição e subtração como operações complementares.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conhecimentos prévios

Adição e subtração de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.






Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas para recordarem dentre outras, as ações de juntar, separar, comparar e relacionar parte-todo, envolvidos no campo conceitual aditivo, que aborda a adição e subtração como operações complementares na resolução de problemas.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculos, estabelecendo lógica e estratégia próprias, dando significado e consolidando os conceitos envolvidos na situação problema, enfatizando a adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as perguntas realizadas pelos personagens Maria e Daniel?
  • Quais estratégias e operações vocês utilizarão para responder às questões? Por quê?
  • Quais as possibilidades do personagem que perdeu se tornar o ganhador?
  • Como seria possível o empate das equipes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organizar os alunos em duplas e propor a situação problema, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organizar os alunos em duplas e propor a situação problema, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. Como no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração que envolve as ações de separar/tirar. Por fim desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Mariana?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ela utilizou para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. No caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração envolve as ações de separar/tirar. Por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. No caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração envolve as ações de separar/tirar. Por fim desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver: no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar, na subtração envolve as ações de separar/tirar e, por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação-problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre esclarecendo que a adição e a subtração são operações complementares, ou seja, fazem parte de um mesmo campo conceitual, o campo aditivo. Portanto, não constituem operações inversas, mas sim, que se relacionam.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

E no livro: Bittar, M; Muniz CA. A aprendizagem de matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Ed. CRV, 2009.

Propósito: Finalizar a aula buscando a compreensão da adição e subtração como operações complementares.

Discuta com a turma:

  • O que significa a relação entre as partes e o todo?
  • Podemos usar a adição e a subtração para resolver um mesmo problema? De que forma?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
  • Qual estratégia você utilizou para resolver o problema?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a adição e subtração de números naturais.
  2. Compreender a adição e subtração como operações complementares.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conhecimentos prévios

Adição e subtração de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas para recordarem dentre outras, as ações de juntar, separar, comparar e relacionar parte-todo, envolvidos no campo conceitual aditivo, que aborda a adição e subtração como operações complementares na resolução de problemas.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculos, estabelecendo lógica e estratégia próprias, dando significado e consolidando os conceitos envolvidos na situação problema, enfatizando a adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam as perguntas realizadas pelos personagens Maria e Daniel?
  • Quais estratégias e operações vocês utilizarão para responder às questões? Por quê?
  • Quais as possibilidades do personagem que perdeu se tornar o ganhador?
  • Como seria possível o empate das equipes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organizar os alunos em duplas e propor a situação problema, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organizar os alunos em duplas e propor a situação problema, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretam corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. Como no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração que envolve as ações de separar/tirar. Por fim desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todas os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Mariana?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ela utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. No caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração envolve as ações de separar/tirar. Por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver. No caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar e na subtração envolve as ações de separar/tirar. Por fim desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Guilherme?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (Slides 6 a 11)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para se chegar na resposta. Sugira alguns procedimentos gerais para facilitar a resolução de problemas, como ler e organizar os dados do problema para facilitar a compreensão; identificar qual(is) operação(ões) será(ão) utilizada(as) para resolver: no caso da adição, compreende as ideias de juntar/acrescentar, na subtração envolve as ações de separar/tirar e, por fim, desenvolver as estratégias de cálculo para a resolução. Não se trata de uma regra ou sequência a ser seguida na resolução de problemas, mas sim uma sugestão para facilitar a interpretação do próprio texto da situação-problema e consequentemente sua resolução.

Em seguida, o professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução do problema proposto, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada por Cauê?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Quais operações ele utilizou para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre esclarecendo que a adição e a subtração são operações complementares, ou seja, fazem parte de um mesmo campo conceitual, o campo aditivo. Portanto, não constituem operações inversas, mas sim, que se relacionam.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

E no livro: Bittar, M; Muniz CA. A aprendizagem de matemática na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Ed. CRV, 2009.

Propósito: Finalizar a aula buscando a compreensão da adição e subtração como operações complementares.

Discuta com a turma:

  • O que significa a relação entre as partes e o todo?
  • Podemos usar a adição e a subtração para resolver um mesmo problema? De que forma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
  • Qual estratégia você utilizou para resolver o problema?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano