10657
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de fração por um número natural tendo com resultado uma fração maior que uma unidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver situações envolvendo multiplicação de número fracionário por natural, sendo o resultado uma fração maior que a unidade.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Resolver situações envolvendo multiplicação de número fracionário por natural, sendo o resultado uma fração maior que a unidade.

Conceito-chave

Operação de multiplicação envolvendo uma fração e um número natural.

Conhecimentos prévios

Frações e adição com frações.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração.

Discuta com a turma:

  • Que quantidade a fração ½ representa?
  • Para fazer a receita serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
  • Quando a receita indica que é necessário ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita original, ou seja, antes de dobrar a receita?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, dentre outros aspectos que possam surgir. Observe que esta atividade possibilitará o aluno perceber que o dobro de meio, corresponde a duas vezes a quantidade e que mentalmente o aluno consegue identificar o dobro de uma fração cotidiana.

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração, assim como da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural.

Discuta com a turma:

  • Que quantidade a fração ½ representa?
  • Para fazer a receita original quantas serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
  • Quando a receita indica que é necessária ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Propor discussões e reflexões em torno das possibilidades de estratégias para a resolução do problema. É importante lembrar a importância de ressignificar o erro, caso haja, apresentando questionamentos ao aluno.

Propósito: Compreender o resultado encontrado em uma multiplicação de uma fração por um número natural e que este resultado pode representar quantidade maior do que uma unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas cartolinas foram utilizadas na atividade?
  • O que significa o numerador da fração que você encontrou como resposta?
  • Qual operação você utilizou para resolver o problema? Poderia ser outra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Inicialmente, faz-se necessário destacar a representação de cada pedaço em relação a cartolina inteira, ou seja, a relação parte todo. Em seguida, representar a cartolina inteira a partir da multiplicação (ou adição de parcelas iguais) tanto pelo desenho como pela descrição da operação.

Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural.

Discuta com a turma:

  • Por que o problema informa que cada pedaço representa ? da cartolina?
  • O que significa a fração 5/5? O que indica o 5 que está no numerador e o que significa o 5 que está no denominador?
  • Que quantidade representa uma fração que tem numerador e denominador iguais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina, discutir a relação entre 1 cartolina e o todo de cartolina utilizada pela professora (ou seja, os 25 pedaços). Para isso, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.

Propósito: Possibilitar que o aluno compreenda o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.

Discuta com a turma:

  • O que significa a fração 25/5?
  • O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina,o aluno pode observar que ele poderá apenas multiplicar cada pedaço ? vinte e cinco vezes, mediante que foram utilizados 25 pedaços. Assim, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.

Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.

Discuta com a turma:

  • O que significa a fração 25/5?
  • O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.

Propósito: Compreender o significado de uma fração que representa uma quantidade maior do que uma unidade, a partir da resolução de problemas de multiplicação de um fração por um número natural.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
  • Você compreendeu a relação entre o numerador e o denominador de uma fração maior do que uma unidade?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar as possíveis dificuldades quanto a compreensão do significado de uma fração maior do que uma unidade.

Propósito: Identificar se o aluno, a partir das discussões vivenciadas na aula, apresenta a habilidade de compreender uma fração que representa uma quantidade maior do que 1 unidade como resultado da multiplicação de uma fração por um número natural.

Discuta com a turma:

  • Se uma fração pode representar a relação parte todo, quantas partes do todo representa a fração do problema proposto?
  • Guilherme comeu mais ou menos do que 1 barra de chocolate?
  • Se ele comeu mais de 1 barra de chocolate, quantas ele comeu?
  • Se ele comeu alguns pedaços, quantos foram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Resolver situações envolvendo multiplicação de número fracionário por natural, sendo o resultado uma fração maior que a unidade.

Conceito-chave

Operação de multiplicação envolvendo uma fração e um número natural.

Conhecimentos prévios

Frações e adição com frações.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, problemas matemáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, dentre outros aspectos que possam surgir.

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração.

Discuta com a turma:

  • Que quantidade a fração ½ representa?
  • Para fazer a receita serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
  • Quando a receita indica que é necessário ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita original, ou seja, antes de dobrar a receita?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, dentre outros aspectos que possam surgir. Observe que esta atividade possibilitará o aluno perceber que o dobro de meio, corresponde a duas vezes a quantidade e que mentalmente o aluno consegue identificar o dobro de uma fração cotidiana.

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração, assim como da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural.

Discuta com a turma:

  • Que quantidade a fração ½ representa?
  • Para fazer a receita original quantas serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
  • Quando a receita indica que é necessária ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Propor discussões e reflexões em torno das possibilidades de estratégias para a resolução do problema. É importante lembrar a importância de ressignificar o erro, caso haja, apresentando questionamentos ao aluno.

Propósito: Compreender o resultado encontrado em uma multiplicação de uma fração por um número natural e que este resultado pode representar quantidade maior do que uma unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas cartolinas foram utilizadas na atividade?
  • O que significa o numerador da fração que você encontrou como resposta?
  • Qual operação você utilizou para resolver o problema? Poderia ser outra?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Inicialmente, faz-se necessário destacar a representação de cada pedaço em relação a cartolina inteira, ou seja, a relação parte todo. Em seguida, representar a cartolina inteira a partir da multiplicação (ou adição de parcelas iguais) tanto pelo desenho como pela descrição da operação.

Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural.

Discuta com a turma:

  • Por que o problema informa que cada pedaço representa ? da cartolina?
  • O que significa a fração 5/5? O que indica o 5 que está no numerador e o que significa o 5 que está no denominador?
  • Que quantidade representa uma fração que tem numerador e denominador iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina, discutir a relação entre 1 cartolina e o todo de cartolina utilizada pela professora (ou seja, os 25 pedaços). Para isso, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.

Propósito: Possibilitar que o aluno compreenda o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.

Discuta com a turma:

  • O que significa a fração 25/5?
  • O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação

Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina,o aluno pode observar que ele poderá apenas multiplicar cada pedaço ? vinte e cinco vezes, mediante que foram utilizados 25 pedaços. Assim, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.

Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.

Discuta com a turma:

  • O que significa a fração 25/5?
  • O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.

Propósito: Compreender o significado de uma fração que representa uma quantidade maior do que uma unidade, a partir da resolução de problemas de multiplicação de um fração por um número natural.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
  • Você compreendeu a relação entre o numerador e o denominador de uma fração maior do que uma unidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar as possíveis dificuldades quanto a compreensão do significado de uma fração maior do que uma unidade.

Propósito: Identificar se o aluno, a partir das discussões vivenciadas na aula, apresenta a habilidade de compreender uma fração que representa uma quantidade maior do que 1 unidade como resultado da multiplicação de uma fração por um número natural.

Discuta com a turma:

  • Se uma fração pode representar a relação parte todo, quantas partes do todo representa a fração do problema proposto?
  • Guilherme comeu mais ou menos do que 1 barra de chocolate?
  • Se ele comeu mais de 1 barra de chocolate, quantas ele comeu?
  • Se ele comeu alguns pedaços, quantos foram?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano