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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - As inclinações e as relações métricas em triângulos retângulos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Hipotenusa, catetos, alturas, inclinações, rampas e escadas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia Adolf Lutz Keller,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.

Conceito-chave

Hipotenusa, catetos, alturas, inclinações, rampas e escadas.

Recursos necessários

Cópia das folhas de atividades de retomada e da atividade principal por grupos ou por aluno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula e apresente aos alunos imagens de rampas e escadas, mostrando que podem ser comparados como triângulos retângulos.

Propósito: Despertar o interesse dos alunos para resolução das situações propostas.

Discuta com a turma:

  • Ao apresentar uma rampa, qual medida corresponde à hipotenusa? E aos catetos?
  • Ao colocar uma escada na parede, qual lado do triângulo seria correspondente à escada? E à parede? E ao chão?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Para realização das atividades divida os alunos em grupos de 3 a 4 alunos. Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Discuta com a turma:

  • A escada corresponde a que medida no triângulo?
  • A altura seria correspondente a que medida no triângulo?
  • O espaço no chão corresponde ao lado do triângulo? Que lado seria esse?
  • O que significa, no triângulo,o ferro que segura a escada?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para um novo amigo. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Vamos ajudar os alunos do 9º ano a construir a rampa para o amigo?
  • Como recepcionamos novos colegas em classe? Tentamos ajudar a se enturmar?
  • Nossa escola e nossa cidade está preparada para receber alunos com deficiências?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para o Bruno. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema. Neste momento é apresentado um apoio, em forma de L, para que os alunos possam utilizar na construção da rampa. Faça uma análise com os alunos sobre o tamanho da rampa e a inclinação necessária. Eles devem perceber que quanto mais íngreme for a rampa, menor será seu tamanho, ou seja, a rampa ideal deverá ter um tamanho maior para que a inclinação seja pequena.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Como essa peça poderá ser encaixada para apoiar a rampa?
  • Há mais de uma maneira de colocá-la?
  • Preciso apoiar a peça de maneira que ela fique fixa e não se mova?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para o Bruno. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema. Aqui apresentamos aos alunos as opções para a colocação da rampa. Os alunos deverão verificar quais desses itens é melhor para colocar a rampa.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tamanho da rampa e sua inclinação?
  • Qual dessas maneiras proporciona uma rampa maior, portanto menos inclinada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Depois de discutida a posição que o L deve ser colocado, os alunos deverão calcular qual será o comprimento da rampa que ajudará o amigo. Chame a atenção que a rampa, juntamente com o suporte formará um triângulo retângulo e que o L será a altura relativa à hipotenusa.

Propósito: Utilizar relações métricas para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Como determinar o tamanho da rampa?
  • Que figura será formada quando a rampa for colocada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Neste momento, deverá ser calculada a distância que o início da rampa se encontra do degrau. Peça informações aos alunos sobre a figura formada pelo chão, pelo degrau e pela rampa. Identifique o que cada parte corresponde de um triângulo retângulo e qual a possível solução para o problema.

Propósito: Utilizar relações métricas para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual figura se assemelha à rampa com o L? O degrau seria correspondente a que parte do triângulo? E o chão?
  • O cano do ferro que está apoiando a rampa seria que parte do triângulo?
  • Com as medidas comparadas acima posso determinar alguma relação métrica já estudada?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A discussão apresentada aqui está realizada na resolução da atividade principal. Vamos discutir porque as outras soluções não seriam possíveis de representar a solução do problema proposto.

Propósito: Refletir sobre as possíveis posições do triângulo e porque elas não são válidas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com cada caso?
  • Vamos analisar cada caso separado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A primeira situação dispõe o L da forma que o menor lado está coincidindo com o canto inferior do degrau. Os alunos perceberão que esta posição é possível. O problema será que a hipotenusa, que seria equivalente à rampa, é menor do que na resolução, ou seja, neste caso a hipotenusa seria igual a 72,9cm, bem menor que 250cm da resolução, com isso a rampa ficaria de uma maneira muito inclinada, o que dificultaria o acesso do Bruno à quadra.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá se a rampa for menor? Isso facilita o deslocamento de Bruno?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A primeira situação dispõe o L numa situação onde o menor lado está coincidindo com o canto inferior do degrau. Os alunos perceberão que esta posição é possível, mas a hipotenusa, que seria equivalente à rampa, é menor do que na resolução, com isso a rampa ficaria de uma maneira muito inclinada, o que dificultaria o acesso do Bruno à quadra. Leve o aluno a perceber que esta rampa formada ficaria igual à situação anterior, mas o triângulo troca a posição dos catetos.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá se a rampa for menor? Isso facilita o deslocamento de Bruno?
  • Esta situação é semelhante à anterior? O que muda? O que se mantém?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • Esse triângulo se assemelha ao triângulo da resolução?
  • Qual a medida dos catetos?
  • Ambos os catetos podem corresponder à altura do degrau?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Desperte no aluno essa percepção de que a representação da situação problema proposta ajuda na resolução do exercício e facilita a compreensão. Mostre também que é importante anotar no esquema realizado os valores dados e os valores que queremos determinar.

Propósito: Verificar a importância de realizar esquemas para resolução de situações problemas.

Discuta com a turma:

  • A realização de esquemas facilita a resolução. Você concorda?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste raio X, tentamos explorar as mesmas características realizadas em sala de aula. A atividade deve ser realizada individualmente. Oriente os alunos a desenharem a situação proposta.
Propósito: Aplicar as relações métricas em triângulos retângulos.

Discuta com a turma:

  • Houve dificuldade para resolução deste exercício?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula e apresente aos alunos imagens de rampas e escadas, mostrando que podem ser comparados como triângulos retângulos.

Propósito: Despertar o interesse dos alunos para resolução das situações propostas.

Discuta com a turma:

  • Ao apresentar uma rampa, qual medida corresponde à hipotenusa? E aos catetos?
  • Ao colocar uma escada na parede, qual lado do triângulo seria correspondente à escada? E à parede? E ao chão?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Aplicar as relações métricas em situações problemas de construção de rampas e escadas.

Conceito-chave

Hipotenusa, catetos, alturas, inclinações, rampas e escadas.

Recursos necessários

Cópia das folhas de atividades de retomada e da atividade principal por grupos ou por aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Para realização das atividades divida os alunos em grupos de 3 a 4 alunos. Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Discuta com a turma:

  • A escada corresponde a que medida no triângulo?
  • A altura seria correspondente a que medida no triângulo?
  • O espaço no chão corresponde ao lado do triângulo? Que lado seria esse?
  • O que significa, no triângulo,o ferro que segura a escada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3, 4, 5 e 6)

Orientações: Serão propostas 3 situações problemas de aplicação das relações métricas. Os alunos deverão transformar a situação proposta em um triângulo retângulo, marcar as medidas dadas e resolver o problema proposto.

Propósito: Resolver situações problemas, transferindo para triângulos retângulos e aplicando as relações métricas conhecidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para um novo amigo. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Vamos ajudar os alunos do 9º ano a construir a rampa para o amigo?
  • Como recepcionamos novos colegas em classe? Tentamos ajudar a se enturmar?
  • Nossa escola e nossa cidade está preparada para receber alunos com deficiências?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para o Bruno. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema. Neste momento é apresentado um apoio, em forma de L, para que os alunos possam utilizar na construção da rampa. Faça uma análise com os alunos sobre o tamanho da rampa e a inclinação necessária. Eles devem perceber que quanto mais íngreme for a rampa, menor será seu tamanho, ou seja, a rampa ideal deverá ter um tamanho maior para que a inclinação seja pequena.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Como essa peça poderá ser encaixada para apoiar a rampa?
  • Há mais de uma maneira de colocá-la?
  • Preciso apoiar a peça de maneira que ela fique fixa e não se mova?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Os alunos serão questionados a formular hipóteses para que possam construir a rampa para o Bruno. Para isso, serão fornecidas algumas informações que auxiliarão os alunos na solução do problema. Aqui apresentamos aos alunos as opções para a colocação da rampa. Os alunos deverão verificar quais desses itens é melhor para colocar a rampa.

Propósito: Apresentar uma situação problema para que os alunos resolvam, tendo como motivo a ajuda ao próximo.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre o tamanho da rampa e sua inclinação?
  • Qual dessas maneiras proporciona uma rampa maior, portanto menos inclinada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Depois de discutida a posição que o L deve ser colocado, os alunos deverão calcular qual será o comprimento da rampa que ajudará o amigo. Chame a atenção que a rampa, juntamente com o suporte formará um triângulo retângulo e que o L será a altura relativa à hipotenusa.

Propósito: Utilizar relações métricas para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Como determinar o tamanho da rampa?
  • Que figura será formada quando a rampa for colocada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7, 8, 9, 10 e 11).

Orientações: Neste momento, deverá ser calculada a distância que o início da rampa se encontra do degrau. Peça informações aos alunos sobre a figura formada pelo chão, pelo degrau e pela rampa. Identifique o que cada parte corresponde de um triângulo retângulo e qual a possível solução para o problema.

Propósito: Utilizar relações métricas para resolver situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Qual figura se assemelha à rampa com o L? O degrau seria correspondente a que parte do triângulo? E o chão?
  • O cano do ferro que está apoiando a rampa seria que parte do triângulo?
  • Com as medidas comparadas acima posso determinar alguma relação métrica já estudada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A discussão apresentada aqui está realizada na resolução da atividade principal. Vamos discutir porque as outras soluções não seriam possíveis de representar a solução do problema proposto.

Propósito: Refletir sobre as possíveis posições do triângulo e porque elas não são válidas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com cada caso?
  • Vamos analisar cada caso separado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A primeira situação dispõe o L da forma que o menor lado está coincidindo com o canto inferior do degrau. Os alunos perceberão que esta posição é possível. O problema será que a hipotenusa, que seria equivalente à rampa, é menor do que na resolução, ou seja, neste caso a hipotenusa seria igual a 72,9cm, bem menor que 250cm da resolução, com isso a rampa ficaria de uma maneira muito inclinada, o que dificultaria o acesso do Bruno à quadra.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá se a rampa for menor? Isso facilita o deslocamento de Bruno?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: A primeira situação dispõe o L numa situação onde o menor lado está coincidindo com o canto inferior do degrau. Os alunos perceberão que esta posição é possível, mas a hipotenusa, que seria equivalente à rampa, é menor do que na resolução, com isso a rampa ficaria de uma maneira muito inclinada, o que dificultaria o acesso do Bruno à quadra. Leve o aluno a perceber que esta rampa formada ficaria igual à situação anterior, mas o triângulo troca a posição dos catetos.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá se a rampa for menor? Isso facilita o deslocamento de Bruno?
  • Esta situação é semelhante à anterior? O que muda? O que se mantém?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Discuta com a turma:

  • Esse triângulo se assemelha ao triângulo da resolução?
  • Qual a medida dos catetos?
  • Ambos os catetos podem corresponder à altura do degrau?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12, 13, 14, 15, 16 e 17).

Orientações: Esta posição leva o aluno a acreditar que esta é uma possível solução do exercício, já que a rampa apresenta a mesma medida da resolução correta. Analogamente aos slides 13 e 14 (situação 1 e 2), nesta situação o triângulo formado com a rampa é exatamente o mesmo triângulo formado na resolução do problema. O que devemos levar o aluno a investigar neste exercício é: “Por que não pode ser esta a solução do problema?” Porque se alterarmos as posições dos catetos, a medida de 240cm será muito maior que a altura de 70cm relativa ao degrau.

Propósito: Discutir outras posições possíveis para a construção da rampa e refletir porque a alternativa não é a mais apropriada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Desperte no aluno essa percepção de que a representação da situação problema proposta ajuda na resolução do exercício e facilita a compreensão. Mostre também que é importante anotar no esquema realizado os valores dados e os valores que queremos determinar.

Propósito: Verificar a importância de realizar esquemas para resolução de situações problemas.

Discuta com a turma:

  • A realização de esquemas facilita a resolução. Você concorda?

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste raio X, tentamos explorar as mesmas características realizadas em sala de aula. A atividade deve ser realizada individualmente. Oriente os alunos a desenharem a situação proposta.
Propósito: Aplicar as relações métricas em triângulos retângulos.

Discuta com a turma:

  • Houve dificuldade para resolução deste exercício?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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