10654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Aprendendo com a calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problemas com o uso da calculadora na realização de operações com números naturais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, calculadora ou a própria calculadora dos dispositivos móveis.
- Opcionais: Google Meet, Google docs. Para saber mais: Usar ou não a calculadora em sala de aula (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade Principal
Esse plano tem dois momento de atividades principais. Vamos focar no segundo. Garanta que todos os alunos saibam usar as funções da calculadora para que a atividade seja possível. Caso contrário, você precisa vivenciar a retomada com eles.

O uso da calculadora é um recurso para que eles investiguem e busquem estratégias para responder as questões propostas por meio das quatro operações, com o obstáculo das teclas quebradas. É importante que os alunos escrevam no caderno a sequência de teclas que usaram para chegar ao resultado.

Discussão das Soluções
Se a aula for síncrona, compartilhe a tela do computador com os alunos e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para os desafios propostos. Em seguida, abra o áudio do celular ou do Google Meet e converse com eles sobre as descobertas. Abra uma nova tela e vá anotando as possibilidades de resoluções. Os estudantes podem fotografar e enviar pelo Whataspp para que você organize um painel de soluções com as possíveis descobertas.

Em seguida, converse com os alunos sobre as conclusões, possíveis dificuldades e como pensaram para chegar ao resultado. Se a aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você também pode enviar alguns registros de alunos e pedir para comentarem os caminhos escolhidos e compararem com os que fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Uma preocupação que alguns familiares possuem é quanto ao uso da calculadora nas aulas de matemática. Quem sabe esse não seria um bom momento para uma conversa?

Sugira que os alunos convide algum familiar para resolver a situação proposta na atividade principal e depois ler o artigo sugerido (disponível aqui). Será que, mesmo com as teclas quebradas e utilizando a calculadora, a situação seria resolvida? Boa hora para saber!

Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.

 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_04NUM05

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas