Plano de Aula

Plano de aula: Semelhança em Triângulos Justapostos.

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Condições suficientes para a semelhança entre triângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eduardo Post

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

Objetivos específicos

  1. Traçar um segmento paralelo a um dos lados de um triângulo e determinar dois triângulos semelhantes.
  2. Verificar que triângulos justapostos, com um ângulo em comum e um dos lados paralelos, são semelhantes.

Conceito-chave

Semelhança de triângulos.

Conhecimentos prévios

Razão de semelhança e critérios de semelhança de triângulos.

Recursos necessários

Atividades impressas,  Lápis, Borracha, Papel, Régua, Transferidor, Compasso e Tesoura.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Traçar um segmento paralelo a um dos lados de um triângulo e determinar dois triângulos semelhantes.
  2. Verificar que triângulos justapostos, com um ângulo em comum e um dos lados paralelos, são semelhantes.