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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Semelhança em Triângulos Justapostos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Semelhança de triângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Post

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_13GEO03)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram dos casos de semelhança de triângulos e do teorema de Tales para retas paralelas cortadas por transversais.

Atividade principal
- Determine que, acessem o Geogebra (instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT)
- Agora solicite que sigam os passos abaixo:
     1. Clicando (com o botão direito do mouse) desmarque a opção malha e eixos para que eles não estejam na tela.
     2. Com a opção “reta” construa uma reta.
     3. Com a opção “reta paralela” construa retas paralelas com espaçamentos diferentes. Esconda todos os pontos formados ao desmarcar a opção “exibir objeto” clicando com o botão direito do mouse.
     4. Com a opção “ponto” crie um ponto sobre a reta superior.
     5. Com a opção “reta” construa retas transversais a partir do ponto criado na reta superior. Isso garante a formação de um triângulo cortado por uma reta.
     6. Com a opção “polígono” construa o triângulo maior e o triângulo menor, formados nessa construção. Anote o valor das medidas dos lados que ficam expostos na janela da álgebra.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, mostre os valores são proporcionais.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando que o teorema de Tales está implícito nos casos de semelhança de triângulos.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_13GEO03

(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.


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Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

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