10652
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Combinação no diagrama

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo o diagrama.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo o diagrama.

Conceito-chave

Raciocínio combinatório.

Construção de diagrama.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, lápis de cor.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresentem no quadro ou slides o problema. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos as possibilidades coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as. Podendo utilizar letras, palavras, desenhos, figuras ou códigos.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que Tânia gosta de fazer?
  • Com quem ela gosta de brincar?
  • Quais os dias da semana Tânia pode brincar?
  • Quais os tipos de brincadeiras Tânia vai brincar?
  • O que a pergunta pede?
  • Como registrar as combinações?
  • Existe outra forma?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer as combinações, precisa utilizar um brinco, uma pulseira e um colar de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que tem no porta-jóias de Lívia Cristina?
  • Quais os dias Lívia Cristina usa os acessórios?
  • Você pode me contar como Lívia Cristina usa esses acessórios?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual é a representação que você precisa usar na resolução?

Propósito: Resolver o problema, utilizando árvore de posibilidades.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro. Se desejar, peça aos alunos que registrem a síntese no caderno.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?
  • O que está sendo solicitado?

Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo diagramas, com autonomia.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Desenvolver o raciocínio combinatório, construindo o diagrama.

Conceito-chave

Raciocínio combinatório.

Construção de diagrama.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, lápis de cor.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresentem no quadro ou slides o problema. Em seguida, dê uns minutos para que pensem nas diversas estratégias para chegar a solução. Discuta com os alunos as possibilidades coletivamente e vá registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando-as. Podendo utilizar letras, palavras, desenhos, figuras ou códigos.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre combinação de elementos, necessário para o desenvolvimento da aula.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que Tânia gosta de fazer?
  • Com quem ela gosta de brincar?
  • Quais os dias da semana Tânia pode brincar?
  • Quais os tipos de brincadeiras Tânia vai brincar?
  • O que a pergunta pede?
  • Como registrar as combinações?
  • Existe outra forma?

Materiais Complementares:

Atividade retomada

Resolução retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo. Acompanhe e oriente as duplas fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que para fazer as combinações, precisa utilizar um brinco, uma pulseira e um colar de maneiras diferentes.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que tem no porta-jóias de Lívia Cristina?
  • Quais os dias Lívia Cristina usa os acessórios?
  • Você pode me contar como Lívia Cristina usa esses acessórios?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual é a representação que você precisa usar na resolução?

Propósito: Resolver o problema, utilizando árvore de posibilidades.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 a 8).

Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar o diagrama, sabendo que eles podem usar outras maneiras de resolver (desenhos, palavras, siglas ou códigos). Peça que façam as soluções no quadro e depois expliquem a toda turma.

Após a discussão, apresente os slides e peça que comparem com suas soluções se forem diferentes.

Discuta com a turma:

  • Pode mostrar como fez as combinações?
  • Você acha que pode fazer outro tipo de diagrama?
  • O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
  • Pode mostrar outro jeito de fazer essas combinações?
  • Qual a diferença entre o tipo de diagrama que você montou e as dos seus colegas?
  • Qual a semelhança entre o diagrama que você montou e as dos seus colegas?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro. Se desejar, peça aos alunos que registrem a síntese no caderno.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente o slide, distribua a atividade aos alunos ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo apresentado. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Quais as perguntas do problema?
  • O que está sendo solicitado?

Propósito: Verificar se o aluno consegue fazer as combinações, construindo diagramas, com autonomia.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano