10650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Cálculo Mental com o jogo Virando as Cartas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre cálculo mental

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conhecimentos prévios

Adição e subtração com números naturais

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Dados
  • Cartas numeradas
  • Tabela de pontos
  • Projetor de slides
  • Lousa/quadro/canetão/giz
  • Calculadora




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se há alguma forma de resolvermos uma operação sem utilizar nenhum aparelho eletro-eletrônico (calculadora, celular, relógio,...), nem lápis e papel. Explique aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos, terão que compartilhar com os amigos como pensaram para a realização dos mesmos. Explique ainda que irá registrar na lousa algumas informações importantes e que ao final da aula poderão rever essas anotações. Anote na lousa a resposta do aluno mediante as propostas que serão realizadas e peça que expliquem como funciona esse tipo de cálculo (mental). Professor, nesse momento os alunos estarão sendo protagonistas da aula e certamente se envolverão muito mais do que se disséssemos simplesmente que a aula seria sobre cálculo mental. Aproveite isso!

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nenhum recurso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar recursos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Professor, explique aos alunos que o cálculo mental deve acontecer de forma sistemática para que se apropriem dele, sendo assim, deve ser explorado regularmente nas aulas de matemática. Para a aula de hoje, selecionamos um jogo que irá ajudá-los a calcular mentalmente com maior agilidade. Socialize com a turma o nome do jogo, “Virando as Cartas”, e diga que irão estudar as regras para poder colocá-lo em prática.

Professor, esse jogo foi pensado tendo como base o jogo “Feche a caixa”. Caso tenha acesso a uma sala de informática, seria interessante apresentar e desenvolver o jogo com o alunos também. Você pode acessar o jogo na página da Revista Nova Escola ou clicando aqui.

Nesta etapa, após separar a turma em trios considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, cada aluno deverá ter o seu conjunto de fichas numéricas e seu quadro de pontos e, o trio, seus dois dados, que podem ser comprados ou confeccionados, ficando a critério do professor.

Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar a jogada de Mariana no jogo Virando as Cartas. Para esse momento, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • O que será que aconteceu com Mariana durante suas jogadas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, apresente aos alunos a 1ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram, quantos quadradinhos ela teria de pintar em seu quadro de pontos e quantos restariam. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E quantos sobraram?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, apresente aos alunos a 2ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram. Explique a eles que para cada rodada usaremos uma cor diferente para demonstrar os quadradinhos pintados por Mariana. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E agora, juntando os pontos perdidos na primeira e na segunda rodada, quantos sobraram?
  • O que acontecerá se na próxima rodada sobrar um número maior que esse nas cartas de Mariana?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 3ª rodada de Mariana. Pergunte qual a cor utilizada para marcar os pontos que Mariana perdeu nesta rodada. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E agora, juntando os pontos perdidos nas 3 primeiras rodadas, quantos pontos sobraram?
  • O que deve acontecer na próxima jogada para que Mariana não passe a vez para o outro integrante do seu trio?
  • Até agora, em qual jogada Mariana perdeu mais pontos? E em qual perdeu menos pontos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 4ª rodada de Mariana. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Pergunte a eles quantos pontos Mariana perdeu nessa rodada. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Nessa rodada, podemos dizer que Mariana teve sorte ou azar? Por quê?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
  • Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
  • O que isso significa de acordo com as regras do jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
  • Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
  • O que isso significa de acordo com as regras do jogo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso treinar bastante para não cometer erros. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos mobilizam os conhecimentos adquiridos em outra situação utilizando cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Conhecimentos prévios

Adição e subtração com números naturais

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Dados
  • Cartas numeradas
  • Tabela de pontos
  • Projetor de slides
  • Lousa/quadro/canetão/giz
  • Calculadora



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se há alguma forma de resolvermos uma operação sem utilizar nenhum aparelho eletro-eletrônico (calculadora, celular, relógio,...), nem lápis e papel. Explique aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos, terão que compartilhar com os amigos como pensaram para a realização dos mesmos. Explique ainda que irá registrar na lousa algumas informações importantes e que ao final da aula poderão rever essas anotações. Anote na lousa a resposta do aluno mediante as propostas que serão realizadas e peça que expliquem como funciona esse tipo de cálculo (mental). Professor, nesse momento os alunos estarão sendo protagonistas da aula e certamente se envolverão muito mais do que se disséssemos simplesmente que a aula seria sobre cálculo mental. Aproveite isso!

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nenhum recurso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar recursos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Slides 3 - 5 = 5 minutos.

Orientações: Entregue um pedaço de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O ideal é que o mesmo seja motivado a solucionar mentalmente, e para isso você pode ir questionando-o: “O que você acha de refazermos seu cálculo para nos certificarmos do resultado?” ou “Vamos pensar juntos, quanto é 800 + 100? E 40 + 20? E 5 + 3? E se juntarmos tudo isso, quanto ficará?” . Após perceber que a maioria já o finalizou (+ ou - 2 min.), peça que contem para um colega como pensaram para chegar ao resultado. Circule pela sala ouvindo as discussões e já aproveite para ir selecionando quais alunos irão expor para o grupo como pensaram. O aluno que for expor como pensou, pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que todos os demais compreendam seu raciocínio.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar a lousa os alunos que você escolheu previamente)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Professor, explique aos alunos que o cálculo mental deve acontecer de forma sistemática para que se apropriem dele, sendo assim, deve ser explorado regularmente nas aulas de matemática. Para a aula de hoje, selecionamos um jogo que irá ajudá-los a calcular mentalmente com maior agilidade. Socialize com a turma o nome do jogo, “Virando as Cartas”, e diga que irão estudar as regras para poder colocá-lo em prática.

Professor, esse jogo foi pensado tendo como base o jogo “Feche a caixa”. Caso tenha acesso a uma sala de informática, seria interessante apresentar e desenvolver o jogo com o alunos também. Você pode acessar o jogo na página da Revista Nova Escola ou clicando aqui.

Nesta etapa, após separar a turma em trios considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, cada aluno deverá ter o seu conjunto de fichas numéricas e seu quadro de pontos e, o trio, seus dois dados, que podem ser comprados ou confeccionados, ficando a critério do professor.

Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 11) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em duplas, trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o conjunto de fichas coloridas para cada aluno, bem como dois dados para cada equipe. Lembre-se, que a formação ds grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se interar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, a cada regra lida e discutida é interessante questionar com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar a jogada de Mariana no jogo Virando as Cartas. Para esse momento, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • O que será que aconteceu com Mariana durante suas jogadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, apresente aos alunos a 1ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram, quantos quadradinhos ela teria de pintar em seu quadro de pontos e quantos restariam. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E quantos sobraram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, apresente aos alunos a 2ª rodada de Mariana. Após analisarem a tabela, questione-os sobre as cartas que sobraram. Explique a eles que para cada rodada usaremos uma cor diferente para demonstrar os quadradinhos pintados por Mariana. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E agora, juntando os pontos perdidos na primeira e na segunda rodada, quantos sobraram?
  • O que acontecerá se na próxima rodada sobrar um número maior que esse nas cartas de Mariana?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 3ª rodada de Mariana. Pergunte qual a cor utilizada para marcar os pontos que Mariana perdeu nesta rodada. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
  • E agora, juntando os pontos perdidos nas 3 primeiras rodadas, quantos pontos sobraram?
  • O que deve acontecer na próxima jogada para que Mariana não passe a vez para o outro integrante do seu trio?
  • Até agora, em qual jogada Mariana perdeu mais pontos? E em qual perdeu menos pontos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Professor, agora apresente aos alunos a tabela referente a 4ª rodada de Mariana. Faça-os perceber que nesse jogo os pontos perdidos são uma questão de sorte, pois dependem dos números que saem nos dados. Pergunte a eles quantos pontos Mariana perdeu nessa rodada. Você pode entregar esse slide impresso, projetá-lo ou escrevê-lo no quadro.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E nessa rodada, alguém viraria alguma carta diferente de Mariana em alguma jogada? Em qual? Qual/is carta/s viraria?
  • Nessa rodada, podemos dizer que Mariana teve sorte ou azar? Por quê?
  • Quais as cartas que sobraram?
  • Quantos pontos Mariana perdeu?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
  • Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
  • O que isso significa de acordo com as regras do jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 12 - 18) = 15 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos esse slide e os questione sobre o que deve acontecer com Mariana nesta rodada. Faça a pergunta do slide e solicite que algumas crianças a respondam e justifiquem suas respostas. É interessante verificar se alguma criança acha que os quadradinhos serão suficientes para pintar os pontos perdidos por Mariana. Se isso acontecer, tente entender como a criança pensou para que a faça refletir da maneira adequada.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E então, os quadradinhos foram suficientes? Por quê?
  • Quantos quadradinhos ficaram faltando para Mariana pintar?
  • O que isso significa de acordo com as regras do jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso treinar bastante para não cometer erros. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos mobilizam os conhecimentos adquiridos em outra situação utilizando cálculo mental.

Discuta com a turma:

  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano