10648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Possibilidades da divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Significados da divisão: partes iguais e medida.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver um problema com diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).

Conceito-chave

Significados da divisão: partes iguais e medida.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão utilizar diferentes significados da divisão na resolução de um problema.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.

Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão de repartir em partes iguais e medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar em quantos arranjos a florista conseguirá fazer?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • Quanto tempo ele leva para nadar 50 metros?
  • Como podemos saber quanto tempo o nadador vai precisar para nadar os 225 metros?
  • Existe somente uma maneira de resolver?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções (slides 4 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 4 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 4 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 4 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Discussão das soluções (slides 4 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber em quantos dias uma vaca vai produzir os 520 litros de leite?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão utilizar diferentes significados da divisão na resolução de um problema.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver um problema com diferentes significados da divisão (partes iguais e medida).

Conceito-chave

Significados da divisão: partes iguais e medida.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a discussão coletiva e a resolução no quadro.

Propósito: Retomar os conhecimentos do significado da divisão de repartir em partes iguais e medida.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar em quantos arranjos a florista conseguirá fazer?
  • De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre divisão com ideia de medir, aplicando-a em um problema.

Discuta com a turma:

  • Quanto tempo ele leva para nadar 50 metros?
  • Como podemos saber quanto tempo o nadador vai precisar para nadar os 225 metros?
  • Existe somente uma maneira de resolver?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que façam a apresentação das suas estratégias e resoluções, explicando-as aos colegas e registrando no quadro. Permita que façam perguntas sobre as estratégias. Depois, peça que registrem nos cadernos mais uma resolução diferente da sua. Após a socialização das estratégias encontradas pelas duplas, o professor poderá apresentar as soluções dos slides a seguir:

Slide 5: introduz as discussões de solução.

Slides 6 a 10 : apresenta duas possíveis resoluções diferentes.

Slide 11: fechamento das discussões, apresentando a resposta do problema.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • De qual forma você resolveu o problema?
  • Todos, na classe, resolveram da mesma maneira?
  • Todas as estratégias são igualmente práticas?
  • Qual delas é mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação aos diferentes significados da divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber em quantos dias uma vaca vai produzir os 520 litros de leite?
  • Só há uma maneira de resolver o problema?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano