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Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Ideia da quarta parte como metade de um meio.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Um quarto é metade de um meio.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio.

Conceito-chave

Um quarto é  metade de um meio.

Conhecimentos prévios

Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais, em duas partes iguais e em quatro partes iguais e os fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;
  • Datashow (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
  • Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
  • O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.

Material Complementar:

Atividade retomada

Resolução retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
  • Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
  • O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.

Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
  • Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
  • Você sabe explicar o que é um quarto?
  • Como podemos fazer para descobrir?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Para compreender quando devemos começar o aprendizado dos Números Racionais - artigo da Nova Escola, clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre os desafios para a construção do conhecimento de frações, clique AQUI.
  • A utilização de jogos matemáticos para o ensino de frações, clique AQUI.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.

Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
  • Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
  • Você sabe explicar o que é um quarto?
  • Como podemos fazer para descobrir?

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Material Complementar:

Para imprimir a resolução da atividade, clique AQUI.

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema como, por exemplo, desenho, esquemas e adição de parcelas iguais. O que você acharam dessas maneiras de resolverem a situação-problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Atividade: Situação problema com ideia de metade e quarta parte.

Tempo sugerido: 10 minutos. Propósito: Verificar se os alunos compreenderam que a quarta parte é a metade da metade de um inteiro. Orientações: Solicite que os alunos, individualmente, leiam e realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de metade e um quarto e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais ou realizar um esquema por desenho para comparar o tamanho da girafa com a menina Paula e com o gatinho. A imagem ilustrativa pode auxiliar muito na resolução da situação-problema e responder as questões da atividade. Proporcione na correção um momento em que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade e quarta parte.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que o tamanho da Paula é realmente a metade do tamanho da Girafa Jiló?
  • Explique quantos gatinhos são precisos para obtermos o tamanho da Girafa Jiló.
  • E quantos gatinhos são precisos para obter o tamanho da Paula?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema associada à ideia da quarta parte como metade de um meio.

Conceito-chave

Um quarto é  metade de um meio.

Conhecimentos prévios

Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais, em duas partes iguais e em quatro partes iguais e os fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;
  • Datashow (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
  • Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
  • O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.

Material Complementar:

Atividade retomada

Resolução retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre os diferentes marcadores de combustível dos carros. Pergunte se já ouviram seus pais falando que precisam abastecer o carro que está com um quarto de combustível ou que tem meio tanque de combustível. Projete a imagem usando um datashow em sua sala ou desenhe as diferentes representações de um quarto e um meio no quadro. Essa é uma atividade coletiva e oral. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Dê um tempo para que discutam suas soluções. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem o pai ou a mãe tem carro? Alguém já foi junto com os pais ao posto de gasolina abastecê-lo?
  • Vocês já ouviram falar em meio tanque? Sabe o que isso significa? É pouco ou muito combustível?
  • O tanque cabe 44 litros de combustível, um meio é mais o menos que 44? E um quarto é mais o menos que 44? O que tem mais: um meio ou um quarto? Por quê? Explique melhor para mim! Quem pode representar sua ideia no quadro?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um meio e de um quarto, reitere quando dividimos um todo em duas partes iguais, cada parte é denominada por um meio ou metade e que podemos obter um quarto dividindo um meio na metade. Mas, só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um meio e de um quarto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.

Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
  • Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
  • Você sabe explicar o que é um quarto?
  • Como podemos fazer para descobrir?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Para compreender quando devemos começar o aprendizado dos Números Racionais - artigo da Nova Escola, clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre os desafios para a construção do conhecimento de frações, clique AQUI.
  • A utilização de jogos matemáticos para o ensino de frações, clique AQUI.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo a ideia de um quarto como a metade de um meio.

Orientação: Oriente os alunos a ler, interpretar o problema, pensar, elaborar hipóteses e apresentar sugestões de soluções de como podem encontrar a quantidade de doces vendidas. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Circule pela sala e investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Questione as duplas sobre algum tipo de dificuldade encontrada na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?

Discuta com a turma:

Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:

  • O que a Jacqueline faz na panificadora? O que precisa descobrir para completar a tabela de relatório? O que você já sabe do problema?
  • Quantos doces a panificadora faz de cada tipo?
  • Qual foi a maneira que você pensou para descobrir quanto é a metade da quantidade de doces? Explique melhor para mim?
  • Você sabe explicar o que é um quarto?
  • Como podemos fazer para descobrir?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Material Complementar:

Para imprimir a resolução da atividade, clique AQUI.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 10).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos usados.

Determine um tempo para que os alunos busquem suas soluções para a situação-problema proposta individualmente. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam de um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistir. Após esse momento de reflexão, organize duplas para discutir suas hipóteses e alcançar o resultado. Organizá-los em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo, a troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentam mais dificuldades. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema. Muitos alunos sabem que um meio é um todo que foi dividido em 2 partes iguais. Por isso, podem primeiro pensar o seguinte: devemos ter 2 partes iguais de 40: 40 +40 = 80. Mas, observam que há doces que venderam um quarto a quantidade. Sabem que ao dividirmos o um meio na metade obterão um quarto (40 é igual a 20 + 20). Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema como, por exemplo, desenho, esquemas e adição de parcelas iguais. O que você acharam dessas maneiras de resolverem a situação-problema?

Slide Plano Aula

Atividade: Situação problema com ideia de metade e quarta parte.

Tempo sugerido: 10 minutos. Propósito: Verificar se os alunos compreenderam que a quarta parte é a metade da metade de um inteiro. Orientações: Solicite que os alunos, individualmente, leiam e realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de metade e um quarto e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais ou realizar um esquema por desenho para comparar o tamanho da girafa com a menina Paula e com o gatinho. A imagem ilustrativa pode auxiliar muito na resolução da situação-problema e responder as questões da atividade. Proporcione na correção um momento em que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de metade e quarta parte.

Discuta com a turma:

  • Como podemos provar que o tamanho da Paula é realmente a metade do tamanho da Girafa Jiló?
  • Explique quantos gatinhos são precisos para obtermos o tamanho da Girafa Jiló.
  • E quantos gatinhos são precisos para obter o tamanho da Paula?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

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