10646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume e capacidade nos prismas e cilindros retos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_20GRM08)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, peça que façam uma pesquisa sobre a diferença e semelhança entre volume e capacidade. Não esqueça de orientar para que toda e qualquer pesquisa tenha a fonte divulgada para que possa ser confrontada se necessário. Dê um tempo para que compartilhem suas respostas.
Depois, convide seus alunos e alunas a acessarem o link:
https://www.convert-me.com/pt/convert/volume/
E experimentem fazem suas conversões entre unidades de capacidade e volume.

Atividade principal
Essa atividade pode ser adaptada convidando primeiro realizar a seguinte experiência:
Considerando que um copo é uma boa aproximação de um cilindro, “Colocar um copo fino dentro de um copo largo, de preferência, de plástico, para que calculem o espaço entre os copos, ou seja, calcular a capacidade desse espaço.”
A partir daí vá aos poucos fazendo os questionamentos, um a um e esperando as respostas para fazer outro. Não esqueça que a aplicação das ideias é o que interessa, logo, cada um pode trazer valores diferentes, use uma calculadora para conferir com rapidez os resultados. Não precisa realmente verificar todos os resultados, mas é preciso que os processos estejam bem claros.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se mais com o entendimento sobre o uso das fórmulas do que com as fórmulas em si, pois elas serão fixadas pelo uso. Assim, o entendimento de que a capacidade requerida é a diferença entre os cilindros é o mais importante aqui.
- Reforce que as maneiras de calcular custos e vendas usam o pensamento proporcional ou uma regra de três para tal.
- Não pressuponha também que todos saibam porcentagem perfeitamente, logo, essa atividade também é uma oportunidade de uso e fixação desse conceito

Raio X
Para esse raio X, incentive o uso do site para a conversão de unidades e auxiliar ao cálculo do que se pede realmente.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e experiências.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_20GRM08

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas