10646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume e capacidade nos prismas e cilindros retos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.

Plano 08 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos

-Relacionar as medidas volume e capacidade

Conceito-chave

Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.

Recursos necessários

-Lápis;

-Borracha;

-Material impresso das atividades;

-Datashow (opcional).


Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • O que é volume?
  • O que é capacidade?
  • Existe diferença? Se sim, qual?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Apresente a tabela de transformações das unidades de medidas de capacidade, e lembre-os dos mais usuais e principalmente onde cada um deles são mais encontrados, por exemplo, em uma cisterna de armazenamento de água em uma industrial é comum ter a capacidade em litros, enquanto que em um frasco de remédio, a capacidade é dada em ml. Faça-o de maneira que eles percebam a sequenciação, não usando a tabela para memorização.

Propósito: Sistematizar

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Lembre-os da relação entre capacidade e volume.

Propósito: Sistematizar a relação entre capacidade e volume na resolução de problemas

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas relacionando volume e capacidade utilizando prismas e cilindro reto.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • O que é volume?
  • O que é capacidade?
  • Existe diferença? Se sim, qual?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos

-Relacionar as medidas volume e capacidade

Conceito-chave

Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.

Recursos necessários

-Lápis;

-Borracha;

-Material impresso das atividades;

-Datashow (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.

Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de volume?
  • Qual a unidade de medida da capacidade?
  • Posso relacionar as unidades de medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Apresente a tabela de transformações das unidades de medidas de capacidade, e lembre-os dos mais usuais e principalmente onde cada um deles são mais encontrados, por exemplo, em uma cisterna de armazenamento de água em uma industrial é comum ter a capacidade em litros, enquanto que em um frasco de remédio, a capacidade é dada em ml. Faça-o de maneira que eles percebam a sequenciação, não usando a tabela para memorização.

Propósito: Sistematizar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Lembre-os da relação entre capacidade e volume.

Propósito: Sistematizar a relação entre capacidade e volume na resolução de problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas relacionando volume e capacidade utilizando prismas e cilindro reto.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano