10645
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Onde estão os vértices?

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 17/07/2018
Código: MAT1_10GEO09

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Vértices de Cubo e Bloco Retangular.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar vértices no cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Vértices de Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Cubo, bloco retangular, faces.

Recursos necessários

- Papel Cartão;

- Papelão;

- Canetinha;

- Massinha de modelar;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo, bloco retangular e faces das formas para marcar no papelão.













Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Circule pela sala distribuindo aos alunos sólidos geométricos para cada aluno, cubos e blocos retangulares (confeccionados previamente com papel cartão); Solicite que os alunos manipulem as formas e percebam as pontas, pois será esse o assunto abordado durante a aula.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação e manuseio das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que vocês acham que essa aula vai tratar?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Organize a turma em 4 ou 5 grupos de alunos. Entregue para cada grupo faces de papelão já cortadas, para confeccionar um cubo e um bloco retangular e massinha de modelar; Oriente-os de que deverão observar atentamente os sólidos geométricos entregues durante o aquecimento; Proponha que eles montem as formas, utilizando as faces de papelão e unindo-as com bolinhas de massinha nas pontas; Assim que eles terminarem de montar, peça que voltem a sentar individualmente. Solicite para cada aluno que observe novamente o sólido geométrico que lhe foi entregue (cubo ou bloco retangular) e oriente-os a analisar quais pontos da forma foram representados pelas bolinhas de massinha; Solicite que eles utilizem canetinha e pintem esses pontos no sólido que eles receberam; Circule pela sala para intervir no caso de dificuldades na identificação desses pontos.

Propósito: Identificar os vértices nos cubos e blocos retangulares

Discuta com a turma:

  • Para que servem as bolinhas de massinha?
  • Qual parte das formas está representada pelas bolinhas de massinha?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os grupos exponham as formas construídas e os sólidos pintados com canetinha, colocando em um lugar de destaque na sala. Solicite aos alunos que os observem atentamente, identificando as bolinhas de massinha e os pontos pintados com canetinha.

Propósito: Identificar os vértices de cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • Como é possível perceber os locais que devem ser pintados nos sólidos geométricos?
  • Existem diferenças nos locais pintados no cubo e no bloco retangular?
  • As bolinhas de massinha foram colocadas em quais pontos das formas construídas?
  • Vocês conseguiriam indicar dentro da sala de aula, considerando que ela seja um cubo ou bloco retangular, quais seriam os locais que equivalem aos pontos pintados nos sólidos, ou seja, os vértices?

Sistematização de conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e sugira que os alunos responda a pergunta de acordo com o que foi constatado durante a aula. Espera-se que eles respondam que os vértices foram representados pelas bolinhas de massinha e pontos pintados com canetinha.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens sobre os vértices de cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • O que são vértices?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Retomar as aprendizagens sobre vértices de cubo e bloco retangular.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que, pintem os vértices do cubo e do bloco retangular.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os vértices do cubo e do bloco retangular.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar vértices no cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Vértices de Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Cubo, bloco retangular, faces.

Recursos necessários

- Papel Cartão;

- Papelão;

- Canetinha;

- Massinha de modelar;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo, bloco retangular e faces das formas para marcar no papelão.












Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Circule pela sala distribuindo aos alunos sólidos geométricos para cada aluno, cubos e blocos retangulares (confeccionados previamente com papel cartão); Solicite que os alunos manipulem as formas e percebam as pontas, pois será esse o assunto abordado durante a aula.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação e manuseio das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que vocês acham que essa aula vai tratar?

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Organize a turma em 4 ou 5 grupos de alunos. Entregue para cada grupo faces de papelão já cortadas, para confeccionar um cubo e um bloco retangular e massinha de modelar; Oriente-os de que deverão observar atentamente os sólidos geométricos entregues durante o aquecimento; Proponha que eles montem as formas, utilizando as faces de papelão e unindo-as com bolinhas de massinha nas pontas; Assim que eles terminarem de montar, peça que voltem a sentar individualmente. Solicite para cada aluno que observe novamente o sólido geométrico que lhe foi entregue (cubo ou bloco retangular) e oriente-os a analisar quais pontos da forma foram representados pelas bolinhas de massinha; Solicite que eles utilizem canetinha e pintem esses pontos no sólido que eles receberam; Circule pela sala para intervir no caso de dificuldades na identificação desses pontos.

Propósito: Identificar os vértices nos cubos e blocos retangulares

Discuta com a turma:

  • Para que servem as bolinhas de massinha?
  • Qual parte das formas está representada pelas bolinhas de massinha?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os grupos exponham as formas construídas e os sólidos pintados com canetinha, colocando em um lugar de destaque na sala. Solicite aos alunos que os observem atentamente, identificando as bolinhas de massinha e os pontos pintados com canetinha.

Propósito: Identificar os vértices de cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • Como é possível perceber os locais que devem ser pintados nos sólidos geométricos?
  • Existem diferenças nos locais pintados no cubo e no bloco retangular?
  • As bolinhas de massinha foram colocadas em quais pontos das formas construídas?
  • Vocês conseguiriam indicar dentro da sala de aula, considerando que ela seja um cubo ou bloco retangular, quais seriam os locais que equivalem aos pontos pintados nos sólidos, ou seja, os vértices?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Realize a leitura do enunciado e sugira que os alunos responda a pergunta de acordo com o que foi constatado durante a aula. Espera-se que eles respondam que os vértices foram representados pelas bolinhas de massinha e pontos pintados com canetinha.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens sobre os vértices de cubo e bloco retangular.

Discuta com a turma:

  • O que são vértices?

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Retomar as aprendizagens sobre vértices de cubo e bloco retangular.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que, pintem os vértices do cubo e do bloco retangular.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os vértices do cubo e do bloco retangular.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar vértices no cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Vértices de Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Cubo, bloco retangular, faces.

Recursos necessários

- Papel Cartão;

- Papelão;

- Canetinha;

- Massinha de modelar;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo, bloco retangular e faces das formas para marcar no papelão.













Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes