Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Identificar vértices no cubo e bloco retangular.
Conceito-chave
Vértices de Cubo e Bloco Retangular.
Conhecimentos prévios
Cubo, bloco retangular, faces.
Recursos necessários
- Papel Cartão;
- Papelão;
- Canetinha;
- Massinha de modelar;
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
- Moldes da planificação do cubo, bloco retangular e faces das formas para marcar no papelão.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Circule pela sala distribuindo aos alunos sólidos geométricos para cada aluno, cubos e blocos retangulares (confeccionados previamente com papel cartão); Solicite que os alunos manipulem as formas e percebam as pontas, pois será esse o assunto abordado durante a aula.
Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação e manuseio das formas que serão trabalhadas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Sobre o que vocês acham que essa aula vai tratar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Organize a turma em 4 ou 5 grupos de alunos. Entregue para cada grupo faces de papelão já cortadas, para confeccionar um cubo e um bloco retangular e massinha de modelar; Oriente-os de que deverão observar atentamente os sólidos geométricos entregues durante o aquecimento; Proponha que eles montem as formas, utilizando as faces de papelão e unindo-as com bolinhas de massinha nas pontas; Assim que eles terminarem de montar, peça que voltem a sentar individualmente. Solicite para cada aluno que observe novamente o sólido geométrico que lhe foi entregue (cubo ou bloco retangular) e oriente-os a analisar quais pontos da forma foram representados pelas bolinhas de massinha; Solicite que eles utilizem canetinha e pintem esses pontos no sólido que eles receberam; Circule pela sala para intervir no caso de dificuldades na identificação desses pontos.
Propósito: Identificar os vértices nos cubos e blocos retangulares
Discuta com a turma:
- Para que servem as bolinhas de massinha?
- Qual parte das formas está representada pelas bolinhas de massinha?
Materiais Complementares:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os grupos exponham as formas construídas e os sólidos pintados com canetinha, colocando em um lugar de destaque na sala. Solicite aos alunos que os observem atentamente, identificando as bolinhas de massinha e os pontos pintados com canetinha.
Propósito: Identificar os vértices de cubo e bloco retangular.
Discuta com a turma:
- Como é possível perceber os locais que devem ser pintados nos sólidos geométricos?
- Existem diferenças nos locais pintados no cubo e no bloco retangular?
- As bolinhas de massinha foram colocadas em quais pontos das formas construídas?
- Vocês conseguiriam indicar dentro da sala de aula, considerando que ela seja um cubo ou bloco retangular, quais seriam os locais que equivalem aos pontos pintados nos sólidos, ou seja, os vértices?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e sugira que os alunos responda a pergunta de acordo com o que foi constatado durante a aula. Espera-se que eles respondam que os vértices foram representados pelas bolinhas de massinha e pontos pintados com canetinha.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens sobre os vértices de cubo e bloco retangular.
Discuta com a turma:
- O que são vértices?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Retomar as aprendizagens sobre vértices de cubo e bloco retangular.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que, pintem os vértices do cubo e do bloco retangular.
Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os vértices do cubo e do bloco retangular.
Materiais Complementares: