Resumo da aula
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer estas figuras e a partir disso conseguir analisá-las.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com os alunos:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer se essas figuras possuem simetria e em qual sentido. Deixe que eles observem e discutam no grupo. Verifique como eles estão considerando. Peça que relatem como estão pensando. Anote as respostas deles no quadro e veja se o restante da classe concorda ou se possuem outra resposta.
Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, qual figura possui simetria e em qual direção.
Discuta com a turma:
- A árvore possui simetria? Em qual direção?
- E a letra V?
- E o triângulo em qual direção?
Atividade principal- Parte 1
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar uma atividade em malha pontilhada. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.
Disponibilize a folha com a atividade para cada dupla. Oriente que eles deverão analisar as figuras para verificar se possuem simetria e caso possua, eles deverão identificar e traçar o eixo de simetria. Informe que pode ter imagem com mais de um eixo e que eles devem identificá-lo.
Enquanto eles analisam e discutem sobre a atividade, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando a atividade.
Caso alguma dupla não saiba o que vem a ser o eixo de simetria, explique que é a linha que divide refletindo a imagem do outro lado.
Após cada um da dupla analisar, identificar e traçar os eixos a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.
OBS: A professora em outro momento, poderá ir acrescentando as imagens mais complexas.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam identificar a simetria e os eixos de simetria em diferentes imagens.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam como funciona a atividade?
- Vocês conseguiram descobrir se todas as imagens possuem simetria? Quais possuem?
- Quem pode explicar quais são os eixos de simetria encontrados no quadrado?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal- Parte 2
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar mais uma atividade em malha pontilhada. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Neste caso como é a parte 2 da atividade, provavelmente as duplas já estarão organizadas, pois já realizaram a atividade 1.
Disponibilize a folha com a atividade para cada dupla. Oriente que eles deverão construir figuras simétricas as figuras já desenhadas na malha a partir de um eixo de simetria, neste caso na vertical.
Enquanto eles analisam as imagens e o eixo e constroem as figuras, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando a atividade.
Após cada um da dupla construir as figuras simétricas ao eixo disposto na atividade, a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.
OBS: A professora em outro momento, poderá ir acrescentando as imagens mais complexas.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam construir figuras a partir de um eixo de simetria.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram construir as figuras simétricas a essas?
- Qual figura vocês tiveram mais dificuldade em construir?
Discussão das soluções- Parte 1 e Parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam identificar simetria, os eixos e construir as figuras a partir de um eixo de simetria na malha pontilhada.
Enquanto eles realizam a parte 1 da atividade, a professora deverá circular por eles e verificar se as duplas conseguiram perceber que o quadrado possui 4 eixos de simetria, que a letra N não possui eixo de simetria , o triângulo retângulo possui somente um eixo de simetria e o círculo possui infinitos eixos de simetria.
Já na parte 2, verifique se eles tiveram dificuldades em construir as figuras simetricamente usando a linha preta como eixo de simetria.
Caso eles possuam dificuldades em perceber a simetria das figuras, o professor poderá utilizar um espelho retangular e posicioná-lo sobre o eixo para mostrar as duas partes da figura como imagens refletidas uma na outra.
Se duas duplas apresentarem registros muito diferentes , a professora poderá mostrar no quadro o desenho de ambas as duplas e questioná-los a fim de que percebam a simetria e os eixos.
Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes descobertas encontradas na análise das figuras e dos eixos de simetria.
Discuta com a classe:
- O que vocês perceberam nos dois registros já que a imagem era a mesma?
- O que está diferente um registro do outro?
- Quantos eixos de simetria vocês conseguiram identificar em cada figura?
- Por que teve dupla que considerou um eixo de simetria na letra N e outra dupla não? Quem pode explicar?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade deixando claro que precisamos saber identificar os eixos de simetria das figuras planas e outras imagens e construir figuras simétricas a partir de um eixo de simetria estabelecido.
Propósito: Fazer com que os alunos depois de realizarem a atividade possam saber identificar a simetria e eixos de simetria em figuras planas e imagens utilizando para isso a malha pontilhada.
Discuta com os alunos:
- O que vocês perceberam durante a análise e identificação de figuras com simetria?
- O que podemos dizer que vem a ser o eixo de simetria?
- Por que algumas duplas mesmo estando com a mesma folha de atividades fizeram de maneira diferente?Alguém consegue explicar?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles observaram e identificaram a simetria e os eixos de simetria em figuras planas e nas imagens. Oriente que essa atividade será individual e que eles irão desenhar a figura simétrica a essas refletidas na linha azul.
Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo desenhar as figuras respeitando a simetria. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para colocar a imagem no quadro e verificar como ficaria o desenho após as orientações e comparar com os demais alunos da classe.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam no desenho os conhecimentos adquiridos sobre simetria e eixo de simetria explorado durante a aula.
Discuta com os alunos:
- Como vocês estão desenhando as figuras?
- Vocês já descobriram como ficará o desenho com a simetria?
- Como vocês sabem que o desenho ficou simétrico?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar