10644
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Simetria em malha pontilhada

POR: Cibele Cristina Escudero 17/07/2018
Código: MAT2_15GEO09

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Simetria em imagens e eixos de simetria.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Cibele Diogo Kimura.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar simetria e eixos de simetria em imagens na malha pontilhada  e construir figuras simétricas a partir um eixo referência.

Conceito-chave

Simetria em imagens e eixos de simetria.

Conhecimentos prévios

Saber reconhecer  figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha.
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer se essas figuras possuem simetria e em qual sentido. Deixe que eles observem e discutam no grupo. Verifique como eles estão considerando. Peça que relatem como estão pensando. Anote as respostas deles no quadro e veja se o restante da classe concorda ou se possuem outra resposta.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, qual figura possui simetria e em qual direção.

Discuta com a turma:

  • A árvore possui simetria? Em qual direção?
  • E a letra V?
  • E o triângulo em qual direção?

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar uma atividade em malha pontilhada. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Disponibilize a folha com a atividade para cada dupla. Oriente que eles deverão analisar as figuras para verificar se possuem simetria e caso possua, eles deverão identificar e traçar o eixo de simetria. Informe que pode ter imagem com mais de um eixo e que eles devem identificá-lo.

Enquanto eles analisam e discutem sobre a atividade, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando a atividade.

Caso alguma dupla não saiba o que vem a ser o eixo de simetria, explique que é a linha que divide refletindo a imagem do outro lado.

Após cada um da dupla analisar, identificar e traçar os eixos a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.

OBS: A professora em outro momento, poderá ir acrescentando as imagens mais complexas.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam identificar a simetria e os eixos de simetria em diferentes imagens.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como funciona a atividade?
  • Vocês conseguiram descobrir se todas as imagens possuem simetria? Quais possuem?
  • Quem pode explicar quais são os eixos de simetria encontrados no quadrado?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar mais uma atividade em malha pontilhada. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Neste caso como é a parte 2 da atividade, provavelmente as duplas já estarão organizadas, pois já realizaram a atividade 1.

Disponibilize a folha com a atividade para cada dupla. Oriente que eles deverão construir figuras simétricas as figuras já desenhadas na malha a partir de um eixo de simetria, neste caso na vertical.

Enquanto eles analisam as imagens e o eixo e constroem as figuras, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando a atividade.

Após cada um da dupla construir as figuras simétricas ao eixo disposto na atividade, a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.

OBS: A professora em outro momento, poderá ir acrescentando as imagens mais complexas.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam construir figuras a partir de um eixo de simetria.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram construir as figuras simétricas a essas?
  • Qual figura vocês tiveram mais dificuldade em construir?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam identificar simetria, os eixos e construir as figuras a partir de um eixo de simetria na malha pontilhada.

Enquanto eles realizam a parte 1 da atividade, a professora deverá circular por eles e verificar se as duplas conseguiram perceber que o quadrado possui 4 eixos de simetria, que a letra N não possui eixo de simetria , o triângulo retângulo possui somente um eixo de simetria e o círculo possui infinitos eixos de simetria.

Já na parte 2, verifique se eles tiveram dificuldades em construir as figuras simetricamente usando a linha preta como eixo de simetria.

Caso eles possuam dificuldades em perceber a simetria das figuras, o professor poderá utilizar um espelho retangular e posicioná-lo sobre o eixo para mostrar as duas partes da figura como imagens refletidas uma na outra.

Se duas duplas apresentarem registros muito diferentes , a professora poderá mostrar no quadro o desenho de ambas as duplas e questioná-los a fim de que percebam a simetria e os eixos.

Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes descobertas encontradas na análise das figuras e dos eixos de simetria.

Discuta com a classe:

  • O que vocês perceberam nos dois registros já que a imagem era a mesma?
  • O que está diferente um registro do outro?
  • Quantos eixos de simetria vocês conseguiram identificar em cada figura?
  • Por que teve dupla que considerou um eixo de simetria na letra N e outra dupla não? Quem pode explicar?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que precisamos saber identificar os eixos de simetria das figuras planas e outras imagens e construir figuras simétricas a partir de um eixo de simetria estabelecido.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de realizarem a atividade possam saber identificar a simetria e eixos de simetria em figuras planas e imagens utilizando para isso a malha pontilhada.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise e identificação de figuras com simetria?
  • O que podemos dizer que vem a ser o eixo de simetria?
  • Por que algumas duplas mesmo estando com a mesma folha de atividades fizeram de maneira diferente?Alguém consegue explicar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles observaram e identificaram a simetria e os eixos de simetria em figuras planas e nas imagens. Oriente que essa atividade será individual e que eles irão desenhar a figura simétrica a essas refletidas na linha azul.

Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo desenhar as figuras respeitando a simetria. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para colocar a imagem no quadro e verificar como ficaria o desenho após as orientações e comparar com os demais alunos da classe.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam no desenho os conhecimentos adquiridos sobre simetria e eixo de simetria explorado durante a aula.

Discuta com os alunos:

  • Como vocês estão desenhando as figuras?
  • Vocês já descobriram como ficará o desenho com a simetria?
  • Como vocês sabem que o desenho ficou simétrico?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Cibele Diogo Kimura.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar simetria e eixos de simetria em imagens na malha pontilhada  e construir figuras simétricas a partir um eixo referência.

Conceito-chave

Simetria em imagens e eixos de simetria.

Conhecimentos prévios

Saber reconhecer  figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha.
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes