10642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Juros compostos com uso de tecnologia

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver problemas envolvendo o cálculo de juros compostos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_04NUM07)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Retomada
Inicie o contato por meio da rede social escolhida propondo que relembrem o que significa compostos e sua fórmula para calcular o montante final.

Atividade principal
- Peça que descrevam como eles (e elas), alunos (as), têm realizado as contas que relacionam juros. Se já usam as fórmulas e de que maneira fazem os cálculos: com ou sem calculadora?
- Aos que declararem usar a calculadora, peça que descrevam os passos e as teclas usadas.
- Depois de compartilharem seus métodos, ofereça o uso da planilha no Excel para calcular montante que é resultado de juros simples e compostos. Acesse o link:
https://www.youtube.com/watch?v=jz8r_oVcUFQ

Para verificar os comandos e indique aos seus alunos e alunas.
- Se você, professor não conseguir acessar o link, abaixo segue um passo a passo para realizar a atividade no Excel ou em planilha do Google (que é gratuita e possui os mesmo comandos):

1º) Escreva os nomes nas células conforme indicado;

2º) Na coluna B serão as entradas dos dados numéricos;

3º) Nesse caso queremos calcular os juros e o montante final, logo, nossas fórmulas deverão estar nessas células.
3.1) No caso dos juros simples, clicamos na célula correspondente (B5). Nesse momento escrevemos no espaço que fica acima a seguinte expressão:

Depois, clicamos em (B7) e escrevemos no espaço que fica acima:

Assim teremos o valor dos juros e do montante final, respectivamente em B5 e B7 ao colocarmos os valores nos outros espaços reservados ao capital inicial, à taxa de juros (em forma de número decimal) e ao tempo.

3.2) No caso dos juros compostos, clicamos na célula correspondente (B15) ao montante. Nesse momento escrevemos no espaço que fica acima a seguinte expressão:

Depois, clicamos em (B13) para saber o valor dos juros e escrevemos no espaço que fica acima:

Assim teremos o valor dos juros e do montante final, respectivamente em B13 e B15 ao colocarmos os valores nos outros espaços reservados ao capital inicial, à taxa de juros (em forma de número decimal) e ao tempo.

- Determine que testem esse programa e depois compartilhem em algum dia marcado as experiências com a tecnologia.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, a acessarem o link proposto na atividade e, quem sabe, começarem a usar o Excel para calcularem juros ou buscarem qualquer outro programa ou tecnologia de edição de planilhas como o https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_04NUM08

(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas