10641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Localizando ruas e endereços

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Mapas/planta baixa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Antunes Caregnato

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_14GEO04

Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos ( whatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno..
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo whatsApp sobre roteiros e mapas para localizar-se em espaços conhecidos e/ou desconhecidos. Pergunte como é o caminho que fazem para chegar até a escola, por quais ruas passam, quantas quadras, pontos de referência, etc. Depois compartilhe com eles o conteúdo dos slides 4, 5 e 6. Se for possível, compartilhe a tela do seu computador com estes slides; ou envie imagens deles no grupo de whatsApp. Explique que devem localizar o endereço no convite, analisar o mapa e responder as questões.
Se você estiver enviando tarefas impressas aos seus alunos ou usando a sala de aula do Google, encaminhe os questionamentos junto com a tarefa. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Os alunos pode fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você.

Discussão das soluções
Permita que a turma socialize as respostas com os colegas. Faça os questionamentos e envolva os alunos no processo de leitura, análise e compreensão de mapa, discutindo os resultados.
     - Explique o que você entendeu do mapa.
     - Qual informação do convite é necessária para resolver o problema?
     - Qual foi o trajeto marcado? É o mesmo do seu colega?
Se você não tiver acesso pelo WhatsApp com seus alunos, você pode devolver as tarefas que fizeram com problematizações que os façam pensar sobre a situação, e se for seu caso, via Google Documentos, usando os comentários.

Encerramento
Encerre a atividade retomando a aprendizagem da aula sobre a importância de ler e entender mapas vendo-os de cima. Sistematize a aprendizagem e envie junto com a devolutiva da atividade.

Raio x
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula, isto é, verificar se o objetivo foi alcançado. Encaminhe os slides 9 e 10 aos alunos usando o meio de comunicação que for possível. Você também pode imprimir o documento com a atividade do Raio x. Peça que leiam e interpretem o enunciado fazendo a representação dos trajetos, segundo a legenda, e depois enviem para você avaliar.

Convite às famílias
Convide a família a participar junto com os alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_14GEO04

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas