Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM04
Recursos
- Essenciais: atividade impressa, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, Whiteboard ou o Jamboard,
Este plano pode ser aplicado em duas aulas. Foque nas etapas da Atividade Principal e do Raio X.
Atividade principal
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides da atividade principal para os alunos e deixar que eles resolvam. Caso tenha acesso a quadros virtuais como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações das respostas por meio dele. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno, resolvê-la e colocar as suas conclusões no caderno e devolver pela mesma via de comunicação e interação. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Neste caso, peça que se for possível, via WhatsApp troquem informações e compartilhem a resposta com pelo menos um colega. Inclua na atividade a questão:”Seu colega usou uma maneira diferente para decompor os números? Qual?”.
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de socializar e discutir as diferentes maneiras de decompor um valor. Após a turma realizar a atividade, peça aos alunos que gravem áudio e compartilhem contando como fizeram para encontrar as respostas, conversem por meio do bate-papo. Ou ainda que registrem e enviem imagens de como ficaram seus quadros. Valide a estratégia usada por cada um. Depois promova a discussão utilizando a pergunta: "Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade?"
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem ou áudio, finalizando a atividade.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente o quadro com as respostas enviadas por todos e sistematize a aprendizagem.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada em uma próxima aula. Você pode enviar, impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print dos slides e encaminhar as imagens via WhatsApp, ou seja, recorra à ferramenta que for possível. Você pode ainda gravar um áudio contando a história, e depois enviar aos seus alunos. O importante é os alunos terem acesso ao texto da história adaptada e à situação problema envolvida. Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Se você tiver o livro, mostre a imagem da capa para ficar mais atrativo. Você encontra esta imagem facilmente na internet. Peça que, individualmente, com os colegas ou com apoio dos pais, de acordo com a sua realidade, os alunos leiam a atividade e a realizem. Depois oriente que discutam com um colega, ou uma pessoa da sua família formas de representar a solução da atividade. Faça com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas e preenchendo o quadro. Depois promova uma discussão das soluções e proponha as questões:
“O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?”, “Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?”
Valide as estratégias utilizadas pela turma, valorizando o esforço de cada um. Da mesma forma que na atividade principal, sistematize e dê devolutivas.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas, de acordo com as suas possibilidades. Peça que ajudem seus filhos na leitura dos enunciados das questões, da história e no preenchimento do quadro com as respostas. Este pode ser um momento muito divertido, de interação e de grande aprendizado.