Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.
Recursos necessários
Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leiam o texto do objetivo e pense em seu significado.
Pergunte quem entendeu e pergunte se alguém deseja complementar a explicação do aluno.
Pergunte à turma se concordam com a fala do aluno e solicite que justifiquem.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que significa decompor um número?
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação:
- Os alunos devem estar organizados em duplas.
- Peça que pensem individualmente por uns minutos
- Retome com a turma as formas de decompor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras, explique que podemos encontrar infinitas formas de decomposição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
Discuta com a turma:
- Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Os alunos devem estar organizados em duplas, para promover a socialização dos resultados obtidos ao longo da aula.
- Peça que pensem individualmente por uns minutos.
- Retome com a turma as formas de compor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras. Explique que podemos encontrar infinitas formas de composição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
- Os alunos podem registrar suas composições em uma folha pequena, aproximadamente 10 cm x 8, depois essas fichas podem ser afixadas no mural da sala. Esta estratégia proporciona ao alunos diversificar suas estratégias de cálculo e permitir que utilizem elas em outras situações.
- Explique que compor um número é o mesmo que encontrar as partes que o compõe e decompor é dividir o valor em várias partes que podem ou não ser iguais.
Discuta com a turma:
- Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
- Como há duas linhas para registrar a decomposição do valor central de cada tabela, a criança pode usar uma delas para registrar a decomposição que encontrou e a outra para escrever a decomposição registrada pelo colega da dupla, caso tenha feito diferente.
- Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos, faça perguntas que os auxiliem a encontrar os valores corretos, como: “precisamos utilizar todos os valores da tabela rosa? Será que não ultrapassa o valor em destaque?” Ou “será que somar dois números de cada vez para se aproximar do valor que procuramos nos ajuda, ou devemos somar de três em três? O que é mais fácil?”
Discuta com a turma:
- De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
- Aqui são infinitas as formas de decomposição?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação:
- Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
- Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
- Aqui são infinitas as formas de decomposição?
Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação: Após a turma realizar a atividade, peça que contem como fizeram, convide algum aluno para vir ao quadro ou que o(a) professor(a) registre na lousa a estratégia da criança.
- Pergunte se alguém fez diferente e registre da mesma forma no quadro. Como os valores são poucos, as possibilidade ficam limitadas em duas ou três possibilidades. Mesmo assim, questione a turma se nesta atividade as possibilidades são infinitas como ocorreu no aquecimento.
- Pergunte se alguém errou, neste caso tratar o erro como parte do processo de aprendizagem, pedindo que o aluno explicite sua estratégia que pode ter sido a de outros alunos também. Ou o(a) professor(a) pode colocar na lousa alguma situação de erro que tenha visto ao circular pela sala para exemplificar um caminho que pode conduzir ao erro, ou ainda, um erro que tenha sido comum entre muitos alunos da turma.
- É importante que a turma faça a validação de cada uma das estratégias, assim não é o professor que dirá se está correto ou não, são os alunos que o farão, dizendo o porquê.
Discuta com a turma:
- Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade? São limitadas ou infinitas?
Propósito: Socializar e discutir que existem diferentes maneiras de decompor um valor.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação:
- Leia com a turma o texto do slide e pergunte se concordam ou se desejam complementar algo.
- Caso manifestem o desejo de mudar o texto, registre no quadro e peça que registrem no caderno a aprendizagem desta aula.
Discuta com a turma:
- Decompor um número significa escrevê-lo em partes menores, é como “desmanchá-lo”. Concordam com esta afirmação? Por que?
Propósito: Compreender as diferentes maneiras de decompor um valor numérico.
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação:
- Oriente os alunos que deverão realizar a atividade individualmente, para verificar o progresso na aprendizagem deste tema.
- Depois poderão socializar as respostas com o colega da dupla, registrando no caderno a estratégia utilizada por ele, caso tenha sido diferente da sua e tenha chamado a atenção.
Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de decompor um valor.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).
Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.
Discuta com a turma:
- O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
- Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?