10639
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Composição e decomposição

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Retomada 4. Atividade principal 5. Discussão da solução 6. Encerramento 7. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.

Recursos necessários

Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam o texto do objetivo e pense em seu significado.

Pergunte quem entendeu e pergunte se alguém deseja complementar a explicação do aluno.

Pergunte à turma se concordam com a fala do aluno e solicite que justifiquem.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa decompor um número?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem estar organizados em duplas.
  • Peça que pensem individualmente por uns minutos
  • Retome com a turma as formas de decompor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras, explique que podemos encontrar infinitas formas de decomposição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.

Discuta com a turma:

  • Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Os alunos devem estar organizados em duplas, para promover a socialização dos resultados obtidos ao longo da aula.

  • Peça que pensem individualmente por uns minutos.
  • Retome com a turma as formas de compor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras. Explique que podemos encontrar infinitas formas de composição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
  • Os alunos podem registrar suas composições em uma folha pequena, aproximadamente 10 cm x 8, depois essas fichas podem ser afixadas no mural da sala. Esta estratégia proporciona ao alunos diversificar suas estratégias de cálculo e permitir que utilizem elas em outras situações.
  • Explique que compor um número é o mesmo que encontrar as partes que o compõe e decompor é dividir o valor em várias partes que podem ou não ser iguais.

Discuta com a turma:

  • Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.

  • Como há duas linhas para registrar a decomposição do valor central de cada tabela, a criança pode usar uma delas para registrar a decomposição que encontrou e a outra para escrever a decomposição registrada pelo colega da dupla, caso tenha feito diferente.
  • Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos, faça perguntas que os auxiliem a encontrar os valores corretos, como: “precisamos utilizar todos os valores da tabela rosa? Será que não ultrapassa o valor em destaque?” Ou “será que somar dois números de cada vez para se aproximar do valor que procuramos nos ajuda, ou devemos somar de três em três? O que é mais fácil?”

Discuta com a turma:

  • De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
  • Aqui são infinitas as formas de decomposição?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)

Orientação:

  • Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
  • Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
  • Aqui são infinitas as formas de decomposição?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Após a turma realizar a atividade, peça que contem como fizeram, convide algum aluno para vir ao quadro ou que o(a) professor(a) registre na lousa a estratégia da criança.

  • Pergunte se alguém fez diferente e registre da mesma forma no quadro. Como os valores são poucos, as possibilidade ficam limitadas em duas ou três possibilidades. Mesmo assim, questione a turma se nesta atividade as possibilidades são infinitas como ocorreu no aquecimento.
  • Pergunte se alguém errou, neste caso tratar o erro como parte do processo de aprendizagem, pedindo que o aluno explicite sua estratégia que pode ter sido a de outros alunos também. Ou o(a) professor(a) pode colocar na lousa alguma situação de erro que tenha visto ao circular pela sala para exemplificar um caminho que pode conduzir ao erro, ou ainda, um erro que tenha sido comum entre muitos alunos da turma.
  • É importante que a turma faça a validação de cada uma das estratégias, assim não é o professor que dirá se está correto ou não, são os alunos que o farão, dizendo o porquê.

Discuta com a turma:

  • Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade? São limitadas ou infinitas?

Propósito: Socializar e discutir que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação:

  • Leia com a turma o texto do slide e pergunte se concordam ou se desejam complementar algo.
  • Caso manifestem o desejo de mudar o texto, registre no quadro e peça que registrem no caderno a aprendizagem desta aula.

Discuta com a turma:

  • Decompor um número significa escrevê-lo em partes menores, é como “desmanchá-lo”. Concordam com esta afirmação? Por que?

Propósito: Compreender as diferentes maneiras de decompor um valor numérico.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • Oriente os alunos que deverão realizar a atividade individualmente, para verificar o progresso na aprendizagem deste tema.
  • Depois poderão socializar as respostas com o colega da dupla, registrando no caderno a estratégia utilizada por ele, caso tenha sido diferente da sua e tenha chamado a atenção.

Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de decompor um valor.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam o texto do objetivo e pense em seu significado.

Pergunte quem entendeu e pergunte se alguém deseja complementar a explicação do aluno.

Pergunte à turma se concordam com a fala do aluno e solicite que justifiquem.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que significa decompor um número?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04 - Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor e decompor.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, cálculo mental e composição e decomposição.

Recursos necessários

Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação:

  • Os alunos devem estar organizados em duplas.
  • Peça que pensem individualmente por uns minutos
  • Retome com a turma as formas de decompor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras, explique que podemos encontrar infinitas formas de decomposição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.

Discuta com a turma:

  • Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Os alunos devem estar organizados em duplas, para promover a socialização dos resultados obtidos ao longo da aula.

  • Peça que pensem individualmente por uns minutos.
  • Retome com a turma as formas de compor um valor, no exemplo do slide tem duas maneiras. Explique que podemos encontrar infinitas formas de composição, escreva outras no quadro ou peça que ajudem dando ideias ou complementando o que o(a) professor(a) iniciar.
  • Os alunos podem registrar suas composições em uma folha pequena, aproximadamente 10 cm x 8, depois essas fichas podem ser afixadas no mural da sala. Esta estratégia proporciona ao alunos diversificar suas estratégias de cálculo e permitir que utilizem elas em outras situações.
  • Explique que compor um número é o mesmo que encontrar as partes que o compõe e decompor é dividir o valor em várias partes que podem ou não ser iguais.

Discuta com a turma:

  • Podemos definir uma quantidade exata de possibilidades de decomposição de um valor?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.

  • Como há duas linhas para registrar a decomposição do valor central de cada tabela, a criança pode usar uma delas para registrar a decomposição que encontrou e a outra para escrever a decomposição registrada pelo colega da dupla, caso tenha feito diferente.
  • Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos, faça perguntas que os auxiliem a encontrar os valores corretos, como: “precisamos utilizar todos os valores da tabela rosa? Será que não ultrapassa o valor em destaque?” Ou “será que somar dois números de cada vez para se aproximar do valor que procuramos nos ajuda, ou devemos somar de três em três? O que é mais fácil?”

Discuta com a turma:

  • De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
  • Aqui são infinitas as formas de decomposição?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)

Orientação:

  • Alunos organizados em duplas, devem fazer a atividades individualmente.
  • Circule entre as carteiras para observar as dificuldades encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • De quantas maneiras podemos fazer uso em cada tabela?
  • Aqui são infinitas as formas de decomposição?

Propósito: Perceber que existem diferentes maneiras de decompor um valor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Após a turma realizar a atividade, peça que contem como fizeram, convide algum aluno para vir ao quadro ou que o(a) professor(a) registre na lousa a estratégia da criança.

  • Pergunte se alguém fez diferente e registre da mesma forma no quadro. Como os valores são poucos, as possibilidade ficam limitadas em duas ou três possibilidades. Mesmo assim, questione a turma se nesta atividade as possibilidades são infinitas como ocorreu no aquecimento.
  • Pergunte se alguém errou, neste caso tratar o erro como parte do processo de aprendizagem, pedindo que o aluno explicite sua estratégia que pode ter sido a de outros alunos também. Ou o(a) professor(a) pode colocar na lousa alguma situação de erro que tenha visto ao circular pela sala para exemplificar um caminho que pode conduzir ao erro, ou ainda, um erro que tenha sido comum entre muitos alunos da turma.
  • É importante que a turma faça a validação de cada uma das estratégias, assim não é o professor que dirá se está correto ou não, são os alunos que o farão, dizendo o porquê.

Discuta com a turma:

  • Existem outras maneiras de decompor o valor no centro de cada tabela, além das utilizadas nesta atividade? São limitadas ou infinitas?

Propósito: Socializar e discutir que existem diferentes maneiras de decompor um valor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação:

  • Leia com a turma o texto do slide e pergunte se concordam ou se desejam complementar algo.
  • Caso manifestem o desejo de mudar o texto, registre no quadro e peça que registrem no caderno a aprendizagem desta aula.

Discuta com a turma:

  • Decompor um número significa escrevê-lo em partes menores, é como “desmanchá-lo”. Concordam com esta afirmação? Por que?

Propósito: Compreender as diferentes maneiras de decompor um valor numérico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • Oriente os alunos que deverão realizar a atividade individualmente, para verificar o progresso na aprendizagem deste tema.
  • Depois poderão socializar as respostas com o colega da dupla, registrando no caderno a estratégia utilizada por ele, caso tenha sido diferente da sua e tenha chamado a atenção.

Propósito: Compreender que existem diversas possibilidades de decompor um valor.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro “Os problemas da Família Gorgonzola”, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 10 ao 12).

Orientações: Explique que a situação apresentada é uma adaptação de um dos problemas do livro Os problemas da Família Gorgonzola, escrito por Eva Furnari. Posteriormente, seria interessante apresentar o livro para a turma, ler para eles e pedir que resolvam os problemas que são bem simples e atrativos, pode ser um por dia.

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e formas de representar a solução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, fazendo os agrupamentos, decompondo o valor total das bolachas.

Discuta com a turma:

  • O que foi mais trabalhoso na hora de decompor a quantidade de bolachas para cada dia?
  • Podemos decompor os números em diferentes agrupamentos. Como foi decompor 100 em grupos de 20?

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividade complementar

  • Documento

    Atividade raio x

  • Para o professor
  • Documento

    Resolução atividade principal

  • Documento

    Resolução atividade complementar

  • Documento

    Resolução raio x

  • Documento

    Guia de intervenção


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Composição com quadro numérico

AULA 02

Decomposição numérica

AULA 03

Representação simbólica na composição

AULA 05

Jogo da composição

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é metade?

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogando de 100 em 100 e de 10 em 10

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Ordenando as correspondências

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Subtração na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicação por 3

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Batalha da adição

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo dos fatos básicos da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição na calculadora

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos básicos da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Algoritmo convencional da adição e subtração

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é terça parte

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Os números no mundo

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Tá caro ou tá barato?

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Formando números com as tampinhas

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Ordenação de números de três ordens

2º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Juntando quantidades!

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

2º ano / Matemática / Geometria

O lugar onde vivo

2º ano / Matemática / Geometria

Na janela o que é que tem

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em ambientes

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas com palitos de fósforo

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Geometria

Diferentes espaços e direções

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas e não planas

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

2º ano / Matemática / Geometria

Planificando as figuras não planas

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em imagens

2º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as figuras planas

2º ano / Matemática / Números

O que é metade?

2º ano / Matemática / Geometria

Eu no planeta

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Relação entre as ordens numéricas

2º ano / Matemática / Números

Fichas sobrepostas

2º ano / Matemática / Números

Jogo dos amarradinhos

2º ano / Matemática / Números

Composição com quadro numérico

2º ano / Matemática / Números

Representação simbólica na composição

2º ano / Matemática / Números

Decomposição numérica

2º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição

2º ano / Matemática / Números

Jogo da composição

2º ano / Matemática / Números

Jogo Com Ábaco

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann