10638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Ampliando e/ou reduzindo figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre figuras semelhantes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_19GEO01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: GeoGebra e Malha quadriculada

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Sistematização e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Sugerimos que a imagem do slide ou o documento com a atividade seja disponibilizado, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e solicite que os estudantes tentem resolver o problema presente. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Você pode também compartilhar o documento que possui a atividade, você a encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cy78F35W9azRAMUaCnFTDcZPc7F59naNCsnQJqFrhSkgTmtWk8uGxmgVruuk/ativaula-mat5-19geo01.pdf

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de ampliação e redução. Caso considere viável, sugira que os estudantes utilizem o GeoGebra para criar imagens com reduções e ampliações.

Sistematização e Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegam em relação à ampliação e redução de figuras. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nestas etapas do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos podem utilizar uma malha quadriculada para reproduzir o desenho, desenhar a malha ou então realizar a construção no GeoGebra.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre ampliação e redução de figuras. Sugira que os alunos utilizem algum objeto retangular, como os celulares dos familiares, para reproduzir imagens (retangulares) na malha quadriculada. Eles podem ampliar e reduzir as imagens e comparar seus tamanhos.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_19GEO01

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas