Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Geogebra, Google Formulários, Google Apresentações, Loom, YouTube..
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
Pedir que os alunos desenhem um relógio de ponteiros com o auxílio de uma tampa circular, dividindo-o em quatro partes para auxiliar na compreensão da atividade. Ou ainda pode utilizar o Geogebra a partir do link a seguir: https://www.geogebra.org/m/GPdTVKMp
Inserir as questões das orientações ao professor para que a turma responda todas elas, seja por escrito ou via Google Formulários.
Atividade principal
Propor que os alunos usem tampinhas, botões ou pedacinhos de papel para identificar o número de pessoas. Pode-se fotografar a solução encontrada para envio ao professor ou desenhar, respondendo às questões na sequência (inserir as questões presentes nas orientações ao professor para serem respondidas pelos alunos).
Discussão das soluções
O professor pode receber as soluções encontradas (digital ou fisicamente) e organizar uma devolutiva com o que foi produzido pela turma. Isso pode ser feito com o Google Apresentações, em um vídeo pelo YouTube ou em material impresso. Inserir a próxima etapa (Sistematização) nessa gravação/apresentação. Obs.: para gravação do vídeo sugerimos o uso do Loom como recurso para tal produção.
Sistematização
Inserida na etapa anterior.
Encerramento
Pedir que os alunos apresentem exemplos que mostrem o que aprenderam.
Raio X
Envie uma cópia da atividade ou o link do Google Apresentações com os slides explicando o que se pede. Insira as questões presentes no “Discuta com a turma” para que os alunos possam responder individualmente.
Convite às famílias
Convidar a família a construir uma “trena de frações”, feita a partir de tiras de papel coladas e que marquem as frações estudadas neste plano.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_11NUM06
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes