9527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Transformando decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar as frações com denominador 10 na forma decimal.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 10 na forma decimal.

Conceito-chave

Formar números decimais a partir de frações decimais.



Recursos necessários

  • Tiras de folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Você também pode pedir que algum dos alunos leia a situação para os outros. Deixar que os alunos levantem hipóteses e tentem retomar o conteúdo visto nas aulas anteriores. Essa discussão oral é muito importante para a aula.

Propósito: Retomar com os alunos assuntos relacionados a frações, números decimais e sistema monetário. Levar os alunos a refletir que o Sistema Monetário utiliza denominador 100.

Discuta com a turma:

  • Você sabe como as frações são formadas?
  • E um número decimal, como formamos?
  • E qual a relação da fração decimal com o número decimal?
  • Qual a relação dos valores monetários com os números decimais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação-problema, em seguida, peça para que discutam em duplas as possíveis soluções. Após chegarem a uma conclusão, peça para que realizem a representação e, depois, discutam com sua dupla, novamente, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação das frações decimais.

Discuta com os alunos:

  • Alguém da turma já tem uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Qual é o denominador? E o numerador? Por quê?
  • Alguém tem mais de uma década de idade? (Você pode utilizar a sua idade também, professor.) Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Alguém tem menos de uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Se considerarmos uma criança com 8 anos, qual fração podemos representar, utilizando como referência a décadas?
  • Como podemos representar esses anos em forma de fração? Qual é o denominador? Qual é o numerador?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

  • Transformação de fração decimal em número decimal:

http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.

Discuta com os alunos:

  • Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
  • Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
  • Houve ideias diferentes?
  • Como fizeram para chegar a uma conclusão?
  • Em quais frações formaram-se inteiros?
  • É possível transformar essas frações em número decimal?
  • Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.

Discuta com os alunos:

  • Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
  • Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
  • Houve ideias diferentes?
  • Como fizeram para chegar a uma conclusão?
  • Em quais frações formaram-se inteiros?
  • É possível transformar essas frações em número decimal?
  • Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam mais uma vez a situação-problema. Em seguida, peça para que realizem a representação e, depois, discutam em dupla suas soluções e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação nos números decimais;

Discuta com os alunos:

  • E agora? Será que alguém consegue transformar essas frações em números decimais?
  • Alguém se lembra como fizemos com as moedas transformando para centésimos?
  • Como podemos fazer dessa vez?
  • Todos do seu grupo fizeram da mesma forma?
  • Quem quer vir ao quadro mostrar como conseguiu?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos. Professor, procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, através de material concreto.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número decimal?
  • Alguém pensou diferente?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.

Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 10 na forma decimal.

Conceito-chave

Formar números decimais a partir de frações decimais.



Recursos necessários

  • Tiras de folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Você também pode pedir que algum dos alunos leia a situação para os outros. Deixar que os alunos levantem hipóteses e tentem retomar o conteúdo visto nas aulas anteriores. Essa discussão oral é muito importante para a aula.

Propósito: Retomar com os alunos assuntos relacionados a frações, números decimais e sistema monetário. Levar os alunos a refletir que o Sistema Monetário utiliza denominador 100.

Discuta com a turma:

  • Você sabe como as frações são formadas?
  • E um número decimal, como formamos?
  • E qual a relação da fração decimal com o número decimal?
  • Qual a relação dos valores monetários com os números decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação-problema, em seguida, peça para que discutam em duplas as possíveis soluções. Após chegarem a uma conclusão, peça para que realizem a representação e, depois, discutam com sua dupla, novamente, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação das frações decimais.

Discuta com os alunos:

  • Alguém da turma já tem uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Qual é o denominador? E o numerador? Por quê?
  • Alguém tem mais de uma década de idade? (Você pode utilizar a sua idade também, professor.) Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Alguém tem menos de uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
  • Se considerarmos uma criança com 8 anos, qual fração podemos representar, utilizando como referência a décadas?
  • Como podemos representar esses anos em forma de fração? Qual é o denominador? Qual é o numerador?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

  • Transformação de fração decimal em número decimal:

http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.

Discuta com os alunos:

  • Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
  • Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
  • Houve ideias diferentes?
  • Como fizeram para chegar a uma conclusão?
  • Em quais frações formaram-se inteiros?
  • É possível transformar essas frações em número decimal?
  • Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.

Discuta com os alunos:

  • Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
  • Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
  • Houve ideias diferentes?
  • Como fizeram para chegar a uma conclusão?
  • Em quais frações formaram-se inteiros?
  • É possível transformar essas frações em número decimal?
  • Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam mais uma vez a situação-problema. Em seguida, peça para que realizem a representação e, depois, discutam em dupla suas soluções e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação nos números decimais;

Discuta com os alunos:

  • E agora? Será que alguém consegue transformar essas frações em números decimais?
  • Alguém se lembra como fizemos com as moedas transformando para centésimos?
  • Como podemos fazer dessa vez?
  • Todos do seu grupo fizeram da mesma forma?
  • Quem quer vir ao quadro mostrar como conseguiu?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos. Professor, procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, através de material concreto.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
  • Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em números decimais.

Discuta com a turma:

  • Como formamos um número decimal?
  • Alguém pensou diferente?
  • Gostaria de compartilhar com a turma?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.

Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano