10634
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Explorando Problemas de Equivalência da Igualdade

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre igualdade

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

Utilizar a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

Conceito-chave

Igualdade.

Recursos necessários

- Lápis

- Pape

- Atividades impressas (ou confeccionadas).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Relembrar o conhecimento de valor numérico de uma expressão algébrica.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as igualdades identificamos no problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
  • Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as igualdades identificamos no problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
  • Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Sistematização de Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair nos dois membros. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o reconhecimento de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

Utilizar a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

Conceito-chave

Igualdade.

Recursos necessários

- Lápis

- Pape

- Atividades impressas (ou confeccionadas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Relembrar o conhecimento de valor numérico de uma expressão algébrica.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as igualdades identificamos no problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
  • Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais as igualdades identificamos no problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
  • Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações-problemas (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
  • Como procedemos para resolver a igualdade de expressões algébricas para determinar o valor desconhecido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair nos dois membros. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção sobre igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o reconhecimento de igualdade matemática para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano