Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de valor numérico de um polinômio.
Explore o exemplo apresentado, detalhando as operações efetuadas.
Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma função.
Discuta com a turma:
- Um polinômio ou uma função possuem somente um número restrito de valores numéricos?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de valor numérico de um polinômio.
Explore o exemplo apresentado, detalhando as operações efetuadas.
Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma função.
Discuta com a turma:
- Existem valor que não são possível aplicar o valor numérico de uma função?
- É possível que o mesmo valor numérico seja encontrado para valores de x diferentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos. (slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação-problema e discuta com a turma sobre a relação entre as funções apresentadas.
Em seguida, peça que os alunos discutam possíveis soluções. Em seguida, peça que a turma apresente as soluções encontradas. Na questão (b), peça que os alunos tentem montar a função sem que eles tenham o conhecimento do conceito de função composta.
Discuta com a turma:
- Existe uma relação entre as funções apresentadas?
- A função procurada no item b pode ser interpretada como uma composição das funções apresentadas?
Propósito: Compreender de maneira prática o conceito de função composta.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos. (slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação-problema e discuta com a turma sobre a relação entre as funções apresentadas.
Em seguida, peça que os alunos discutam possíveis soluções. Em seguida, peça que a turma apresente as soluções encontradas. Na questão (b), peça que os alunos tentem montar a função sem que eles tenham o conhecimento do conceito de função composta.
Propósito: Compreender de maneira prática o conceito de função composta.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10).
Orientações: Discutir a aplicação direta da função apresentada na situação problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Discutir a aplicação direta da função apresentada pelo problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Após os alunos explorarem suas possibilidades de soluções com a turma, passe para esta série de slides. Dialogue com a turma sobre como é possível aplicar uma função em outra e qual resultado pode ser obtido.
Discutir a resolução comparando o processo com a obtenção do valor numérico da função. Explore com os alunos a ideia da distributividade no cálculo e da obtenção de uma nova função.
Propósito: Desenvolver o conceito de função composta.
Discuta com a turma:
- Podemos concluir que o valor encontrado em reais é diretamente proporcional a quantidade de hectares plantados?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10).
Orientações: Discutir a aplicação direta da função apresentada na situação problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Discutir a aplicação direta da função apresentada pelo problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Após os alunos explorarem suas possibilidades de soluções com a turma, passe para esta série de slides. Dialogue com a turma sobre como é possível aplicar uma função em outra e qual resultado pode ser obtido.
Discutir a resolução comparando o processo com a obtenção do valor numérico da função. Explore com os alunos a ideia da distributividade no cálculo e da obtenção de uma nova função.
Propósito: Desenvolver o conceito de função composta.
Discuta com a turma:
- Podemos concluir que o valor encontrado em reais é diretamente proporcional a quantidade de hectares plantados?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10).
Orientações: Discutir a aplicação direta da função apresentada na situação problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Discutir a aplicação direta da função apresentada pelo problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Após os alunos explorarem suas possibilidades de soluções com a turma, passe para esta série de slides. Dialogue com a turma sobre como é possível aplicar uma função em outra e qual resultado pode ser obtido.
Discutir a resolução comparando o processo com a obtenção do valor numérico da função. Explore com os alunos a ideia da distributividade no cálculo e da obtenção de uma nova função.
Propósito: Desenvolver o conceito de função composta.
Discuta com a turma:
- Qual é a similaridade de se aplicar uma função em outra com o de se encontrar o valor numérico de uma função?
- Quais procedimentos devem ser feitos para se aplicar uma função em outra?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10).
Orientações: Discutir a aplicação direta da função apresentada na situação problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Discutir a aplicação direta da função apresentada pelo problema. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para toda a turma.
Após os alunos explorarem suas possibilidades de soluções com a turma, passe para esta série de slides. Dialogue com a turma sobre como é possível aplicar uma função em outra e qual resultado pode ser obtido.
Discutir a resolução comparando o processo com a obtenção do valor numérico da função. Explore com os alunos a ideia da distributividade no cálculo e da obtenção de uma nova função.
Propósito: Desenvolver o conceito de função composta.
Discuta com a turma:
- Existe uma mudança na variável dependente e independente?
- Como a nova função encontradas se relacionam as outras duas apresentadas anteriormente?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a definição de função composta. Professor, faça o comparativo da conclusão apresentada neste slide com a solução da atividade principal, ajudando que o aluno entenda o que é f(x) e g(x) nesta atividade.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais as vantagens de se utilizar a função composta?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Avaliar se os alunos sabem aplicar o conceito de função composta em uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais as vantagens de se utilizar a função composta?
- Podemos dizer que existe uma relação direta entre a quantidade de horas trabalhadas com o faturamento da fábrica?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar