10631
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Explorando o conceito de função composta

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Função Composta.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_08ALG07)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora, cronômetro.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre que função é uma relação entre grandezas com definições bem específicas e peça que seus alunos e alunas respondam como seria a definição de função.

Atividade principal
- Ofereça a seguinte situação e dê um tempo combinado com seus alunos e alunas para a realização da tarefa:
“A quantidades de cenouras (C) produzidas, em quilogramas, em uma fazenda é dada em função da área (a), em hectares, plantados da seguinte maneira:
C(a) = 5.500a – 1.000
Mas, o valor das vendas (V), em reais, é dada em função das cenouras produzidas das seguinte maneira:
V(C) = 0,8.C - 150
- E pergunte como é possível expressar o valor das vendas em função da área plantada.

Painel de soluções
- Espera-se que apareçam fórmulas que, no fim das contas, seja equivalente a:
V(C) = 0,8.(5.500a – 1.000) – 150
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, peça que desenvolvam seus resultados para peceberem a equivalência com a solução:
V(C) = 4400a – 800 – 150
V(C) = 4400a – 650
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, quando usamos uma função inserida numa outra função, chamamos de função composta e representamos por f(g(x)) ou f o g.

Raio X
- Determine que, a partir do fato de que numa fábrica de meias há uma produção de 23 pares de meias por hora de trabalho e cada par é vendido na loja da fábrica por R$ 4,30, descrevam as funções que relacionam:
a) A quantidade de meia produzidas com o tempo de produção;
b) O valor recebido dependente da venda das meias;
c) O valor recebido dependente do tempo de produção.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas pesquisas sobre as relações de dependência cotidianas.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_08ALG07

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas